sexta-feira, 8 de março de 2024

Dark Angel. O novo The Tetrarch?




Em sua vitória no Middle Park S. (Gr.1).


Dark Angel é indiscutivelmente um dos mais fascinantes garanhões do século 21. Correu apenas aos dois anos de idade, 9-4-1-0, e se mostrou um cavalo de elite, tendo vencido o Middle Park S. (GB-G1,1200m) e Mill Reef S. (GB-G2, 1200m). Foi um cavalo de corrida com uma velocidade estonteante, sólido e resistente. É fácil acreditar que ele poderia ter construído uma grande carreira no sprint se tivesse sido solicitado a fazê-lo.

Diante da pouca oferta, naquele momento, nas ilhas, de garanhões para produzir sprinters precoces, um perfil comercialmente popular, Dark Angel foi aposentado no final de seus dois anos de idade para servir na reprodução. Ele carregava esperanças de produzir filhos precoces e rápidos, assim como resistentes e sólidos. Logo em sua primeira geração Dark Angel confirmou as esperanças nele depositadas, e iniciou sua notável carreira de garanhão. Seus filhos e filhas em geral aparecem rapidamente, mantêm sua forma por anos e são notavelmente aguerridos e consistentes.

Dark Angel é daqueles incomuns garanhões que rotineiramente produzem a rara combinação de velocidade inicial, longevidade e classe.

Tal fato não surpreendeu aos estudiosos da genética PSI e foi considerado natural ele seguir um caminho semelhante ao de seu ancestral Ahonoora (avô materno de Acclamation) e também produzir indivíduos de primeira classe, em uma ampla variedade de distâncias. Sabemos que as habilidades dos descendentes de Ahonoora, além do simples cruzamento, está no fato de que essa genética traz os genes de Herod. 

Dark Angel é considerado por muitos experts uma cópia moderna de Ahonoora.






Dark Angel é hoje o grande pai na Europa de sprinters, flyers e milers. Seus filhos abordam, com vitórias na esfera clássica, distâncias que vão dos 1000 aos 2100 metros. É o leading european sire of sprinters/milers de 2020, 2021, 2022 e 2023, derrotando nessas estatísticas garanhões como Dubawi, Frankel, Kingman, Lope de Vega, Invincible Spirit e Kodiac.

Ele tanto oferece sprinters como Harry Angel e o poderoso Battaash, um flyer como Angel Bleu, milers como Persuasive e Raging Bull, e até mesmo stayers como Silver Streak, um vencedor G1 em 3200 metros no hurdle e Guitar Pete, vencedor de G3 no chase em 4200 metros. Sem esquecer um atleta equino eclético como Alflaila, com vitória em prova de estreia aos 2 anos em 1200 metros e posteriores vitórias em provas de grupo nos 1600, 1800 e 2100 metros.

Produziu até o momento 15 vencedores de Gr.1, 43 vencedores de Gr. 2 e Gr.3, e mais de 100 vencedores de stakes

Dark Angel possui 14 filhos servindo na reprodução, entre Inglaterra, Irlanda, França, Itália e Estados Unidos. E é um emergente pai de pais, seus filhos Harry Angel, Lethal Force e Gutaifan já produziram vencedor de grupo 1.

Deve-se destacar que embora Dark Angel seja uma fonte de talento precoce de classe mundial, onze dos seus quinze vencedores Gr.1 obtiveram sucesso no mais alto nível aos quatro anos de idade ou mais. Uma prova de resistência e durabilidade de sua prole, qualidades que foram postas em dúvida quando ele foi aposentado das pistas para servir na reprodução.

Certamente a criação brasileira daria um salto de qualidade se tivesse o aporte de um bom filho de Dark Angel.