sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Invictus



Invictus, Fam. 1-t, castanho, SP, 2008, por Sulamani em Get Back por Fast Gold de criação e propriedade do Beverly Hills Stud, 12-2-2-5, foi um cavalo precoce e de muito boa categoria, aos dois anos venceu em 1400 metros e se colocou terceiro na Taça de Prata. Sagrou-se aos 3 anos vencedor do GP São Paulo, derrotando um dos mais fortes campos dos últimos anos, onde encontravam-se animais como Didimo, Tônemaí, Veraneio, Sal Grosso, Energia Davos, Hunka Hunka, etc.




Seu pai Sulamani foi parelheiro de notável campanha, sendo um vencedor do Prix du Jockey Club – Derby francês, FR-G1, 2400 metros à época e segundo colocado no Prix de L’Arc de Triomphe, FR-G1, a prova de comparação mais importante do calendário mundial, outras suas vitórias foram Juddmonte International Stakes, GB-G1, Arlington Million, USA-G1, Turf Classic Invitational Stakes, USA-G1, Dubai Sheema Classic, UAE-G1 e Canadian International Stakes, CAN-G1. 



Trazido ao Brasil em shuttle serviu no Haras Calunga por duas temporadas, tendo se apresentado como um muito bom e consistente reprodutor, seguindo o mesmo padrão de outros garanhões que se destacaram como reprodutores no hemisfério sul apesar de seu pouco sucesso no hemisfério norte, seus índices no Brasil são excelentes, com 9,78% de seus filhos vencedores em provas Black Type e 15,21 % ganhadores e colocados nessas mesmas provas, números que o confirmam como um dos mais importantes garanhões que serviram modernamente na criação brasileira, além de Invictus produziu os destacados: Ganesh, 1. GP General San Martin, ARG-G1; Going Somewhere, 1. GP Carlos Pellegrini, ARG - G1; Concilium, GP Jockey Club de São Paulo - G1, mais os vencedores de grupo Energia Destaque, Choreograph, Ferragamo, Mitológico, Senatus, Nice Queen, Sul Blue entre outros. Internacionalmente Sulamani produziu Mastery, GB-G1; Cash And Go, GB-G1; Achtung, FR-G3; Tau Ceti, FR-G3; Aki, RUS-G1, etc.

Invictus é neto materno de Fast Gold, um veloz exemplar de meio fundo, e vencedor nos EUA do Paterson H, G1, 1800 m, Pegasus H, G2, 1800 m e Excelsior S, G3, 2000 m com US$ 559.632,00 em prêmios. Dos primeiros shuttles modernos no Brasil primou pela inclusão de velocidade aos pedigrees nacionais até então muito fundamentados em sangue europeu  stout e professional, garanhão de vinda benéfica gerou parelheiros de qualidade como Guacho (GP Derby paulista, G1), Be Fair (GP Diana - RJ, G1), Helisangela (GP OSAF, G1), Lingote de Ouro (GP Presidente da República - SP, G1), Setembro Chove (GP Presidente da República - RJ, G1), Zé de Ouro (GP Juliano Martins, G1), El Paso (GP Francisco Eduardo de Paula Machado, G1) entre uma grande série de bons elementos de grupo, também destacado avô materno Fast Gold é um quality sire na criação brasileira. 


Fast Gold.

Sua mãe Get Back foi uma corredora de boa qualidade, sendo vencedora e com importantes colocações clássicas, onde podemos destacar, 2. GP Pres. Antonio T. Assumpção Neto, G2, 1800 ; 3. GP Zélia Peixoto de Castro, G1, 2000 m; 5. GP Diana-SP, G1, 2000 m e GP José Paulino Nogueira, G3, 2400 m. Invictus é de longe o seu melhor produto, do ramo de Breath O’Morn descendem os destacados Proud Clarion, 1. Kentucky Derby, G1, 3. Preakness S, G1, 4. Belmont Stakes, G1 e Knightly Dawn, 1. Jersey Derby, G1.

Invictus em sua vitória no GP São Paulo.




