Por vezes somos consultados quanto a dúvidas de como os grandes conglomerados do turfe elaboram as suas Cartas de Monta. Certamente, cada corporação possui sua linha de raciocínio e estratégias com as quais buscam obter sucesso. Mas, todas, com certeza, estudam os vencedores de grupo do ano anterior nos principais centros, para confirmarem se as conhecidas afinidades continuam presentes e fortes, além de acompanhar o surgimento de novas combinações que possam aumentar as suas probabilidades de êxito.
O que já está quase pacificado, inclusive na criação norte-americana, que é o centro que mais pratica consanguinidade estreita - modo salada de frutas - é o entendimento em afastar endogamias. Hoje os staffs, quando trabalham com inbreedings, procuram priorizar 3x5, 4x4, 4x5 ou 5x5, para assim se tentar conseguir um maior vigor físico com o afastamento da homozigose. É evidente que nada impede a utilização de outras combinações em graus de sangue sobre um ou mais indivíduos, cada pedigree é um pedigree e responde por si.
Por exemplo, vemos o papel de WAR OF WILL como uma obra de arte e dos mais instigantes entre os animais em campanha no turfe mundial.
PREAKNESS STAKES, US$ 1.500.000
Inbred: Northern Dancer 3x3x5 e Forli 4x5.
Na corporação em que presto consultoria, a diretriz é buscar animais com pouco índice de consanguinidade até a quinta geração e prioritariamente consanguinidades sobre determinados indivíduos na sexta, sétima, oitava e nona gerações. E com o somatório individual delas se procurar obter, teoricamente, o que seriam combinações 4x4, 4x5 ou 5x5. É nossa linha de ação cumprir o pensamento tesiano relativo a fluxo e refluxo das linhagens, além de considerar possíveis influências quanto a TIPOLOGIA FUNCIONAL. E sem esquecer a palavra mágica da raça: VELOCIDADE, mas nunca a confundindo com tenue...
Apresentamos uma rápida panorâmica até início de 07/2019 dos ganhadores das principais provas G1, US$ 1.000.000+, do calendário clássico norte-americano - sem considerar dirt ou grama. É uma informação ligeira, mas esperamos que seja útil e sirva de estímulo para estudo àqueles criadores, que pouco consideram esses parâmetros técnicos na elaboração de seus cruzamentos, e que ainda preferem praticar seus serviços "à moda boi".
Estudar o turfe dos EUA é interessante para o élevage nacional, pois é hoje o nosso principal fornecedor de genética. Sendo, assim possível, através desse exercício, acompanhar a gravitação da velocidade americana, que no Brasil, mal ou bem, se apresenta como um fenômeno, pois consegue chegar aos 2400 metros na grama. Apesar de sermos obrigados a nos rendermos ao óbvio, que é o de ao se ter um campo composto unicamente por animais pertencentes a linhagens "leves", mesmo nas maiores distâncias algum tem que chegar na frente...
As recentes importações definitivas de HAT TRICK, VERRAZANO e CAMELOT KITTEN, oferecem importantes possibilidades futuras de alta qualidade e com enormes chances de vir a serem marcos modernos na criação brasileira. Só nos falta agora que sejam trazidos três gramáticos do nível técnico dos sementais acima citados, um TAPIT, um WAR FRONT e um QUALITY ROAD para terminar de se colocar as cerejas no bolo.
1 - CITY OF LIGHT
PEGASUS WORLD CUP INV. STAKES, U$ 9.000.000
Inbred: Secretariat 4x5 e Northern Dancer 4x5x5.
2 - BRICKS AND MOTAR