Primeiramente congratulações a diretoria do Jockey Club Brasileiro e a todas as conexões que proporcionaram um fim de semana grandioso ao turfe nacional. Uma festa, que mesmo acompanhando a distância - através do excelente trabalho da TV Turfe - nos foi possível observar a qualidade e organização do evento, comparável a qualquer turfe do primeiro mundo.
Os resultados da festa máxima do nosso calendário se mostraram bastante favoráveis ao garanhão nacional, pois Redattore e Setembro Chove venceram respectivamente o GP Brasil e o GP Roberto e Nelson Seabra – o Brasil das éguas. Nas demais provas vimos um início de possível hegemonia de Drosselmeyer quanto a classicismo, a confirmação da qualidade do desprezado Public Purse, o habitual sucesso dos filhos e netos de Wild Event e Put it Back, novamente a presença de Adriano - garanhão do qual ainda muito esperamos - em provas de grupo e mais o novel Wired Bryan, mostrando de imediato ao que veio.
Cabe ressaltar a presença de um importante shuttle como avô materno, mesmo considerando que não tenha obtido o sucesso esperado como pai de ganhadores, Trempolino. Confirmando que a manutenção na reprodução das filhas dos garanhões trazidos em shuttle é de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa genética. E é muito importante vermos que Know Heights, Roi Normand, Ghadeer, Clackson e Dodge se perpetuam em extrema classe nos nossos cavalos de ponta.
Quanto as linhagens dos 9 grandes ganhadores da festa, é importante notar que a criação brasileira segue tendência mundial quanto a abertura de pedigrees, pois apenas Fossato apresenta uma maior proximidade em consangüinidade - 3x4 sobre Mr Prospector, mas mesmo assim em um pedigree "limpo", sendo que os demais 8 e mais Efetivo Bull respondem por outcross ou apresentam consangüinidade apenas na 4 e 5 geração. O entendimento de produzir animais mais longevos e de melhor saúde, afastando fortes inbreedings sobre linhas reconhecidamente transmissoras de fragilidades é um conceito que veio para ficar.
1. George Washington = GP Brasil, G1, 2400 metros.
Outbred.
2 - Glory Boy = GP Presidente da República, G1, 1600 metros.
Outbred.
3 - Midsummer Rain = GP Roberto e Nelson Seabra, G1, 2000 metros.
Outbred.
4 - Happy Bryan = GP Major Suckow, G1, 1000 metros.
Storm Bird 4 x 4, Raise A Native 4 x 4, Secretariat 5 x 5 e Northern Dancer 5 x 5 x 5.
- Efetivo Bull * vencedor desclassificado por desvio de raia *.
Outbred.
5 - Jolie Olímpica = GP Jockey Club Brasileiro - Criterium, G1, 1600 metros.
Slew O'Gold 4 x 4 e Northern Dancer 5 x 5 x 5.
6 - Quick'n Easy = GP Francisco Villela de Paula Machado, G2, 1600 metros.
Outbred.
7 - Fossato = GP FIAH, G3, 2000 metros.
Mr Prospector 3 x 4.
8 - First Fighter = GP ABCPCC, G3, 3000 metros.
Northern Dancer 5 x 5 e Tom Fool 5 x 5.
9 - Festa Pronta = Clássico OSAF, L, 1400 metros.
Northern Dancer 4 x 4 x 5 e Nearctic 4 x 5 x 5.