quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Garanhões Gramáticos - EUA




Poste de chegada - Epsom Downs.


"O puro-sangue existe porque sua seleção não depende de especialistas ou técnicos, mas de um pedaço de madeira - o poste de chegada do Derby de Epsom".
                                                                                                    Frederico Tesio



Os garanhões relacionados abaixo, estão em ordem de colocação, na estatística de reprodutores líderes para grama EUA - 2017. Mesmo diante das importantes dificuldades que o nosso turfe atravessa, acreditamos que ao oferecer menor prestígio a esse tipo de cavalo, o turfe norte-americano possibilite aos criadores brasileiros excelentes oportunidades para adquirir algum filho, com bom padrão técnico, de qualquer dos garanhões listados. O que vemos hoje, são os bons filhos desses reprodutores ao encerrarem suas campanhas terem como destino preferencial, quando exportados, a África do Sul, Nova Zelândia e Índia - turfes, como o nosso, com perfil essencialmente gramático em seus calendários nobres - por valores próximos as quantias pedidas na Europa por corredores de baixa qualidade. Ou, então, ficarem estacionados em haras satélites de menor investimento e/ou localizados em centros terciários da criação norte-americana, sem atrair qualquer tipo de interesse quanto a seus serviços.



1 - KITTEN’S JOY - EUA


Inbred: 3 x 5 em Northern Dancer, 4 x 5 em Hail To Reason e 5 x 5 em Turn-To.


Kitten's Joy é um filho de El Prado, um "pai de pais" e um fenômeno como produtor de gramáticos, pai de mais de 81 stakes winners. São seus filhos os Gr 1 Roaring Lion, Oscar Performance, Hawkbill, Sadler's Joy, Divisidero, Stephanie's Kitten, Big Blue Kitten, Bobby's Kitten, Real Solution, Kitten Dumplings, Admiral Kitten, etc.


2 - ENGLISH CHANNEL - EUA


Outbred.


Com apenas 8 gerações em idade de corrida English Channel, já produziu corredores aprovados tanto na grama como no dirt. Tendo, entre eles, 16 graded stakes winners e 39 vencedores blacktype. Dentre seus filhos destacam-se Travers, The Pizza Man, Al's Gal, Strait Of Dover, Parranda e Interpol.  


3 - SCAT DADDY - EUA


Inbred: 2 x 4 em Mr Prospector e 4 x 5 em Northern Dancer.


Antes de seus filhos estrearem nos EUA, Scat Daddy foi levado para servir em shuttle no Chile, 2009-2011, onde foi garanhão líder 2013/14/15/16. O forte avanço da criação chilena nas últimas décadas demonstra o profissionalismo dos criadores chilenos na seleção dos garanhões que importam, quer seja definitivamente ou em regime de shuttle. Scat Daddy é pai de Justify, o tríplice-coroado norte-americano de 2018, possuindo além, inúmeros filhos de muito boa qualidade, a se destacar os Gr 1 Caravaggio, Mendelssohn, Sioux Nation, Lady Aurelia, Dacita, No Nay Never, Daddy's Lil Darling, Il Campione, Solaria, El Bromista, etc.


4 - MORE THAN READY - EUA


Inbred: 4 x 5 em Turn-To e 5 x 5 em Native Dancer.


More Than Ready é pai de mais de 160 stakes winners, sendo 60 aos 2 anos de idade. Possui 27 graded 1 winners, 86 graded stakes winners e um total de 343 filhos blacktypes sobre mais de 150 diferentes pais de mães. Surgiu como um "pai de pais", através de seu filho australiano Sebring, "Champion 2yo - 2007/08" que produziu Dissident, "Australian horse of the year e Champion sprinter - 2014/15". Sebring e Dissident, ambos exemplares de pistas de grande qualidade, servem respectivamente no Widden Stud e Newgate Stud Farm, dois haras australianos de primeira grandeza, o que deixa evidente o respeito que o élevage australiano presta aos seus cavalos de elevado mérito. Comportamento totalmente oposto ao de nossos criadores, que historicamente desprezam nossos bons exemplares quando passam para a reprodução. Podemos citar alguns de seus outros filhos vencedores Gr 1,  Catholic Boy, Room Service, Funtastic, Rushing Fall, Daredevil, Regally Ready, Verrazano, Eagle Way, Roy H, Prized Icon, etc.