                                                      Campanha 

2 anos

1. Prêmio Zonzo, 1400 m, GM, Gávea,
3. Grande Prêmio J. Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata, G1, 1600 m, GP, Gávea,

3 anos

2. Prêmio Turma de Economia e Administração – Mackenzie, 1969, 1800 m, GF, Cidade Jardim,
2. Clássico Sandpit, L, 2000 m, GB, Gávea,
3. Grande Prêmio Linneo de Paula Machado – Grand Criterium, G1, 2000 m, GP, Gávea,
4. Grande Prêmio Derby Paulista, G1, 2400 m, GM, Cidade Jardim,
3. Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado, G1, 2000 m, GM, Gávea,
3. Grande Prêmio Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro, G1, 2400 m, GB, Gávea,
1. Grande Prêmio São Paulo, G1, 2400 m, GM, Cidade Jardim,

4 anos

3. Grande Prêmio Brasil, G1, 2400 m, GM, Gávea,
8. Grande Prêmio João Borges Filho, G2, 2400 m, GP, Gávea,
7. Grande Prêmio São Paulo, G1, 2400 m, GF, Cidade Jardim.



Em que pese entre os nossos criadores indisposição quanto a Sulamani, é inegável o seu sucesso em produzir elevado classicismo no Brasil. A idéia ao se trazer garanhões em regime de shuttle é aportar pontualmente a nossa criação indivíduos de alto padrão, já que não é possível importar de forma definitiva animais dessa qualidade. Consequentemente, o desprezo para com os destacados filhos desses reprodutores é totalmente ilógico. Invictus, bem como seus irmãos paternos Going Somewhere e Ganesh, todos servindo na reprodução, não devem ser abandonados pelo élevage nacional apenas por injustificado modismo e/ou pelo falso imaginário de que seus filhos serão tardios, stayers ou simples galopadores. Como se velocidade fosse uma característica condicionada a tenue... um equívoco comum aos iniciantes no estudo da transmissão no PSI. Eles são garanhões pertencentes a raras linhagens Solid e Profissional, que necessitam adequado planejamento de coberturas, onde o equilíbrio de sangue é fundamental na busca das afinidades corretas. O cruzamento preferido de Tesio, que gerou seus maiores craques era o Clássico - Solid e em menor escala Intermediário - Profissional. Rejeitar esses cruzamentos seria como imaginar que Nearco, Ribot, Cavaliere d'Arpino e Donatello entre tantos outros tesianos, não seriam hoje corredores competitivos. Por coincidência em São Paulo, onde grande contingente desse tipo de garanhão está sediado, é o centro de criação no qual mais existem éguas a eles adequadas. 

O élevage paulista deve ficar atento as jóias genéticas de diversos perfis tipológicos que encontram-se em suas mãos. Elas são o resultado de fortes inversões financeiras, e não devem ser perdidas por modismos ou conceitos particulares emitidos para determinados garanhões considerando tão somente seu resultado como reprodutores. E dentro desse raciocínio, que quer ser dogmático, descartar como algo absoluto, suas influências futuras. Nunca podemos esquecer o exemplo de Secretariat, um craque nas pistas, fracasso como pai e alçado a chef-de-race através das oportunidades oferecidas as suas filhas.  


Observamos hoje no estoque do PSI brasileiro, uma grande tendência no encurtamento e aligeiramento de nossas linhagens. Mas, nunca devemos esquecer que o nosso calendário clássico não segue o modelo do turfe norte-americano, seu tipo de piso e desenho de pistas. As nossas mais desejadas, bem remuneradas e principais provas técnicas são disputadas sobre os 2400 metros e na pista de grama, com longas retas de 600 metros que exigem dos participantes um tipo de esforço totalmente distinto do desempenho exigido em retas de 400 metros ou menos. 

É justamente a utilização de filhos e filhas de garanhões como Sulamani, Yagli, Know Heights e Nedawi, que pode oferecer as grandes expectativas, para disputar com sucesso os grandes embates de alto classicismo.