terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Vuillier - 2a. parte



Zarkava, vencedora do Arco do Triunfo 2008 entre outras importantes provas, é um exemplo de um produto do sistema de dosagens Vuillier, usado pelo programa da criação Aga Khan.


Recebemos e-mails procurando obter maiores informações sobre a metodologia Vuillier, para que  fosse possível uma maior compreensão da mesma, e consequente utilização privada de quem se interessou.

Dentre as inúmeras teorias existentes, nos sentimos obrigados a defender a Tipologia Funcional do dr. Francesco Varola. Fomos seu discípulo quando o mesmo residiu no Rio de Janeiro na década de 70. Convivemos com as suas idéias e vimos o amadurecimento de sua teoria. O pensamento de Varola era de que o seu método servia como uma espécie  de radiografia do pedigree quanto a funcionalidade do produto a ser obtido, ou seja, dentro de que características funcionais - distância - aquele indivíduo teria maior possibilidade de melhor render e a que nível de classicismo poderia se aspirar com aquele cruzamento. Tudo considerando a transmissão de seus ancestrais. De fato, na imensa maioria dos casos, o método de Varola confirma a sua exatidão. 

Modernamente também é bastante interessante o sistema australiano de Werk que possui seus Quality Chefs e através de ratings próprios - que também utilizamos como uma das ferramentas em nossos estudos de cruzamentos -  consegue com essa metodologia alcançar expressivo índice de sucesso.

Retornando a Vuillier, o Aga Khan III ficou tão impressionado com seu trabalho em "Les Croisements Rationnels dans la Race Pure" que o contratou como seu consultor particular em pedigrees e Vuillier deixou de atualizar seu trabalho de forma pública. 

É justo dizer que o sistema produzido por Vuillier foi o que maior êxito obteve em termos práticos dentre todos os métodos conhecidos, pois foi determinante no sucesso e influência da criação do Aga Khan III , que se tornou o mais importante criador de sua época. Vuillier encontra-se em prática até hoje, como uma das principais ferramentas de estudo genealógico utilizadas pela criação Aga Khan e por outros grandes haras da atualidade. O assunto é tratado no esquecimento, por ser quase que como algo a ser preservado de uma maior divulgação. 


Graças a publicação de sua obra o sistema de Vuillier é de domínio público, e como citamos em nossa publicação anterior, cabe ao discernimento de cada hipólogo, a montagem da estrutura para se construir a atualização do mesmo,  e daí poder ser utilizado modernamente. 

Aconselhamos a nossos leitores, interessados no tema, que o ideal é incorporar a Vuillier todo o conhecimento adquirido de Varola e Roman, que é o que os profissionais envolvidos em planejamento de cruzamentos fazem. Na prática a utilização de Vuillier está mais afeita a hipólogos, mas, como esse é um blog com fins didáticos e um de nossos objetivos é procurar ajudar na qualidade dos cruzamentos praticados no Brasil, anexamos  tabela com dosagens  modernas já amplamente conhecidas, que ajudarão a nossos leitores imergir no universo que é compreender Vuillier.