segunda-feira, 4 de março de 2019

Pedigree "Dirt" ou Pedigree "Gramático"?




Kitten's Joy.


As corridas norte-americanas possuem aspectos peculiares, é possível observar uma certa padronização dos hipódromos em seus desenhos de percurso, pistas planas sem aclives ou declives, curvas com raios apertados e retas curtas, o que torna essas pistas conhecidas na concepção francesa como “Tourniquets”, somadas a autorização de determinadas substâncias consideradas em outros turfes como doping e um calendário clássico disputado em duas superfícies diferentes, dirt e grama. As polytracks, que em algum momento usufruíram dos ventos do modismo, estão sendo desmanteladas por terem se mostrado inapropriadas para a atividade.



Scat Daddy.

Temos também, que a criação norte-americana se especializou, por razões diversas, em uma produção principalmente focada para as pistas de dirt.  Uma situação que se acentua ano após ano, e torna evidente que a proporção de cavalos gramáticos, além de se reduzir drasticamente tem abaixado de forma significativa a sua qualidade.




War Front.

Os pesquisadores genômicos nos EUA destacaram no PSI diferentes seqüências genéticas de acordo com as habilidades para dirt ou grama. Conseqüentemente se os pedigrees diferem, a genética em seu resultado também acompanha essa condição de adaptabilidade. A confirmação na prática é que temos observado há muito tempo que existem linhagens norte-americanas tanto masculinas quanto femininas exclusivamente orientadas para o dirt, já que as provas com maiores dotações do calendário norte-americano são nesse tipo de pista, o que coloca os resultados dos seus gramáticos em uma condição na qual devemos analisar as suas campanhas como um todo, para obtermos a real noção de seu valor para contribuírem como reprodutores. O que é fato grave e importante a ser considerado é que potros em seus inícios com baixo desempenho no dirt são testados na grama, como resultado, o programa de seleção de grama nos EUA já não cumpre o seu papel de uma forma que não caiba maiores estudos e reflexões sobre os seus resultados.



More Than Ready.


Evidentemente existem garanhões como Kitten’s Joy, Scat Daddy, War Front e More Than Ready que são confirmadamente bons produtores de corredores para a grama, dentro da esfera norte-americana, mas, mesmo dentre os filhos desses sementais, compreendemos como fundamental um rigor na seleção dos indivíduos escolhidos para serem reprodutores entre os gramáticos norte-americanos. Consideramos que a grama de Gulfstream Park seja a pista que mais se assemelha ao modelo europeu, portanto, que mais se aproxima ao turfe brasileiro, consequentemente, entendemos ser lá o principal polo de seleção gramática nos EUA. Poderiam nos lembrar que aconteceram Earldom, Tumble Lark, Rio Bravo, Executioner, Spend A Buck, Wild Event, Put It Back… mas, também, não podemos deixar de reconhecer que esses mesmos garanhões usufruíram de excelentes linhagens 100% gramáticas importadas da Europa no pós-guerra. 

O grande diferencial de toda e qualquer linha de sucesso nos EUA é a sua estreita relação com VELOCIDADE! A criação irlandesa recém importou através do Yeomanstown Stud ao norte-americano El Kabeir, VELOCIDADE + VELOCIDADE + VELOCIDADE. Olho com Kentuckian e Wired Bryan...




El Kabeir.