quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Haras Barra Nova / Stud Prosper


O Haras Barra Nova foi criado em 1975, no então distrito de Sumidouro - Nova Friburgo, Rio de Janeiro, por Sergio Cartier. Fez a compra recorde do mercado brasileiro ao adquirir para ser seu semental fundador o craque milheiro Tonka, de criação do Haras Sideral e propriedade do Stud Seguro (Leonídio Ribeiro). Com o precoce desaparecimento de Tonka, o haras importou o campeão Braseante, vencedor do GP Jose Pedro Ramirez - G1 de 1979, quando derrotou Topo, The Last, El Andaluz, Habanico, etc. 



Tonka ao voltar de sua vitória no GP Presidente da República, Gávea. Paulo Cardoso up.






Tonka vencendo GP Presidente da República - 1977, Gávea.


Devido ao elevado padrão de seu plantel, filhas de Zenabre, Waldmeister, Xaveco, Viziane, Millenium, Xadrez, Pass The Word, Caldarello, Your Time II sobre linhas maternas consistentes e o rigor técnico oferecido em todas as etapas de criação, somados aos cuidados agrostológicos com as pastagens, imediatamente se destacou como dos mais importantes haras do estado, naqueles anos cerca de 30 instalados. 

Com um número máximo de 7 éguas em serviço de monta anual, de seus campos saíram: Cambrinus = 1º GP Presidente da República - Gávea - G1, 1º GP Salgado Filho - G2, 1º GP Mario de Azevedo Ribeiro - G3, 2º GP José Carlos de Figueiredo - G3, 2º GP CCCCN - G3, 3º GP Governador do Estado - G3; Carrara Marble = 2º GP Cruzeiro do Sul - G1, 4º GP Brasil - G1, (exportado); Vonarrab = 2º GP Proclamação da República - G2, 3º GP Jockey Club do Rio Grande do Sul - G3, 4º GP Cordeiro da Graça - G3; Implicante = 4º GP Francisco Villela de Paula Machado - G2; Vodinic, Semeante, Ivory Tower, Ivory King, Dedini, etc.




Hoje, abrindo a possibilidade de pensionato, o Barra Nova oferece aos proprietários do Rio de Janeiro, a oportunidade de enviarem seus animais para repouso em um ambiente fora do stress dos hipódromos ou centros de treinamento. E mesmo, aqueles que queiram se tornar criadores avulsos ou mesmo recriarem seus potros nascidos em outros estados, poderão usufruir das inatalações do haras. E agregando o mais importante, estar a pouco mais de 1 hora de carro da cidade do Rio de Janeiro, o que facilita a fiscalização do que de fato está acontecendo com o seu investimento. 

A área destinada ao haras encontra-se dentro de uma propriedade de 150 hectares com 40% destinados a preservação da Mata Atlântica nativa e dispõe de 12 piquetes com média de 1 hectare cada - 90% planos e 10% em suave relevo - para oferecer aos produtos a oportunidade de adequado exercício físico, 32 baias, maternidade, farmácia, depósito de ração, etc. A água da propriedade é pura de nascente, variando seu índice de calcário entre 180 e 250 p.p.m de acordo com a época do ano.

Esperamos que essa nova opção, possa ajudar a alavancar a criação do PSI no Rio de Janeiro.

Maiores informações contatar: sitiodopinheiro@gmail.com

Stud Prosper






                                           Grupos de cocheiras

















                                            Piquetes