terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O gene da velocidade e Nearctic

 


 

 

O mundo do turfe possui uma pergunta recorrente: "O que torna um cavalo mais rápido do que outro?" As investigações do genoma equino descobriram alguns genes que estão particularmente relacionados à  velocidade. O considerado de relevante importância é o gene GDF-8, responsável pela codificação da miostatina.

A miostatina é uma proteína que influencia o crescimento e a diferenciação das células musculares. Os cavalos têm diferentes tipos de fibras musculares, algumas das quais se contraem rapidamente e produzem fortes explosões de energia, e outras se contraem um pouco mais lentamente, mas não se fatigam tão rapidamente. Dependendo da presença e ação dos alelos do gene da miostatina, um determinado cavalo pode ter mais fibras musculares de contração rápida ou mais lentas, embora todos os cavalos possuam fibras de ambos os tipos.

No primeiro caso, o cavalo apresentará massas musculares maiores , será mais alto e de maturação mais rápida, sendo mais adequado para exercícios de velocidade e a expectativa é que se destacará em distâncias menores, 1000 – 1400 metros. Esses cavalos têm o alelo 'CC'. Para distâncias a partir dos 2000 metros encontram-se os cavalos com o alelo 'TT', que atingirão a maturidade mais tarde, serão menores, apresentarão menos definição muscular e serão competitivos em distâncias mais longas, que requerem mais vigor. Os cavalos também podem herdar o alelo 'C' de um dos pais e o alelo 'T' de outro. Esses cavalos 'CT'  poderão apresentar características de ambos os tipos e podem vencer em distâncias curtas, intermediárias e longas (1400 até 2400 metros), ou em nenhuma delas... Tudo a depender dos limites de estamina ancestral que serão combinados no cruzamento, os conhecidos "wing patterns" que se enquadram na combinação 'CT' são reconhecidos como cruzamentos de pouco sucesso.

Nutrição, treinamento, influência do jóquei, competência do ferrador, prevenção ou gerenciamento de  lesões, estado de saúde, características da superfície da pista, clima, experiência de corrida e qualidade dos outros participantes são todos fatores importantes em como um cavalo irá executar sua ação em uma prova.

Os cavalos PSI são atletas com alta capacidade aeróbica em relação à sua massa muscular esquelética, o que pode ser atribuído a séculos de seleção genética para velocidade e resistência. Fatores não genéticos, como variação no cronograma de treinamento, também podem influenciar como as aptidões e preferências de distâncias se desenvolvem, mas um trabalho da professora Emmeline Hill da UCD demonstrou que diferentes versões (polimorfismos) do gene GDF-8, que controlam negativamente a promoção do catabolismo, inibem pronunciadamente a massa muscular esquelética, e quase que singularmente são responsáveis ​​pela aptidão para distâncias de corrida baseada em genes nos cavalos PSI.

Essa descoberta deu ao gene da miostatina o apelido de "gene da velocidade". Cavalos que apresentam cópias 'CC' tendem a se transformarem em velocistas; aqueles com cópias 'CT' tendendo a uma maior variabilidade atlética e aqueles com cópias 'TT' tendem a ser mais bem adaptados para distâncias a partir dos 2000 - 2200 metros.

A genética pode ajudar a prever se um cavalo provavelmente será um velocista, milheiro, de meio-fundo ou um stayer, mas não há garantias quanto a qualidade ou sucesso de um cavalo como produtor de alta performance.

O cruzamento seletivo para velocidade no cavalo de corrida resultou em uma frequência excepcionalmente alta da variante 'C' no gene da miostatina em indivíduos PSI mais adequados para corridas de velocidade. Embora o alelo 'C' fosse raro entre os célebres cavalos de corrida dos séculos 18 e 19, ele proliferou recentemente na população através de Nearctic, o pai do garanhão mais influente dos tempos modernos, Northern Dancer.

 

Nearctic.

