IFFRAAJ, mesmo sendo um garanhão com produção consistente, nunca teve apoio da mídia, e consequentemente tornou-se um reprodutor sem maior apelo comercial. Mas, possui relevante sucesso na Europa e Australásia, sendo que na Nova Zelândia ele é tratado como rei. Produziu até o momento 11 vencedores de G1, 11 vencedores de G2, 28 vencedores de G3 e 56 vencedores de listeds.
"Iffraaj é um tipo de cavalo muito aristocrático, têm uma cabeça linda, de tipo árabe, e é um cavalo grande, um cavalo rápido. Nos deixou filhos que conseguiram correr e ficar. Agora estamos começando a ver o legado dele como pai de pais." - Mark Chitty, studmaster do Haunui Stud, Nova Zelândia.
Iffraaj, 13-7-1-1, estreou aos dois anos, em duas partidas obteve uma terceira colocação e em seguida uma vitória, ambas em 1400 metros. Abriu sua campanha de três anos em handicap nos 1400 metros, quando obteve uma quarta colocação. Mas, saiu lesionado dessa prova e não foi mais apresentado nessa idade.
Retornou aos quatro anos em prova de handicap nos 1200 metros e venceu facilmente, conseguiu mais duas fáceis vitórias em 1200 e 1400 metros, ambas handicaps, antes de ser testado na esfera clássica. Em provas de grupo obteve uma segunda colocação nos 1200 metros da July Cup (G1), venceu o The Lennox Stakes (G2) e por duas vezes o Park Stakes (G2), todas essas carreiras em 1400 metros.
Iffraaj pode ser considerado, pela sua campanha, como apenas um bom cavalo de corrida. Mas, devido a elevada estima de seu treinador Saeed bin Suroor e por seu perfeito e poderoso tipo físico, foi alçado a garanhão na Darley Stud, o seu criador.
Iffraaj tem Balidaress como sua terceira mãe e esse é um dos ramos mais notáveis da família de Pretty Polly.
Sua Alteza Sheik Mohammed mantêm em extremo grau de profissionalismo seus empreendimentos turfísticos. Sendo assim, a Darley conta em suas fileiras com alguns dos melhores estudiosos da genética PSI e com absoluta certeza esse relevante fator foi considerado para o aproveitamento de Iffraaj na reprodução.
Iffraaj é pai na Europa dos garanhões:
a) Wootton Bassett, 9-5-0-0, um elemento precoce e duro, invicto em seis apresentações aos dois anos, que teve a sua principal vitória nos 1400 metros do G1 Prix Jean-Luc Lagardère, o Grand Criterium de Longchamp. Hoje Wootton Bassett se destaca como um dos principais garanhões em serviço no turfe mundial. Comprado no verão de 2020 pela Coolmore teve seu fee estabelecido para 2024 em €200.000.
Wootton Basset com nove reduzidas gerações em idade de corrida, produziu 27 vencedores de grupo; sendo 9 de G1, 6 de G2, 12 de G3 e 12 vencedores de listeds.
Nancy Sexton, articulista do The Breeder - órgão oficial da Racehorse Owners Association, comentando sobre a produção de Wootton Bassett escreveu em 04/07/23: "Existe a possibilidade real de que eles sejam apenas uma amostra do que está por vir quando sua primeira safra irlandesa for lançada".
Wootton Bassett
b) Ribchester, 16-6-4-3, um corredor de elite, disputou 15 vezes no nível de grupo, sendo 11 delas em G1. Considerado duas vezes o melhor milheiro europeu dos três e quatro anos (2016 e 2017), venceu os G1 Prix Jacques Le Marois (Fr,1600m), Prix du Moulin de Lonchamp (Fr,1600m), Lockinge Stakes (GB,1600m) e Queen Anne Stakes (GB,1600m), essa prova em tempo recorde.
Retirado para reprodução em 2018, Ribchester serviu inicialmente no Dalham Hall Stud e em 2023 foi transferido para o Haras du Logis, a base francesa dos garanhões Godolphin. Mesmo subutilizado pelos criadores das ilhas, conseguiu produzir o destacado milheiro Facteur Cheval, vencedor do Prix Perth (Fr-G3) e entre outros ótimos resultados foi segundo colocado no Sussex Stakes (GB-G1), Queen Elizabeth II Stakes (GB-G1), terceiro no Prix Moulin de Longchamp (Fr-G1) e Prix d'Ispahan (Fr-G1); Flaming Rib, vencedor aos 2 anos do Doncaster Stakes (GB-L), sendo segundo no Commonwealth Cup (GB-G1) e Sandy Lane Stakes (GB-G2), Garachico, 3º Prix Noialles (Fr-G3), Emperor of Love, 2º Milano Premio del Piazzale (Ity-G3) e 11 stakes winners.
Ribchester serviu por dois anos na Austrália, antes de se mudar em 2020 para o Haunui Stud com a missão de substituir seu pai Iffraaj, um garanhão que por 12 anos seguidos serviu em shuttle na Nova Zelândia. Com duas muito reduzidas safras australianas, criou sólida impressão, pois é pai de Krakarib, vencedor do Maribyrnong Plate (Aus-G3) e de Red Card, Portray e Plymstock, todas vencedoras de listeds.
Ribchester