segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Danehill e o Inbreeding Fórmula 1


Danehill.


O conceito de compatibilidade é primordial em termos de cruzamentos, perseverar a adição de sangue compatível em um cruzamento PSI aumenta as chances de sucesso, seja por meio de repetições de endogamia ou por cruzamentos baseados em afinidades genéticas comprovadas. Em qualquer caso, o aspecto fundamental é não errar sobre o valor genético dos garanhões utilizados, evitando assim, a utilização dos conhecidos "eletricistas”.

A endogamia é um método comum na criação de animais domésticos, e desde as origens do puro-sangue ela é intensamente utilizada. Há muitas maneiras de ser praticada, mas, a teoricamente considerada como mais eficaz, é a chamada “Fórmula 1”, para usarmos o termo utilizado na criação norte-americana. Essa estrutura genética é dita por alguns estudiosos (e.g. Breeding by Design, Floyd Oliver), como particularmente vantajosa na produção de matrizes de qualidade. E sua pesquisa sugere que muitos cavalos de alta classe têm sido beneficiários da consangüinidade de linha feminina, seja diretamente em seu próprio pedigree ou através da linhagem de sua mãe.

Esse tipo de inbreeding consiste em duplicar uma das mães diretas da égua reprodutora, e é muito raro e difícil de ser realizado. O ponto máximo de um cruzamento Fórmula 1 é quando o pai e a mãe do indivíduo descenderem por linha materna de uma mesma matriarca superior ou uma “reine de course”.

Poucas éguas possuem através de sua família materna a presença de um garanhão em atividade, ou seja, um ancestral comum via maternal presente no pedigree de um garanhão ativo. Essa combinação genética baseia-se, na presença de indivíduos que compartilham DNA mitocondrial comum, com o efeito de otimizar a compatibilidade genética entre a reprodutora e o garanhão escolhido.

Por tal razão,  esse método, que acentua a eficácia de um cruzamento, é difícil de ser implementado, exceto quando se possui uma égua que pertença a uma “família de garanhões”. A hipótese para se compreender a possibilidade da alta taxa de sucesso dos raros produtos Fórmula 1 é simples: o DNA mitocondrial é conhecido por ter uma predominante influência no desempenho energético do indivíduo, seria um tipo de “usina de força” do organismo e quanto mais ele for comum a todos os ascendentes diretos de um cavalo, mais segura será a aposta de que ele concorrerá de forma positiva em sua performance.

O exemplo, hoje em dia, mais famoso de um cruzamento considerado, por muitos, como também em modo Fórmula 1, é o de Danehill, consangüíneo 3 x 3 na égua de elite Natalma. 



No Brasil o grande campeão milheiro Indaial, vencedor de inúmeros grandes prêmios na década de 70 era um Fórmula 1 em sua forma que julgamos correta para o termo, um 3 x 3 em Zula por vias maternas (duplicação mitocondrial direta). Na reprodução, em que pese sua ínfima produção, obteve excelentes índices percentuais. Sobre seus poucos produtos corridos em hipódromos oficiais, ele possui um percentual de 3,29% de vencedores e 16,56 % colocados em provas Black-Type. Imensa maior parte de sua produção foi direcionada para provas de cancha-reta, onde se destacou como um pai de muito boa qualidade, o que prejudicou seu aproveitamento em números stud book.



Indaial.



O exemplo mais atual de um cruzamento Fórmula 1 no Brasil em sua forma clássica, é o do excelente parelheiro Voando Sorrindo. Vencedor do GP Major Suckow - 2018, um 5 x 5 mitocondrial sobre a grande mãe RISOTA.

Voando Sorrindo.






Como pode ser observado no diagrama aptitudinal de Voando Sorrindo, ele confirma seu estudo genético, que evidencia sua predisposição para ser um velocista. Mas, aquele tipo de "sprinter" sem velocidade inicial de arranque. Em nossa opinião acreditamos que Voando Sorrindo chegue com pleno sucesso aos 1200 e 1400 metros, distâncias nas quais provavelmente se sentiria mais a vontade, já que não o consideramos um "sprinter-flyer". Lamentavelmente, o nosso calendário clássico contempla raríssimas provas de grupo para essas distâncias, ao contrário de centros mais evoluídos. 

A título de curiosidade o excepcional garanhão Danehill, acima citado, venceu o Haydock Sprint Cup, 1200 m, ING-G1; Cork and Orrery Stakes, 1200 m, ING-G3 em recorde 1:12,95 e o importante listed inglês Ladbrokes European Free Handicap em 1400 m. 


Esse tipo de inbreeding Fórmula 1 (duplicação mitocondrial) quando não é acompanhado de resultados convincentes em corridas, geralmente produz bons reprodutores.