sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Indestructible, o primeiro Kodiac fora da Europa

 


Indestructible


Indestructible é um irlandês filho de Kodiac, e o seu primeiro filho a ser incorporado em um haras fora do continente  europeu. Kodiac é um dos mais destacados garanhões da atualidade, tendo vencido as estatísticas europeias por vencedores em 2018, 2019 e 2020, 2º colocado em 2021 e 2022 para Dark Angel, 2º colocado em 2023 para Lope de Vega e em 2024 está repetindo novamente essa colocação para Lope De Vega.

Kodiac é o garanhão recordista mundial como pai de vencedores aos 2 anos de idade e também detém o recorde de mais vencedores aos 2 anos em uma única temporada. Possuindo além, mais de 200 stakes winners tanto no hemisfério norte como no sul.

Kodiac se mostrou um provado pai de pais, seus filhos Ardad (G2), Kodi Bear (G2), Prince Of Lir (G2), Adaay (G2) e Coulsty (G3) produziram vencedores de grupo em suas duas primeiras gerações. Sendo que Coulsty, Adaay e Ardad já produziram filhos vencedores G1.

Best Solution (G1) e Kessaar (G1) em primeira safra produziram vencedores de Listeds e places em provas de grupo.

Hello Youmzain (G1), pai de dois vencedores de grupo em sua primeira safra, é hoje o mais valorizado garanhão emergente da Europa, esse ano, no July Pop-Up Sale de Arqana teve 1/50 vendido por 160.000 euros e agora em dezembro teve outros 1/50 negociados por 250.000 euros. 



Kodiac


O avô materno de Indestructible, Rip Van Winkle, em 2009 foi eleito o 3yo Turf Miler mais bem classificado do mundo pelo comitê World Thoroughbred Rankings, após suas vitórias em G1 no Sussex Stakes de Goodwood e no Queen Elizabeth II Stakes de Ascot, ambos em 1600m. Aos 4 anos (2010) reconfirmou sua alta classe e foi classificado como o melhor 4yo Turf Miler do mundo.

Rip Van Winkle é um múltiplo vencedor de provas de grupo aos 2, 3 e 4 anos, dos 1400 aos 2100 metros.

Junto com seu pai Galileo, Rip Van Winkle é o corredor mais bem avaliado vindo de Ballydoyle, o estábulo do treinador campeão Aidan O'Brien.

O'Brien elogiou Rip Van Winkle: "Ele é o atleta mais natural que já tivemos, seu principal trunfo é a classe", observando também que "ele é tão duro quanto concreto mentalmente".

Pertencente a quarta geração de Galileo e considerado até então seu mais destacado filho. Mas, diante do estupendo sucesso inicial de seu pai foi pouco aproveitado pela Coolmore e mais explorado em shuttles anuais na Nova Zelândia.

Produziu 23 vencedores de grupo entre Europa e Oceania, sendo 3 G1. Rip Van Winkle já está se destacando como um avô materno emergente.



Rip Van Winkle


Indestructible levantou em prêmios £220,867, obtendo duas vitórias, sendo uma aos 2 anos em 1200 metros. Seu principal resultado foi aos 3 anos no Craven Stakes (GB-3), 1600 metros. Aos 2 anos obteve  duas importantes segundas colocações no Champagne Stakes (GB-G2) e Acomb Stakes (GB-G2), provas em 1400 metros. Sem deixar de citar uma quarta colocação no Prix Jean Prat (Fr-G1), 1400 metros e um quinto lugar no St. James Palace Stakes (GB-G1), a milha mais seletiva do turfe mundial.  

Como corredor  frequentou e enfrentou com sucesso a primeira turma de milheiros europeus, tendo derrotado cavalos como Chaldean, Mysterious Night, Charyn, The Foxes, Silver Knott e Audience.


Indestructible vencendo o Craven Stakes (G3).


Sua família materna (3-o), é uma das mais importantes da criação Aga Khan, dela destacam-se Shahrastani, vencedor do Epson Derby e do Irish Derby. Shakapour (G1), Shemakav (G1), Shamreen (G2), Shartash (G2), Shareen (G3), Sharestan (G3), Sheshara (G3), Shahrose (G3), etc. O garanhão Crimson Tide (G2), de notável sucesso no Brasil é filho de Sharata, que pertence a esse mesmo ramo familiar.


Indestructible apresenta 2.19% de coeficiente de consanguinidade, o que oferece ótima diversidade genética.  

Está alojado no Haras Campestre em Itaqui, RS.


Agradecemos a Ricardo Matas pela confiança depositada na indicação e agenciamento de Indestructible.

Também agradeço aos amigos leitores que prestigiaram nosso blog com suas 124.949 visitas desse ano. Espero com esse blog estar honrando os ensinamentos dos Drs. Francisco Eduardo de Paula Machado, Reynato Sodré Borges, Roberto Grimaldi Seabra, Franco Varola e senhor Atualpa Soares, meus grandes mestres do passado.


Que fique a todos, o desejo de um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de realizações e saúde.