5 - WAR FRONT - EUA


Inbred: 2 x 5 em Northern Dancer e 5 x 5 em Hyperion.


War Front produziu até o momento 67 stakes winners, 37 graded stakes winners e 18 graded 1 winners. São seus filhos Gr 1, The Factor, US Navy Flag, Lancaster Bomber, Fog Of War, Declaration Of War, American Patriot, Air Force Blue, Homesman, etc.


6 - THE FACTOR - EUA


Inbred: 3 x 5 em Mr Prospector, 4 x 4 em Nearctic e 5 x 5 x 5 em Native Dancer.


É um garanhão que iniciou suas funções na reprodução em 2013. The Factor confirmou suas características de corredor, sendo um vetor de muita velocidade e precocidade. Serviu em shuttle na Austrália em 2014 e em 2018 encontra-se servindo na criação japonesa. Com apenas 3 diminutas gerações em corrida já produziu os vencedores de grupo Bandua - G1, Bound For Nowhere - G2, Multiplier - G3, Viva Vegas - G3 e Cuestion de Tiempo - G3. 


7 - GIANT’S CAUSEWAY - EUA


Inbred: 4 x 5 em Bold Ruler e 5 x 5 em Nasrullah.


Giant's Causeway é um "chef-de-race", após Danzig foi o primeiro garanhão a liderar por 3 vezes a estatística geral de reprodutores nos EUA - 2009/10/12, foi segundo em 2008/2014 e terceiro em 2006/2013. Também venceu a estatística americana de 2 anos em 2005 e 2014. Produziu até o momento 178 vencedores blacktype, sendo 104 de provas de grupo e 31 graded 1 winners em 9 países (EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Japão, África do Sul, Chile e Peru). São seus filhos Gr 1, Shamardal, Footstepsinthesand, Eskendereya, First Samurai, Take Charge Brandi, Carpe Diem, Creative Cause, Ghanaati, Carrick, Maids Causeway, etc. Por mistérios do turfe Giant's Causeway não se saiu bem entre nós como pai de bons ganhadores, mas, somos da opinião que as filhas por ele deixadas em nosso élevage devem ser devidamente prestigiadas na reprodução.


8 - ARTIE SCHILLER - EUA


Inbred: 5 x 5 em Nearco e 5 x 5 em Native Dancer.

Artie Schiller, outro filho de El Prado dessa listagem, cumpre na estação de monta 2018 serviço na Austrália, mesmo estando entre os 10 principais garanhões em serviço nos EUA, ratifica com seu shuttle o pouco prestígio que o turfe norte-americano oferece a seus gramáticos de ponta, quer sejam como corredores, quer como reprodutores. Com 9 reduzidas gerações em idade de corrida já produziu 17 vencedores de grupo e dentre estes citamos os Gr 1, Flying Artie, Laser Hawk, Bowies Hero, My Conquestadory e We Miss Artie, 


9 - TAPIT - EUA


Inbred: 3 x 4 em Mr Prospector e 3 x 5 em Nijinsky.


Tapit está entre os principais garanhões em serviço nos EUA, foi líder da estatística geral americana em 2014/15/16 e é pai de 24 vencedores em Gr 1, 66 em provas de grupo e de 109 em blackypes. Dentre seus filhos que se sagraram em grupo 1, podemos citar Tonalist, Creator, Hansen, Dream Dancing, Frosted, Careless Jewel, Constitution, Trapizar, Cupid, etc.


