quarta-feira, 20 de março de 2019

Glória de Campeão




Glória de Campeão, fam. 3-d, castanho, 2003, Paraná, de criação do Haras Santarém e pertencente a um sindicato, é um filho de Impression e Audacity por Clackson. Foi apresentado entre Brasil, EUA, Dubai e Singapura 25 vezes, para obter 9-6-3. A sua vitória na Dubai World Cup (UAE-G1) é o seu grande feito. 

Seu pai Impression, correu dos 3 aos 5 anos, 12-5-0-2. Foi um velocista de boa categoria na Argentina, sendo ganhador em 1000, 1200 e 1400 metros, tanto na areia quanto na grama. Venceu o GP Maipu, Arg-G1, A, 1000 m e o GP Coronel Pringles, Arg-G2, A, 1000 m, terceiro no GP Carrera de las Estrellas Sprint, Arg-G2, A, 1000 m e no Premio Asociación Argentina de Fomento Equino, Arg-L, G, 1000 m. Como reprodutor além de Glória de Campeão, produziu Jeton de Luxo, GP ABCPCC, G1 e GP ABCPCC- Velocidade, G2, "Melhor Velocista" - Troféu Mossoró 2009/2010; Beduíno do Brasil, GP Bento Gonçalves, G1, 2400m; GP Protetora do Turfe, G3 e GP Linneo de Paula Machado, G3, "Melhor Arenático" - Troféu Mossoro 2012/2013; Confederada, GP Luiz F.C. Lima, G3 e mais os ganhadores de listeds e/ou com colocações clássicas Orechino, Dash for Money, Nob, Hariolous, Good Impression, Hampesco, Dúvida Dúvida, Disney King, En Marche, etc. É avô materno de Esquentada (Pioneering), GP Selección, Uru-G1.



Impression.


Sua mãe Audacity foi apresentada uma única vez e entrou descolocada. É  filha do notável Clackson, ao qual não cabe maiores explicações, em nossa opinião ele é o mais importante garanhão da história do turfe brasileiro moderno. Além de Glória de Campeão produziu Alucard (Patio de Naranjos), GP Paraná - G1, GP Professor Nova Monteiro - G3 e 4. GP Piratininga - G3. Audacity pertence a uma das mais consistentes linhas maternas que floreceram na América do Sul, a fundada por Unna, mãe dos importantes Utópico, Uruguayo e Uruguayana. De sua linha ventral, temos os vencedores e colocados em grupo Montes Alpha, Suffolk County, Mar de Kara, Ulisses, Ultrasonido, El Bionico,  Bon Pasteur, Ultraje, Lady Cat, Usual, Mr Equal, Tender Trap e muitos outros bons ganhadores.




Clackson.


Por ser filho de Impression, a uma primeira vista o pedigree de Glória de Campeão não parece oferecer maiores atrativos, mesmo sendo ele neto materno do excepcional Clackson e possuir importante inbreeding em Good Manners - 4x4, um "Gigante Genético Argentino". Mas, é possível, em sua estrutura genética observar fundamentos de SUPERESTRUTURAÇÃO FAMILIAR, teoria idealizada pelo expert Marcelo Augusto da Silva. Acreditamos que essa superestruturação de uma familia tenha tido especial influência no desempenho de Glória de Campeão nas pistas.



Glória de Campeão.


Eis a explicação da teoria para o pedigree de Glória de Campeão:

1 - Impression possui uma super estruturação na família 3, via sub-família 3-o por seu pai Rubiano e sub-família 3-b através de sua mãe Improbable Lady. Além de Impression possuir inbreeding 4x5 em Nashua, sendo esse pertencente a sub-família 3-m e também possuir Bold Bidder, um de seus segundos avôs, pertencente a sub-família 3-n.

2 - Sua avó materna Orient Girl (sub-família 3-d), é uma filha de Farnésio (sub-família 3-b) e têm como avô a Martinet, um filho de  El Centauro pertence a sub-família 3-o e Marimay que por sua vez pertence a sub-família 3-d. Audacity possui como segundo avô paterno a Sayajirao, sub-família 3-n.

