quinta-feira, 17 de outubro de 2024

A velocidade americana



Lexington



William H. Oldknow em seu estudo "Breeding to Win", publicado na The British Racehorse, identificou três tipos de velocidade, todas com origens distintas e dentre elas a por ele denominada "velocidade americana". 

Nesse trabalho Oldknow apresentou Lexington como a fonte original desse tipo de velocidade e que Domino (Lexington 3x4x4), foi o principal propagador de tudo que diz respeito a velocidade no turfe norte-americano.



Domino, um vencedor dos 1000 aos 1800 metros.

Sem dúvida que Lexington possuía velocidade elástica, pois estabeleceu recorde mundial, contra o relógio, percorrendo 6400 metros em 7:19, porém, é razoável admitir que a origem dessa chamada velocidade americana não pode ser creditada fundamentalmente a ele.

Lexington se tornou o mais destacado garanhão de sua época nos EUA, mas não produziu nenhum filho que tenha sido superior abaixo dos 2400 metros. Como avô materno foi também notável, suas filhas produziram vencedores dos 800 aos 4000 metros. Seu neto Aristides quebrou dois recordes, nos 3400 e 4000 metros, um evidente exemplo de velocidade ao longo do espaço. 

Seguramente Lexington poderia ser classificado como um chef-de-race transbrilliant.

Domino era filho de Himyar, um vencedor dos 1200 aos 2400 metros e considerado o melhor cavalo de sua época no Kentucky e Tennessee, nunca tendo sido apresentado em Nova Iorque. Himyar era filho de Alarm, um atleta extremamente veloz que venceu dos 1200 aos 2000 metros, tendo quebrado o recorde da milha em Saratoga.

Alarm de forma inconteste é a primeira grande influência de velocidade na criação dos EUA, ele também foi pai de Red and Blue, designada por Ellen Park como uma Reine-de-Course.

Himyar é o elo de ligação de duas linhagens de garanhões que sobreviveram até o século 21, a de Domino, que se manteve por Ack Ack - Broad Brush - Include e a de Plaudit, que prosseguiu via Holy Bull. 

Mucho Macho Man é o atual continuador da linhagem masculina de Himyar e a esperança de que ela não desapareça. Sendo que a linha de Domino se mantêm viva, de forma muito frágil, através de Redemeed.

 


Mucho Macho Man


Essa velocidade tipicamente norte-americana não se apresenta de forma unidimensional. Ela é extremamente valiosa na seleção do PSI em virtude de poder ser balanceada através de combinações corretas de linhagens para alcançar distâncias até os 2400 metros, tanto no dirt como na grama.

Oldknow explica:

"A velocidade do Thoroughbred americano é também uma velocidade das pistas de dirt. Sempre acreditei que os dois 'crosses' tipicamente americanos no pedigree de Nasrullah, um deles através da mãe de Nearco, e o outro através da própria mãe de Nasrullah, permitiram a este reprodutor transmitir à sua descendência uma habilidade  superior para atuar em pistas de terra e esse talvez tenha sido o motivo que explica seu extraordinário sucesso nos EUA."

Exemplos modernos de portadores dessa velocidade não unidimensional e tipicamente norte-americana são Storm Cat e no Brasil, entre poucos, podemos destacar Put it Back, Hat Trick e Emcee. Todos não por acaso possuem suas genéticas fortemente influenciadas por Lexington e Domino. Sendo que Storm Cat ainda soma a presença de Lexington através das mães de Nearco e Nasrullah. 

A transmissão desse tipo de velocidade foi 'enxergada' pelo staff do Haras Santa Maria de Araras que importou Emcee com a principal missão de servir as filhas de Put It Back.

Essa combinação com apenas 18 filhos em corrida produziu 11 vencedores (61.11%), sendo dois vencedores de grupo (11,11%). Lindsay Lohan venceu o GP Costa Ferraz (G3, grama) em 1000 metros e L'Ente Supremo venceu o GP Prof Nova Monteiro (G3, areia) em 1900 metros.

Não é por acaso que o Haras Santa Maria de Araras é hegemônico na criação brasileira a décadas.



Emcee