sábado, 20 de março de 2021

Great Point - Leilão APPS - 25/03



 

GREAT POINT faz parte da primeira geração do craque milheiro GIBRALTAR POINT, é um potro castanho nascido em 29/08/2020 filho de Greta, uma WILD EVENT pertencente a fam.6-a, uma das famílias fundadoras do Haras Ojo de Água e introduzida no Brasil por Mariano Raggio, através da importação de Dulciana (EL VIRTUOSO) para ser uma das fundadoras de seu Haras Sideral em Bagé.




Gibraltar Point, pai de GREAT POINT, venceu dos 2 aos 3 anos, 9-4-2-0, sem dúvidas o melhor milheiro de sua geração, foi um parelheiro veloz e extremamente voluntarioso, sempre correndo na cabeça do lote. Ao ser preparado para participar do GP Presidente da República – Gávea, sofreu fratura de sesamóides lateral e medial do anterior direito, sendo então, retirado das pistas, para seguir na reprodução. Em sua campanha foi vitorioso no GP Pres. da República, G1, GP Ipiranga, G1 e GP Farwell, G1, 2° GP Gov. do Estado, G2, GP Pres. José C. de Assumpção, G3, 4° GP Pres. José de S. Queiroz, G3, GP Pres.do Jockey Club, G3 e 5° GP Jockey Club de SP, G1. Gibraltar Point é uma grande esperança da criação brasileira na reprodução.

 

 
Gibraltar Point. Foto de Porfírio Menezes.


 

A linha materna de GREAT POINT vem produzindo na esfera clássica bons animais entre nós, podem ser citados EXCLUSIVE STAR, GP Diana G1, GP 11 de Julho G2, GP Oswaldo Aranha G2, GP João A. e Nelson de Almeida Prado G3, GP OSAF G1 (JCB), GP Zélia G. P. de Castro G1, GP Duque de Caxias G2, 3°GP OSAF G1 (CJ); MANIA STAR, GP Oswaldo Aranha G2, GP Euvaldo Lodi G3, 3º GP Henrique de Toledo Lara G3; HOPE, Taça de Prata G1, GP Adayr Eiras de Araujo G2, GP Duque de Caxias G2, 2º GP Roberto e Nelson G. Seabra G1, GP Marciano de Aguiar Moreira G2; LOVE YOU MORE, GP Pres Roberto Alves de Almeida G3, 2° GP Pres. João Carlos Leite Penteado G3; INTUIÇÃO, GP Roger Guedon G3, 3° GP Henrique Possolo G1; DIETRICH, GP Pres. Guilherme Ellis G2; JOINT VENTURE, 3° GP Rocha Faria G2; Mr. Lam, 4º GP Linneo de P. Machado G1, 4º GP  Derby Paulista G1, 5º GP Dezeseis de Julho G2, JEREZ, 3º GP Mariano Procopio G3, etc.

 

 


 

A idéia para GIBRALTAR  POINT foi de aproveitarmos suas 4 passagens no chefe de raça NORTHERN DANCER e buscarmos combinações que atendessem ensinamentos de Tesio. O resultado foi GREAT POINT, onde temos Northern Dancer aparecendo em um 5x5x5x5x5x6. Esse inbreeding vem através de 6 distintos mensageiros, DANZIG, BE MY GUEST, NUREYEV, NORTHFIELDS, LYPHARD (em quinta geração) e NIJINSKY (em sexta geração). Todos esses filhos de NORTHERN DANCER são chefes de raça. Também com a presença de Wild Event foi possibilitado inbreeding sobre NEARCTIC (5x6) através de seus dois melhores filhos, o já citado NORTHERN DANCER e ICECAPADE. Através de NORTHERN DANCER temos a presença de sua mãe, a matriarca NATALMA, que também foi potencializada em consanguinidade  pela presença de sua filha SPRING ADIEU, a segunda mãe do chefe de raça DANEHILL, que proporcionou um inbreeding na razão de 6x6x6x6x6x6x7. 

Esse cruzamento nos trouxe a memória uma das máximas do grande mestre ATUALPA SOARES: "Quanto mais chefes de raça em um pedigree melhor".

Ao vermos em GREAT POINT a presença de um super chefe de raça como NORTHERN DANCER através de seis seus filhos, todos também chefes de raça e dos quais cinco perfeitamente pareados em uma mesma geração fica evidente que o seu pedigree é um luxo.






Como era esperado esse cruzamento dentro da metodologia Vuillier se apresentou perfeito. Interpretando o gráfico de dosagens da TIPOLOGIA FUNCIONAL é possível perceber o total equilibrio desse pedigree, que nos mostra a possibilidade de um milheiro com muita velocidade. Quanto ao total de pontuação temos o expressivo número de 58,0, que nada mais é que o reflexo da massiva presença de NORTHERN DANCER nesse pedigree.

Obs. Fica um alerta a todos os criadores quanto a robustez da genética de GIBRALTAR POINT, quando nos estudos de cruzamentos o objetivo for NORTHERN DANCER. 

 

 

"Devemos compreender que não existe na criação do PSI teorias que possam precisar onde está o craque. Não há uma "receita infalível". Entretanto, é indiscutível, que ao se considerar aspectos técnicos envolvidos em uma combinação genética seja possível reduzir o fator sorte."  Ricardo Imbassahy