Um aspecto a ser considerado no papel de Glória de Campeão é o seu inbreeding 4x5 em La Farnesina (3-b). Apesar dela ter gerado o bom reprodutor Farnésio, que foi um corredor de muito boa qualidade - GP Jockey Club, Arg-G1 e ter iniciado uma ramificação que consideramos interessante, onde pode-se destacar Giuliet Seattle, Giulie-Halo, Julius Top e alguns outros. Entendemos como seu real valor, o fato dela ter como sua terceira mãe a DOGARESA, égua base da criação mundial, e ter possuido o mérito de conseguir jogar adiante essa mitocôndria aliada a uma ponta de classe.


Glória de Campeão ao vencer  a Dubai World Cup.





                                                  Campanha

3 anos

1. Prêmio Estrada União Industria, 1200 m, AB, Gávea,
4. Prêmio Santa Claus, 1400 m, GM, Gávea,
1. Prêmio Vila Isabel, 1400 m, AP, Gávea,
1. Prêmio Thumb, 1600 m, AE, Cidade Jardim,
1. Grande Prêmio Presidente Antonio T. Assumpção Netto, G3, 1600 m, GP, Cidade Jardim,
3. Grande Prêmio Presidente da República - SP, G1, 1600 m, GP, Cidade Jardim,

4 anos

1. Grande Prêmio Gervásio Seabra, G2, 1600 m, GB, Gávea,
3. Grande Prêmio Presidente da República, G1, 1600 m, GL, Gávea.

Principais resultados no exterior:

1. Dubai World Cup, UAE-G1, 2000 m,
1. Singapore Airlines International Cup, Sin-G1, 2000 m,
1. Invasor Shadwell Al Maktoum Challenge Round 1, UAE-G3, 1600 m,
2. Dubai World Cup, UAE-G1, 2000 m, 
2. Sheihk Maktoum Bin Rashid Al Maktoum Challende Round 3, UAE-G2, 2000 m,
2. Singapore Airlines International Cup, Sin-G1, 2000 m,
2. Derrinstown Stud Intikhad Al Maktown Challenge Round 3, UAE- G2, 2000 m,
2. Sheikh Maktoum Bin Rashid Al Maktoum Challenge Round 1, UAE-G3, 1600 m.
4. Sheihk Maktoum Bin Rashid Al Maktoum Challende Round 2, UAE-G3, 1900 m,
5. Sheihk Maktoum Bin Rashid Al Maktoum Challende Round 3, UAE-G2, 2000 m.

Recordista dos 2000 metros - grama (1:59'2), Kranji - Singapore Turf Club. 


Até o presente momento Glória de Campeão possui 38 produtos que correram, 21 são ganhadores e dentre esses, 3 são vencedores de provas de grupo. O que ajustado oferece expressivo índice de 7,99% de filhos ganhadores de provas principais.

Os seus filhos em esfera clássica são Energia Hupp (GP Francisco Villela de Paula Machado, G2), Energia Halo (GP Duque de Caxias, G2) e Asddrubal (GP Mario de Azevedo Ribeiro, G3). O que chama a atenção é que de seus 3 filhos que atingiram a esfera clássica, Energia Hupp e Asddrubal (66,66%) pertencem também a família 3. Sendo que o terceiro indivíduo, a égua Energia Halo, possui como avô materno de sua mãe a Giboulee, também pertencente a família 3. Esses exemplos e a ausência de algum outro filho de maior destaque de Glória de Campeão talvez nos indique uma melhor resposta, dentro do alto nível, quando a ele são oferecidas éguas que possibilitem "Reagrupamento Familiar" ou uma proximidade com a sua própria família 3.

Todos que me conhecem, inclusive aqueles a quem prestei consultoria na elaboração de suas Cartas de Monta na temporada passada, souberam da minha menor expectativa quanto a Glória de Campeão. Mas, incentivado pelo pensamento de superestruturação familiar me dediquei a uma sua melhor análise. Foi estudado seu pai, outros antepassados, sua arquitetura de pedigree, seus adversários,  sua forma de correr, os tempos... hoje não tenho dúvidas que através de cruzamentos apropriados Glória de Campeão possui muitas possibilidades de vir a se transformar em um garanhão bastante útil para o nosso turfe. Digo cruzamentos apropriados, pois ter apenas 38 produtos corridos entre 99 em idade de competição, é um aspecto para o qual cabe algum tipo de reflexão.