segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Vuillier, Karl Marx e o Derby Paulista





      
Karl Marx em belíssima imagem de Porfírio Menezes.



Antes de provar que é um corredor de alguma classe, o que é plausível para um vencedor do Derby Paulista, o pedigree de Karl Marx não poderia ser descrito como elegante. Muito provavelmente, se Karl Marx fosse apresentado em leilão não seria objeto de nenhum lance, quando muito R$ 100,00 de parcela e isso por não ter um pedigree "modinha". 

Mas, conforme mostrado pelos dados abaixo, seu pedigree está realmente dentro das normas dos pedigrees contemporâneos de primeira categoria, principalmente para a distância clássica.


Sadler's Wells (392) - 287

Northern Dancer(469) - 467

*Roi Normand(216) - 119

*Fast Gold(118) - 81

Mr. Prospector(152) - 212

*Waldmeister(224) - 224

*Clackson(227) - 227

Nearco(307) - 306

Native Dancer(199) - 203

Almahmoud(134) - 129

Hail To Reason(111) - 111

Raise A Native(87) - 151

Buckpasser(78) - 75

 

Os dados apresentados acima são baseados em nossas pesquisas sobre uma implementação do sistema de dosagem Vuillier. Os números de dosagem entre parênteses representam a contribuição genética média dos arquétipos listados nos pedigrees dos vencedores das corridas mundiais mais importantes desde 1984 e das brasileiras desde 1971. Os números na coluna são as dosagens dos mesmos arquétipos no pedigree de Karl Marx.

Naturalmente, as maiores variações de dosagem estão nos arquétipos mais jovens listados, como Sadler's Wells, Roi Normand e Fast Gold. É assim que os pedigrees funcionam. A influência genética dos garanhões e éguas mais importantes se estabilizam gradualmente com o passar do tempo e seus nomes retrocedem ainda mais fundo nos pedigrees.

O sistema Vuillier oferece uma visão holística dos pedigrees e consequentemente uma melhor avaliação da direção que se deve tomar com os acasalamentos.

Em uma análise inicial, até a quinta geração de seu pedigree é fácil ver que Karl Marx tem muito Mr Prospector e Raise A Native, mas é simplesmente impossível ver os desequilíbrios em ancestrais mais distantes, mas essa avaliação é de vital importância e Karl Marx é fruto de um acasalamento equilibrado.

O sistema Vuillier mostra de forma óbvia esses desequílibrios, ele é baseado na suposição de que um acasalamento que produz um pedigree mais semelhante em equílibrio ao pedigree dos vencedores das melhores corridas tem mais probabilidade de produzir outro vencedor dessas mesmas corridas do que um que não produziu. 

A beleza do sistema Vuillier é que ele fornece o máximo em flexibilidade na aplicação desses insights.

Outro aspecto a ser considerado para Karl Marx é que ele apresenta um pedigree razoavelmente aberto, possuindo apenas um inbreeding de 4x4 sobre Mr Prospector e um 5x5x5 sobre Raise A Native, o que atende ao entendimento moderno de que é fundamental para esse momento de tanta fragilidade física da raça se abrir os pedigrees em busca do conceito de vigor híbrido.

Fica o convite aos nossos leitores para estudarem os pedigrees dos vencedores do fim de semana da Breeder's Cup. Desses 14 vencedores apenas Goodnight Olive possui o que se pode considerar uma forte consanguinidade, o outro exempo de um inbreeding mais acentuado é o de Elite Power, e mesmo assim com apenas um 3x4 sobre Mr Prospector. Inclusive o atual fenômeno norte-americano Flightline possui tão somente um 4x5x5 sobre Mr Prospector.

Não somos contra inbreedings apertados, eles são perfeitamente factíveis e  inúmeros craques gerados em consanguinidade assim o demonstram, mas, para se trabalhar com consanguinidade é fundamental saber diferenciar o que é alho do que é bugalho.

Karl Marx é filho de Hinton Wells e acreditamos que não cabe maior desprezo à ele por seu pai, conforme a ótica brasileira. Pois, importante parcela dos nossos criadores tradicionalmente importam cavalos com pedigrees nobres e campanhas pouco recomendáveis, ficando no aguardo de acontecer algum milagre.

Evidentemente existem haras que procuram trazer qualidade e devem ser aplaudidos por isso.

Seu avô materno Tchintchulino, 17-4-5-4, além de possuir um pedigree de boa categoria foi um corredor interessante, seus principais resultados:

1º GP Ministro da Agricultura, Gr.3, 2400m, GB;
2º GP Antonio da Silva Prado, Gr.2, 2400m, GB;
2º GP Francisco Eduardo de Paula Machado, Gr.1, 2000m, GM;
3º GP São Paulo, Gr.1, 2400m, GRP;
3º GP ABCPCC - Mathias Machline, Gr.1, 2000m, GM.
3º Cl Natal, LR, 1800m, GM.

Ao vermos o pedigree de Karl Marx e ao compararmos com os dos demais inscritos no Derby Paulista iremos notar que Quantify, um outro cavalo com alcance stamínico foi o segundo colocado. Ele é filho do nacional Ganesh e neto de Nedawi, sendo portanto outro outsider por não possuir pedigree "modinha". 

Por Quantify o staff do Stud Red Rafa também deve ser parabenizado por prestigiar seus crioulos na reprodução e através de combinações dentro da mais fina técnica ter retomado o caminho do sucesso.

Na criação do cavalo de corrida não existe mágica, e sim o dever de casa bem feito.