quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Romantic Warrior entra para a história

 




Romantic Warrior é hoje o cavalo mais milionário do turfe mundial, entrando para a história ao se tornar o primeiro vencedor por quatro vezes da Hong Kong Cup (G.1). Montado por James McDonald, Romantic Warrior superou o japonês Bellagio Opera (Lord Kanaloa) e a francesa Quisisana (Le Havre). 

Nascido em 2018 na Irlanda e de criação do Corduff Stud & T. J. Rooney, Romantic Warrior é filho de Acclamation (Royal Applause) e Folk Melody (Street Cry), vencedora aos 2 anos, e filha de Folk Opera (Singspiel), ganhadora entre outros do E.P. Taylor St. (G.1) e do Prix Jean Romanet (G.1). 

Ele exibe agora 20 vitórias em competições, este sucesso se soma a outros G.1 obtidos em três Hong Kong Cup, três Queen Elizabeth II Cup, um Yasuda Kinen, uma Hong Kong Gold Cup, um Cox Plate, um Jebel Hatta, um Hong Kong Classic Mile e o Hong Kong Derby.

Por má sorte do turfe Romantic Warrior foi vendido yearling para Hong Kong e castrado imediatamente, seguindo filosofia daquele turfe. Foi enviado para a Manton Estate em Witshire, Inglaterra para ser preparado antes de chegar em Hong Kong como cavalo de competição.

Romantic Warrior é filho de Acclamation, chef-de-race brilliant/intermediate, um dos mais importantes transmissores de precocidade e velocidade do turfe moderno. Infelizmente Acclamation nunca esteve nas mãos de algum grande potentado do turfe e consequentemente nunca teve trabalho de marketing que o colocasse em moda. 

Acclamation apresentou grande afinidade genética com o chef-de-race Machiavellian. Dessa combinação temos o vencedor do Middle Park St. (G.1) e reprodutor clássico Dark Angel, bem como Mehmas, duplo vencedor G.2 aos 2 anos e reprodutor líder na Europa. 

Dark Angel também é pai dos vencedores de G.1 Althiqa, Hunt e Mysterious Night com éguas também portadoras do sangue de Machiavellian, o que confirma a afinidade genética em questão. Dentro dessa mesma linha de convergência temos o vencedor de G.1 australiano Tom Kitten, que é por Harry Angel (Dark Angel) em uma filha de Street Cry (Machiavellian), este último o pai da mãe de Romantic Warrior.

Pelo lado materno, Romantic Warrior é neto de Folk Opera, uma filha de Singspiel, que conquistou o E.P. Taylor St. (G.1) e o Prix Jean Romanet (G.1). Não podemos deixar de citar que Singspiel é filho de In the Wings, ele próprio pai da segunda mãe do triplo vencedor de G.1 em Hong Kong Waikuku, um neto de Acclamation.

Lamentavelmente o sangue de Acclamation é raro no Brasil e só nos lembramos de Gwenny por Raging Bull (Dark Angel), reprodutora recém incorporada ao plantel do Haras Palmerini.



Acclamation - link para artigo sobre Acclamation.