segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O Horloger e Sea of Class



Será feita uma breve mostra da construção do pedigree de SEA OF CLASS, segundo preceitos da tipologia funcional. Esse pedigree é uma aula sobre o tema e uma reflexão quanto a utilização de inbreedings. Algo totalmente distinto do amontoado, sem sentido quanto a funcionalidade, de nomes apenas “duplicados” que hoje se vê em grande parte dos pedigrees. 

Evidentemente, que pelo atual gargalo genético, as possibilidades matemáticas do sucesso acontecer nessas "duplicações" funcionalmente aleatórias são consideráveis, afinal, nada pode impedir que o efeito “salto” de geração aconteça e traga o desejado. Mas, é algo totalmente distinto de um trabalho refinado, com planejamento consciente sobre o que se busca, e como se busca, quando se leva em consideração a morfologia e herança funcional. 


Hoje, criadores internacionais de maior sucesso na gravitação do PSI não prescindem da utilização de hipólogos em seus times. E esse trabalho para se tentar obter o grande craque nunca é feito de forma solitária, e sim faz parte de uma engrenagem, da qual participam treinadores e veterinários, que somam quanto ao conhecimento comportamental e de saúde dos animais e das linhagens à disposição. A equipe dessa forma compreende de forma clara qual o tipo, as características e a natureza da matéria-prima a seu dispor. E o trabalho do hipólogo, é justamente o de colocar em sintonia fina todos os aspectos das linhas que irão compor o pedigree, com ou sem a utilização de inbreedings. Como um "horloger", o artesão relojoeiro, que afina e azeita o delicado mecanismo de precisão de um velho e confiável relógio a corda. 

Um cruzamento correto é a "radiografia" da essência de um cavalo e ferramenta inicial com a qual é possível objetivar o sucesso na atividade.





Inbreedings:

A) – Miswaki, 3 x 4, Quality chef, reconhecido como transmissor de velocidade intermediária:




Através de Sea The Stars, vencedor dos 1600 aos 2400 metros;  2000 Guinéus, Derby de Epsom, Arco do Triunfo, Eclipse Stakes, Juddmonte International Stakes, Irish Champion Stakes, etc.




                            
e Hernando, vencedor dos 2000 aos 2400 metros; Prix Lupin, Prix du Jockey Club (na época disputado sobre 2400 metros), Prix Niel, Prix Gontaut-Biron, 2. Arco do Triunfo, etc. 




B) - Northern Dancer, 5 x 5 x 5, chefe de raça Intermediário/Clássico:





Através de Danzig, chefe de raça Intermediário/Clássico, por sequência masculina em Green Desert, Quality chef + Cape Cross, chefe de raça Clássico + Sea The Stars,


e Nijinsky, 4 x 4, chefe de raça Clássico/Sólido, via Holy Moon:






               Através de Niniski, chefe de raça Clássico/Profissional,



                e Caerleon, Quality chef,





C) - Balidar, 5 x 5, Quality chef,




 através de Young Generation,



 e Balidaress,


                                        
   
Diagrama de dosagem de Sea Of Class