10 - QUALITY ROAD - EUA


Inbred: 4 x 4 em Raise A Native, 4 x 5 em Northern Dancer e 5 x 5 em Bold Ruler.

Quality Road é um filho de Elusive Quality, garanhão que serviu no Brasil em regime de shuttle e atingiu o expressivo índice de 8,90% de vencedores de grupo, infelizmente o melhor filho de Elusive Quality entre nós - Bonaparte - não pode ser incorporado ao élevage nacional. 

Abre parênteses:

Bonaparte é um triste exemplo, em nosso ponto de vista, de como alguns criadores brasileiros enxergam os nossos bons cavalos. Belíssimo exemplar em tipo físico, dono de régia linhagem e com a seguinte campanha:

1. GP Derby Paulista, G1, 2400 metros,
1. Prêmio Clareira, 1500 metros,
2. GP Estado do Rio de Janeiro, G1, 1600 metros,
2. Prêmio Joe Poker, 1600 metros,
4. GP Ipiranga, G1, 1600 metros,
6. GP Linneo de Paula Machado - Grande Criterium, G1, 2000 metros.

Foi exportado aos EUA por seu criador e proprietário - Stud TNT - para defender suas cores. Sentiu antes de estrear, a lamentável solução a ele destinada foi sua castração e o condenar a ser um simples cavalo recreativo, melancólico fim para um exemplar de elevado mérito. Se a opção de o retornar para reprodução tivesse sido considerada, haveria a possibilidade de se agregar em muito bom nível ao nosso élevage, o sangue do respeitado internacionalmente Elusive Quality. 


Bonaparte.
  
Mas, resta a criação brasileira raríssimas filhas de Elusive Quality, que deveriam ser consideradas por seus proprietários como verdadeiros tesouros genéticos. 

Fecha parênteses.


Quality Road é em nossa opinião o melhor filho que Elusive Quality produziu, tendo vencido 7 provas de grupo, sendo 4 delas de graduação máxima, obteve em sua campanha 3 recordes, 1'47"49 para os 1800 m em Gulfstream Park e 1'13"45 para os 1300 m em Saratoga. Quality Road era o recordista anterior para os 1800 m em Gulfstream com 1'47"72, mas, posteriormente quebrou seu próprio recorde. Quality Road produziu em 5 gerações com idade de corrida 9 vencedores de Gr 1, a saber, City Of Live, Abel Tasman, Spring Quality, Hootenanny, Bellafina, Salty, Caledonia Road, Illuminant e Klimt.




Adendo:

O qualificado Admiral Kitten foi oferecido a criação brasileira por valor convidativo para um exemplar de sua categoria. Infelizmente ele não suscitou maior interesse de nossos criadores, talvez por não possuir um "pedigree de charme" e hoje encontra-se servindo na África do Sul no Mountonshoek Stud.






Admiral Kitten, 16-4-7-0. Correu e venceu dos dois (invicto) aos quatro anos com US$ 792.394 em prêmios.

2 anos 

1. El Joven Stakes, LS, 1600 metros, grama, 

3 anos

1. Secretariat Stakes, G1, 2000 metros, grama,
2. Jamaica Handicap, G1, 1800 metros, grama,
2. Hollywood Derby, G1, 2000 metros, grama,
2. American Turf Stakes, G2, 1700 metros, grama,
2. American Derby, G2, 1900 metros, grama,
2. Arlington Classic, G3, 1700 metros, grama,

4 anos

1. John B Connaly Turf Cup Stakes, G3, 1800 metros, grama,
2. Arlington Handicap, G3, 2000 metros, grama,
5. Turf Classic, G1, 1800 metros, grama.


É justamente com importações pontuais de garanhões com o tipo mínimo de perfil de um Admiral Kitten, que a criação brasileira pode usufruir de válido aporte genético. A utilização de importados dessa qualidade somada com a dos nossos bons exemplares na reprodução, é o caminho para que o élevage nacional possa vislumbrar um futuro promissor na indústria do turfe mundial.