sexta-feira, 19 de março de 2021

All Trick - Leilão APPS - 25/03

 

  

Apresentamos ALL TRICK, Fam. 1-x, um castanho nascido em 26/08/2020, por HAT TRICK e Aruba New por ROCK OF GIBRALTAR,  um típico SUNDAY SILENCE disponibilizado por Fabio Henrique Silva para o leilão APPS a ser realizado em 25/03.

 



Hat Trick, o seu pai, foi um excelente milheiro e possuía sobras para chegar aos 1800 metros. Enfrentou nas pistas elementos da qualidade de Deep Impact, Lohengrin, Daiwa Major, Asakusa Den'en, Balance of Game entre outros, e sempre produziu boas apresentações. Saiu em pistas 21 vezes para obter 8 vitórias, seu principal feito foi levantar a importante Mile Championship, Gr.1 nos 1600 metros da grama do Kyoto Racecourse. Quando derrotou no excepcional tempo de 1:32.1 - o segundo melhor desde 2005 até 2019 - animais da envergadura de Daiwa Major, Rhein Kraft, Dancein The Mood, Durandal, Kinetics, etc; Em 2005 recebeu o importante título pela JRA Award de melhor milheiro do ano. 

Como reprodutor Hat Trick é pai dos vencedores de grupo DABIRSIM (Gran Criterium, FR-G1) - reprodutor de sucesso na Europa, BIG TRICK (Kabardino-Balkarian, TUR-G1), HAT PUNTANO (GP Gran Criterium, ARG-G1, sire na África do Sul), GIANT KILLING (GP Dardo Rocha, ARG-G1), HAT MARIO (GP Joaquin S, de Anchorena, ARG-G1 e Clás. 9 de Julho, ARG-G1), ZAPATA (GP Raul y Raul E. Chevalier, ARG-G1), KING DAVID (Jamaica H., ARG-G1), HAT NINJA (Clás. Província de Buenos Aires, ARG-G2), MATA HARI (Russian 1000 Guineas, RUS-G2), TRY TWICE (Clás. Ciudad de La Plata, ARG-G2), SECRET MESSAGE (Nassau S., EUA-G2 e Pucker Up S., EUA-G3), BRIGHT THOUGHT (San Luis Rey S., EUA-G3) e DRESSED IN HERMES (Cecil B.DeMille S., EUA-G3). 

A importação de HAT TRICK, um garanhão de régio pedigree e aprovado internacionalmente trouxe justificado orgulho a criação brasileira. Somente com importações desse gabarito é que o nosso turfe pode ter a pretensão de alcançar respeito internacional. Lamentávelmente ALL TRICK pertence a terceira e última geração deixada por Hat Trick entre nós. A precoce perda de Hat Trick foi um fato de extremo pesar para a criação nacional.

 


ALL TRICK é filho de Aruba New, uma ROCK OF GIBRALTAR. Desde o início da apresentação dos netos de ROCK OF GIBRALTAR nas pistas do turfe europeu, ele sempre se colocou entre os principais avôs maternos nas estatísticas européias quanto a classe. Abaixo a TDN Sire List, nesse momento (17/03), para 2021 Leading Broodmares Sires - Graded Stakes Horses. 
 
 

 
 
Somente em um ambiente com baixa compreensão quanto a gravitação das linhagens do PSI no turfe internacional, é que se pode perceber o equivocado entendimento que a importação de um garanhão como ROCK OF GIBRALTAR foi um erro. Cabe espanto, pois as filhas de ROCK OF GIBRALTAR atendem com pleno êxito a criação européia e não servem dentro dos critérios técnicos de alguns envolvidos na lida de nossos haras.
 
O ramo fundado por Decorpoealma, a terceira mãe de Aruba New, apesar de pequeno vem produzindo animais confirmadores na esfera clássica como LOVING NEW, “Champion Filly” - GP Barão de Piracicaba, G1, GP Diana, G1, 2º GP Margarida P. Lara, G1, GP Guilherme Ellis, G3; QUESTING NEW, GP Barão de Piracicaba, G1, GP Pres. Guilherme Ellis, G2, 3º GP João C. Ferraz, G1, GP Henrique de Toledo Lara, G1, 4º GP Margarida P. Lara, G1; XIC NEW, GP Henrique de Toledo Lara, G1, 2° GP Barão de Piracicaba, G1, Clás. Riboletta, L, 3° GP Immensity, G3, GP Pres.Guilherme Ellis, G3 e FIRST CRUSH - Grafton Cup S., AUS-L, 2° Ipswish Cup S.,AUS-L, Caloundra Cup S., AUS-L e Members’ Cup, AUS-L.
 
 

 
 
Se buscou em ALL TRICK o grandíssimo craque DAMASCUS, um chef-de-race intermediate/classic, que se apresenta em um saudável 4x5. DAMASCUS, 31-21-7-3 e U$ 1.176.781, foi um dos 3 melhores indivíduos de sua geração nos EUA, ele se notabilizou ao vencer o Woodward Stakes de 1967, a "corrida do século", quando derrotou Buckpasser (cavalo do ano de 1966) e Dr. Fager (cavalo do ano de 1967). Como garanhão DAMASCUS foi notável, tendo produzido 438 vencedores (57%) e 72 stakes winners (9,4%). O pedigree de ALL TRICK pode ser considerado bastante raro pelas junções apresentadas: RIBOT (6x6), NATIVE DANCER (6x7x7x7x7), ALIBHAI (6x7), STYMIE (6X7) e NEARCO em um 7x7 através de NEARCTIC e ROYAL CHARGER. Além de termos ALMAHMOUD, o maior vetor materno de velocidade no turfe moderno em um 5x7x7x7x7. A presença de ROCK OF GIBRALTAR nesse pedigree preencheu o espaço para que se possa esperar velocidade na alta classe, o que possibilita forte pointe de vitesse, entenda-se velocidade e não brilhantismo. Foi procurado praticar nesse cruzamento as lições de Tesio e buscamos consanguinidades distantes para preservar uma melhor condição de saúde do indivíduo. 
 
 


 
A leitura da TIPOLOGIA FUNCIONAL de ALL TRICK nos mostra um pedigree marcadamente de milheiro com bastante condição de velocidade final. Um índice de qualidade de 55,0% dentro dos estudos estatísticos conhecidos, indica a possibilidade de se ter um individuo que venha a competir com sucesso na esfera de grupo 1. Quanto a metodologia Vuillier, ALL TRICK atende todos os requisitos de um pedigree equilibrado e consistente.
 
 
"Devemos compreender que não existe na criação do PSI teorias que possam precisar onde está o craque. Não há uma "receita infalível". Entretanto, é indiscutível, que ao se considerar aspectos técnicos envolvidos em uma combinação genética seja possível reduzir o fator sorte."  Ricardo Imbassahy