 

Os fenótipos atléticos são marcadamente influenciados pelo treinamento e alimentação; entretanto, a muito tempo é aceito que existem fatores genéticos subjacentes que influenciam as capacidades para desempenho funcional de um cavalo. Na verdade, a seleção e a criação da raça PSI são baseadas na crença de que o desempenho nas corridas é herdado. O potencial atlético de um cavalo de corrida dependerá, portanto, de um ambiente favorável, bem como de herdar a combinação ideal de variantes de DNA que afetam a sua capacidade em responder ao exercício.

Houve uma avaliação retrospectiva do desempenho em corrida, do crescimento físico e do desempenho da progênie de um determinado universo de garanhões. Esse estudo demonstrou que os cavalos 'CC' e 'CT' são mais propensos a serem fisicamente precoces e desfrutam de maior sucesso na corrida como atletas de 2 anos do que cavalos 'TT' . Esses achados foram posteriormente validados em três estudos independentes de associação do genoma em populações de puro-sangue originárias da Irlanda, Grã-Bretanha, EUA e Japão. A influência genômica no locus MSTN (miostatina) em cavalos PSI para distância ideal de corrida é suportada por uma alta herdabilidade.

Os registros de linhagem PSI são considerados os registros mais abrangentes detalhando relações ancestrais entre as raças de animais domésticos e foram formalmente catalogados desde 1791. Portanto, foi utilizada uma abordagem baseada em pedigrees e reconstruída relações de linhagens para 56 indivíduos elite desempenho 'CC' e 41 indivíduos elite desempenho 'TT,' numa tentativa de identificar os pontos de coalescência para os alelos  'C' e 'T'.

 

Nearco.

 

Um único ancestral comum foi identificado para ambas as coortes 'CC' e 'TT', Nearco, que é considerado um dos três melhores cavalos de corrida e garanhão do século 20. Três dos filhos de Nearco foram garanhões ilustres (Nasrullah, Nearctic e Royal Charger) e Nasrullah foi descrito como uma potente fonte de velocidade de primeira classe. 

A linhagem feminina ancestral de Nasrullah e Royal Charger também foi proeminente nos achados sobre as origens do brilhantismo no puro-sangue, já que são descendentes diretos de Mumtaz Mahal (segunda e terceira mãe, respectivamente), que foi considerada o PSI de 2 anos mais rápido em todos os tempos .  

Nearctic, por sua vez, foi brilhante, precoce e sólido, seu pedigree foi construido para ser um tipo clássico (4x4 em Chaucer e 5x5x5 em St. Simon e Canterbury Pilgrim), mas sua velocidade nata e espírito voluntarioso o levaram a ser um "miler crack". É o pai de Northern Dancer, um dos mais importantes garanhões da era moderna e de Icecapade, o outro principal propagador masculino de sua linhagem. Sendo que este foi muito prejudicado em sua carreira como atleta e garanhão, por seu violento temperamento, o qual transmitiu a grande parcela de sua descendência. Foi determinado então, que existe uma proporção significativamente maior de cavalos 'CC' rastreados para Nearctic do que cavalos 'TT' (87,5 e 68,3%, respectivamente), mas não houve diferença significativa na ocorrência dos outros 2 garanhões filhos de Nearco para cavalos 'CC' e 'TT'. Northern Dancer é considerado a pedra fundamental tanto na transmissão de brilhantismo como velocidade prolongada no tempo.

 

 Northern Dancer.



Icecapade.

 

Obs. O Brasil é hoje o grande baluarte da linhagem de Icecapade através dos filhos de Christine's Outlaw = High Chris, Joe Owen, Kris Five e Universal Law mais Wild Event = Tônemaí e Poker Face. Esperamos que os criadores brasileiros sigam o exemplo de Júlio Bozano, que privilegiou Daniel Boone (Wild Event) como pastor-chefe da seção argentina do Haras Santa Maria de Araras e não se esqueçam dos Icecapades disponíveis na criação nacional.

 


“Neste momento quando todos que dirigem o turfe buscam meios para manter o prestígio do PSI tenho um conselho a dar: Sejam mais cuidadosos quando jogarem água para fora da banheira. Não permitam que a criança se perca, e essa criança se chama VELOCIDADE.”  Aga Khan III

 

 


Mumtaz Mahal.