quinta-feira, 1 de agosto de 2019

A Motivação nos Genes



Off The Way



O texto que segue abaixo, por Thierry Grandsir, uma das autoridades europeias em gestão de linhagens, é de importância para o entendimento de relevante aspecto quanto a herança do PSI.  Um detalhe que deveria ser  melhor observado, especialmente quando se pretende importar cavalo de baixo custo para reprodução, aquele tipo de indivíduo que não confirmou em pista seu excelente sangue. Adquirir qualquer cavalo com campanha pouco recomendável, mas de régio pedigree, é totalmente distinto de comprar um cavalo como, por exemplo, CIGAL, também com régio pedigree, mas que mancou em sua única apresentação - ele  era considerado o melhor potro de sua cocheira, da qual fazia parte PSIDIUM, vencedor do Derby de Epsom de 1961 e que pertencia a mesma geração.

Seguramente, existem "pescarias" dentro do baixo custo, mas, é capital procurar orientação de quem vivenciou in loco as histórias ou que possua as conexões necessárias, para conhecer o que de fato ocorreu com determinado indivíduo. Caso contrário, é apenas um jogar roleta russa, e todo o custo envolvido na produção de um cavalo,  estará entregue ao azar já na sua origem. Temos no Brasil exemplos de animais que apesar de suas dificuldades físicas provaram possuir a chamada "vontade de ganhar a todo custo" e em seus inícios na reprodução já imprimem essa desejada característica, podemos citar dois exemplos: QUE FENOMENO e SKYPILOT. 



Cigal aos 21 anos de idade no Haras Palmital



                                A MOTIVAÇÃO NOS GENES 


Se apenas poucos genes determinam o tamanho de um cavalo, muitos outros genes determinam seu comportamento. Ou pelo menos, em um caso como no outro, uma predisposição que será ou não explorada de maneira positiva pelos efeitos do ambiente e pela intervenção humana, desde o seu criador ao jóquei, passando pelo casqueador e treinador. Foi descoberto recentemente pela genômica, o gene da motivação (= PRCP, ou gene motivador), isolado por pesquisadores irlandeses da University College Dublin e uma empresa genômica, que agora está comercializando um teste para determinar se ele está ou não presente no genótipo de um cavalo.

Com base em um estudo baseado na análise de 4.500 indivíduos, o mérito desta descoberta reside no fato de que um potro mostrando força de vontade em treinamento será muito mais propenso a ter sucesso em corridas do que outro, menos motivado, e será capaz de abrir campanha a partir dos 2 ou início dos 3 anos. A informação, pouco ou não transmitida pelas mídias nacionais, pode não receber boa recepção dos criadores e das organizações de venda, considerando o efeito negativo que um teste simples poderia causar. Porém, nunca devemos deixar de lembrar que muitos outros genes influenciam o desempenho, e seria obviamente muito imprudente condenar um potro à fé da ausência de um único gene!



Para entender o que seja motivação, é suficiente, por exemplo, assistir ao Prix Saint-Alary (Gr.1) 2018 vencido por Laurens, que parecia estar batida no meio da reta final, antes de recuperar o tempo perdido ao preço de uma determinação implacável. 





Outros cavalos famosos ilustram esse traço de caráter, essa vontade de superar que eles transmitem aos seus descendentes. Como Laurens, o escultural Giant's Causeway não era um cavalo disposto a deixar seus adversários à distância, lutar para colocar o focinho na frente de seus oponentes no disco de chegada era o suficiente para ele. Idem para Hector Protector, entre outros.

Galileo também mostrou grande motivação, sendo lembrados seus duelos com Fantastic Light. O mesmo vale para Dubawi, como seu próprio pai, Dubai Millennium, ambos notórios por sua determinação brutal em vencer. As campanhas estão lá para destacar as disposições mentais dos cavalos, e nosso trabalho tem sido observar, analisar e relatar as informações mais relevantes no campo.

Ao contrário do cavalo motivado, o cavalo comum só quer se manter no curso e muitas vezes recusa a luta, mesmo que seu potencial lhe dê os meios necessários para vencer. Esses indivíduos necessitam de treinadores e jóqueis que saibam como usar os argumentos necessários para motivá-los a fazer o seu trabalho. Entendemos também, que nesses exemplares a genética correspondente é transmitida, e são inabituais os cavalos não aguerridos que brilharam como garanhão. Uma rara exceção é Nashua, o pai das mães de Mr Prospector e de Roberto ...




Beat the Bank

Mas a motivação também tem seus excessos, muito ardor e generosidade podem minar a força biomecânica do cavalo. Isto infelizmente foi o que aconteceu mês passado ao excessivamente voluntarioso Beat the Bank na chegada do Summer Mile St. (Gr.2), que ele ganhou pelo segundo ano consecutivo. Após sua vitória, voltando ao padock, foi fulminado por violento colapso. Que descanse em paz esse cavalo de grande coração, talvez grande demais ...


Thierry Grandsir
DNA Pedigree

Tradução de Ricardo Imbassahy