NATHANIEL, é um comprovado pai clássico e enfrenta o inacreditável desprezo da criação das ilhas. Um fenômeno cuja origem é o modismo que vez por outra atinge certos garanhões, os entregando ao limbo do esquecimento e isso sem maiores justificativas técnicas. Infelizmente a propriedade do animal pode também suscitar rejeições que não se justificam dentro de uma visão técnica pragmática.
Como corredor Nathaniel foi extremamente duro e sólido, apenas teve o azar de nascer na mesma geração de FRANKEL. Em 2011 ele foi Champion 3yo (9.5-11f) na Europa e Top rated 3yo na Inglaterra. Seu Timeform rating foi de 131.
Aos 2 anos, em sua estréia, foi 2º no EBF Maiden, 1600m, Newmarket, para Frankel por 1/2 corpo e deixou a 5 corpos em segundo lugar o Gr. 1 Colour Vision.
Aos 3 anos saiu do perdedor nos 2400 metros de um Class 5, impondo 9 corpos ao segundo colocado. Conseguiu seu batismo de fogo ao vencer por cinco corpos o King Edward VII Stakes, Gr.2, 2400m, sem jamais ser exigido. Continuando sua campanha de 3 anos venceu na sequência os 2400 metros do King George VI and Queen Elizabeth Stakes, Gr.1, derrotando um campo extremamente seletivo com corredores como os grupo 1 Workforce (Prix de L'Arc de Triomphe), St Nicholas Abbey (Breeders Cup Turf), Debussy (Arlington Million Stakes) e Rewilding (Dubai Sheema Classic). Foi segundo por cabeça para Treasure Beach (Irish Derby) no Gr.3 Chester Vase.
Aos 4 anos, reapareceu após ausência no Derby de Epson vencendo por 1/2 corpo o Coral-Eclipse Stakes em 2000 metros derrotando corredores de gabarito superior como os vencedores de grupo 1 Cityscape (Dubai Duty Free), Farhh (Champion Stakes), Twice Over (Champion Stakes), Monterosso (Dubai World Cup) e Crackerjack King (Premio Presidente della Repubblica). Defendendo o título do King George, perdeu apenas na última passada por focinho para a vencedora do Arc Danedream, após uma luta extraordinária e inesquecível com a gigante corredora alemã - Cartier Awards 2011 3yo Filly e German Horse of the Year 2011 & 2012. Obteve mais um segundo lugar nos 2000 metros do Irish Campion Stakes, Gr.1 para o 7 vezes Gr.1 Snow Fairy por 1 1/4 corpos. Nathaniel encerrou sua carreira em uma incrível corrida de despedida, o 2012 Champion Stakes (Gr.1) em Ascot, com um 3º lugar atrás do superstar invicto Frankel.
Na atualidade, a Inglaterra e a Irlanda são radicais em termos de criação. Ou é estudado um pedigree que produza, se possível, um sprint aos 2 anos, ou se planeja o cruzamento para obstáculo. Quase não há ponte entre esses 2 mundos tão diferentes, o que cria um universo paralelo onde cavalos como Nathaniel são abandonados para produção de galope. Os produtos das grandes fortunas correm no verão, entre maio e final de setembro. Enquanto os cavalos criados pelas não fortunas, devem suportar os rigores do inverno inglês nas provas de salto ou aguardar o surgimento de um outsider, para então, os criadores mais modestos se contorcerem de riso dos grandes potentados que dominam a criação das ilhas.
E eis que... Nathaniel lançou uma nova estrela, o invicto Desert Crown, que em 3 partidas obteve 3 vitórias, os 2400 metros do Derby de Epson e o Gr.2 Dante Stakes nos 2100 metros de Yorkshire.
Do outro lado do Canal, os poucos resistentes aos extremistas da "velocidade precoce de moda", esses que por consequência são contrários a diversidade e a versatilidade, demonstram que nem sempre o mercado tem razão. Com efeito, a ultraespecialização leva inevitávelmente a beneficiar apenas um pequeno grupo de garanhões - quase sempre pertencentes a um mesmo grupo investidor - que acabam por serem os mais utilizados e com seus serviços mais valorizados, atingindo valores além da razoabilidade.
Consequentemente garanhões como Nathaniel passam a não ser considerados comerciais pela mídia especializada e servilmente pelos agentes, que atendem aos interesses econômicos de grupos predadores da diversificação genética e que tentam ser hegemônicos no turfe europeu com seus escolhidos garanhões. Então, de forma geral, cavalos com perfil "clássico" são segregrados e passam a cobrir de forma majoritária éguas saltadoras.
Nathaniel é um caso fascinante para profunda análise e reflexão, antes de escolhermos os garanhões para os serviços que iremos planejar.