sexta-feira, 10 de maio de 2019

War Winds - Um Fórmula 1 no Leilão / TBS





War Winds é um representante de cruzamento Fórmula 1, traz um inbreeding 3 x 4 sobre a matriarca COURT LADY. Sendo que Onefortheroad e New Rochelle além de serem filhas diretas de Court Lady também o são de Ghadeer, novamente um 3 x 4, agora sobre esse chef-de-race do turfe nacional. 

Fora essa duplicação Court Lady/Ghadeer através de duas irmãs inteiras, têm que ser destacado o inbreeding 4 x 5 sobre Raise A Native através de seus dois melhores filhos, Mr Prospector e Exclusive Native. Além de um 5 x 5 Northern Dancer via Lyphard e Storm Bird.





Seu pai Flymetothemoon foi um excelente animal de pistas, como reprodutor iniciou-se no Haras Faxina, infelizmente em um momento de profunda depressão desse antigo celeiro de campeões, onde o ocaso era mais do que evidente. Mesmo assim produziu ao precocemente falecido Enfim do Faxina, dado por muitos como provavelmente a grande estrela de sua geração em Cidade Jardim. Somos da opinião, de que, somente agora Flymetothemoon terá reais chances em começar a apresentar, o que de fato dele se espera como reprodutor. 

https://purosanguedecorrida.blogspot.com/2018/05/flymetothemoon.html

O seu avô materno Emirates To Dubai obteve 7-4-0-1, foi um parelheiro veloz como os tempos de suas vitórias assim o atestam, seu principal feito foi o listed Red Wing Dream Stakes em 1200 metros - Belmont, fisicamente em campanha foi muito delicado. Quanto a sua produção no Brasil ele foi muito mal, creditamos tal fato a fragilidade da combinação Storm Cat x Mr Prospector. Emirates To Dubai serviu muitas filhas de Dodge (Mr Prospector), notável garanhão entre nós - o maior produtor de vencedores do GP Major Suckow - mas, que além do extremo brilhantismo também transmitiu problemas inerentes a sua linhagem, ou seja, pouca saúde de locomotores. Temos em Emirates To Dubai x Dodge um exemplo de somatórios de uma má característica.

Acreditamos que se a Emirates to Dubai for oferecido éguas mais staminadas e livres de Mr Prospector, ou pertencentes a linhagens isentas de fragilidade locomotora, algo possa melhorar, pois a sua linha materna próxima apresenta-se extremamente consistente no turfe mundial e dela fazem parte Singspiel, Rahy, Mezzo Soprano, Devil's Bag, Glorious Song, Ballade, etc.


Bebê Vitória, a sua mãe, não apresentou importantes problemas nos locomotores, além de muito veloz se mostrou confirmadora em pistas, tendo obtido 12-2-2-2 e mais dois quintos lugares. Sua segunda mãe Queen Rochelle apenas produziu mais a Bionda Rochelle, 16 apresentações com 3 vitórias e 7 colocações em Cidade Jardim. New Rochelle, sua terceira mãe, é uma vencedora de G2 - GP João Cecilio Ferraz, mas o aspecto por nós considerado fundamental é a presença em sua linha ventral da reine-de-course Court Lady. É importante notar que apesar desse ramo de Court Lady ser numericamente bastante reduzido, ele está sustentando animais de padrão competitivo e saudáveis. A expectativa de "estourar" um clássico é eminente.

Court Lady foi uma grandíssima égua de pistas, 13-11-0-0, onde podemos destacar suas vitórias no GP OSAF - G1, GP 25 de Janeiro - G2, GP Luiz Fernando Cirne Lima - G3 (2x), GP CCCCN - G3, Cl Imprensa - G3, etc. De seu ventre descendem:

- Molengão, G2-EUA, reprodutor,
- New Rochelle, G2-BR,
- Ohneguinha, 3.G1-BR; 2.G2-BR,
- Onefortheroad, G1-BR, *Reprodutora do Ano*,
  - Ay Caramba, G1-BR; G-3-EUA, *Campeão 2 anos*, reprodutor,
  - Bye Bye Caroline
    - I Say You Stay, G2-BR, reprodutor,
  - Cherie Gigi,
    - Nostalgie, G1-BR,
    - Platine, G3-BR,
    - Kalik Light, 3.G3-BR,
  - Éissoaí, G1-BR, *Campeã 3 anos*
  - Flymetothemoon, G1-BR, * Cavalo do Ano* e *Campeão 3 anos*, reprodutor,
  - Valley Road,
    - Forty Carrots,
      - Mud Pie, 2.G1-BR,
      - Orange Box, G2-BR,
- Route Sixty Six,
  - Double Trouble, G1-EUA; G2-BR,
- Runforthedoe, G1-ARG; G2-EUA,
- New Bobcat, G2-BR.


Devemos ressaltar que na criação do PSI não existe uma "receita infalível". Nada pode nos sinalizar aonde estará o craque, mas é indiscutível que o estudo dos pedigrees e seus cruzamentos somados a uma análise morfológica do indivíduo, podem ajudar a diminuir o fator sorte. 

No caso de War Winds os nossos comentários cabem apenas a construção de seu pedigree, pois a presença de Emirates To Dubai é com certeza um ponto muito negativo,  considerando o seu baixíssimo resultado na reprodução e campanha muito frágil, pontos que devem ser levados em consideração.