Chronnos, outro grande garanhão potencialmente arenático à serviço da criação brasileira.
Primeiramente tem que ser considerada a estrutura física da pista, pois a mesma afeta o equilíbrio e a tração do indivíduo. Pistas de dirt e areia são um grande obstáculo no comparativo a grama, pois oferecem mais tração do que a grama e essas pistas favorecem cavalos com velocidade explosiva.
Essas superfícies por serem mais firmes e abrasivas exigem do cavalo um maior desafio para sua adaptação a elas. Pistas mais duras como o dirt afetam a tração e estabilidade, exigindo mais resistência e tiros de velocidade.
Nas corridas de dirt ou areia, a genética enfatiza uma forte garupa que possibilite tração para arranques explosivos em contraste com a genética gramática, que tende a conservação de energia. Cavalos de dirt ou areia necessitam uma constituição muscular que possibilitem uma velocidade inicial forte e força para manter o ritmo nessas superfícies.
Já as genéticas gramáticas produzem indivíduos leves, com passadas suaves e longas, enquanto as genéticas de dirt ou areia produzem indivíduos com passadas curtas e poderosas. Mal comparando é como o torque em veículos automotivos, motor girador (gramáticos) e motor de força (arenáticos e 'dirteiros') para lidar com a superfície.
Cavalos com genética gramática tendem a serem longilíneos e com maior comprimento de patas, eles, com suas passadas largas, aumentam a dificuldade em manter o ritmo no dirt ou areia, sem se exaurirem rapidamente. A superfície de grama é mais macia e almofadada, o que exige cascos maiores e uma paleta mais forte para aceleração poderosa de posteriores.
As genéticas de dirt e areia entregam cavalos que levantam mais as patas em corrida, característica que oferece maior equilíbrio e coordenação, habilidades indispensáveis nessas superfícies. Outra característica dessas genéticas é possuir cascos menores e mais fortes, que possibilitam passadas mais profundas e curtas, já que passadas largas são menos eficientes na utilização de energia.
Outro fator a ser considerado é o kickback, uma dificuldade comum nas pistas de dirt e areia que pode afetar o desempenho dos cavalos. Essas superfícies produzem significativa quantidade de detritos lançados pelos líderes. Esses retrocessos podem ser desconfortáveis para muitos dos cavalos que seguem atrás, atrapalhando assim o ritmo e disposição dos mesmos para acompanhar o grupo, testando assim, suas capacidades de permanecerem competitivos.