sábado, 3 de agosto de 2019

Jopollo



Foto: Porfírio Menezes



Jopollo, fam. 3-h, castanho, 2012, Paraná, 10-4-1-0, de criação e propriedade do Haras Garcez Castellano, é um filho de Public Speaker em Ottawa por Sekari. Exemplar extremamente precoce, foi um dos líderes de sua geração em Cidade Jardim - Braço Forte, Reality Bites, etc, teve em sua vitória no GP J. Adhemar de Almeida Prado - Taça de Prata o seu grande feito. Venceu dos 1400 aos 2000 metros, tanto na areia como na grama. Trata-se de um filho de Public Speaker, que deixou apenas 3 reduzidas gerações entre nós, das quais além de Jopollo podemos destacar Jet Lag - GP Cruzeiro do Sul, G1; Hotaru - GP Ministro da Agricultura, G2 e  Presidente da ABCPCC, G3, mais os colocados em provas de grupo, Savoir Vivre, Giant Speaker, Datspeaker, Quimica Quântica e Just Speaker, este vencedor  da mais importante prova de festival do turfe brasileiro, o PRÊMIO PEGASUS BRASIL, 1300 metros no Tarumã. 

Diante desses números iniciais, é de se lamentar para a criação nacional, a perda precoce de Public Speaker. Como corredor foi um "handicap horse", 21-8-4-2, sendo seus segundos lugares no Firecracker H. G2, 1600m; Fourstardave H, G2, 1700m e sua quarta colocação no Fayette S, G2, 1800m seus melhores resultados dentro da esfera clássica. Public Speaker deixou entender em sua produção inicial, que seria um daqueles garanhões que conseguem produzir mesmo sem ter tido, a princípio, um maior destaque como corredor. Os Distorted Humor estão provando que funcionam muito bem no Brasil e Public Speaker foi uma "pescaria", U$$ 75.000, do expert José Laudo de Camargo para a criação brasileira.



Public Speaker


Sua mãe, a argentina Ottawa, foi apresentada 3 vezes nas pistas, para obter 1 terceiro e 1 quinto lugares. Como reprodutora é mãe de 7 produtos em idade de corrida, 5 correram e 3 venceram, Jopollo é de longe o seu melhor produto. Essa linha materna remonta a La Maleva, um dos importantes ventres do Haras Ojo de Água, e de quem descendem El Compinche, El Garufa, El Botija, My Halo, Mi Quimera, Sociologa Inc, etc. 

Sekari, seu avô materno,  foi apresentado duas vezes e obteve duas vitórias comuns, $ 13.884, exportado aos 6 anos para servir como garanhão na Argentina não obteve maior destaque. De sua produção destacam-se Vanguarda, GP Polla de Potrancas, ARG-G1; Bless My Destiny, GP Isidoro Aramburu, ARG-G2;  Lavarone, 2. GP Santiago Luro, ARG-G1; Cat Style, 2. GP Saturnino J. Unzué, ARG-G1 e Rey Guillermo, 2. GP Cyllene, ARG-G2.


Jopollo em sua vitória, de bandeira a bandeira, no GP J. Adhemar de Almeida Prado - Taça de Prata.


                                 



                                                     Campanha

2 anos

2. Prêmio Dá-lhe Salvador, 1000 m, GP, Cidade Jardim,
1. Prêmio Atuante, 1400 m, AP, Cidade Jardim,
1. Grande Prêmio Presidente José de Souza Queiroz, G3, 1400 m, GM, Cidade Jardim,
8. Grande Prêmio Farwell, G1, 1600 m, GM, Cidade Jardim,

3 anos

1. Grande Prêmio J. Adhemar de Almeida Prado - Taça de Prata, G1, 1600 m, GM, Cidade Jardim,
1. Grande Prêmio Presidente José de Souza Queiroz, G3, 1400 m, GM, Cidade Jardim,
8. Grande Prêmio Farwell, G1, 1600 m, GM, Cidade Jardim.
7. Grande Prêmio Derby Paulista, G1, 2400 m, GP, Cidade Jardim,
13. Grande Prêmio Gervásio Seabra, G2, 1600 m, GM, Gávea,
14. Grande Prêmio Presidente da República, G1, 1600 m, GP, Gávea.


Jopollo é uma boa opção ao criador brasileiro, pois reúne qualidades que o credenciam para surpreender na reprodução. É um garanhão para aqueles que querem apostar em animais precoces, que podem correr em qualquer tipo de raia e com possibilidade de serem alongados até os 2000 metros, sempre a depender da estamina das éguas servidas. Seu avô paterno Distorted Humor, como pai de ganhadores, apresenta grande ecletismo em cruzamentos. Pensando nessas conhecidas afinidades e estoque genético disponível no Brasil, filhas dos nossos Sadler's Wells (Crimson Tide, Refuse To Bend, Mellon Martini, Astor Place e Plenty of Kicks), Adriano (AP Indy) e éguas com muito sangue Seattle Slew são interessantes opções para Jopollo. Com o sucesso de Public Speaker em Trempolino, 100% de aproveitamento na esfera clássica - Hotaru e Jet Lag -  esse cruzamento torna-se uma lógica opção para Jopollo e também não podemos esquecer que Jolie Olímpica é uma Drosselmeyer em égua Trempolino...  Por que não tentar um 3x3 sobre Distorted Humor através de Drosselmeyer? 



Distorted Humor


Obs: Para aqueles criadores que possuem preconceito com o garanhão nacional e pretendem importar, existe no momento nos EUA, em final de campanha, válidas opções intermediárias de Distorted Humor dentro do pensamento "baixo custo". Essa é uma linha que mesmo após Arrogate, neto materno de Distorted Humor, não se apresenta hoje tão valorizada. O veio de Distorted Humor tem toda possibilidade de se firmar como uma linha "nacionalizada", já que apresentou entre nós, através dos seus filhos Public Speaker e Drosselmeyer,  raro imediato sucesso no patamar clássico, com suas produções nascendo e sendo formadas em ambientes distintos de cria - Bagé e entorno de Curitiba - sendo portanto uma aposta mais do que válida a ser feita.