quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Kingman

 


 

Kingman teve em 2019 um ótimo ano, quando os seus primeiros produtos completaram 3 anos de idade (geração 2016). Persian King lhe ofereceu o primeiro sucesso clássico com a sua vitória na Poule d'Essai des Poulains (Fr-Gr.1). Calyx apresentou incrível poderio locomotor quando da sua vitória no Pavillon Stakes (GB-Gr.3) e viu a sua carreira precocemente interrompida após uma lesão, hoje pertence ao book de garanhões da Coolmore Austrália com serviço de 22.500. Headman produziu impressionantes vitórias no Prix Eugène Adam (Fr-Gr.2) e no Prix Guillaume d'Ornano (Fr-Gr.2). Nessa geração Kingman ainda produziu Nausha , vencedora do Musidora Stakes (GB-Gr.3) e Sangarius, vencedor do Hampton Court Stakes (GB-Gr.3). Cabe também citar King of Comedy, vencedor do Heron Stakes (GB-L) e com importantes colocações como 2nd no St. James Palace Stakes (GB-Gr.1) e 4th no International Stakes (GB-Gr.1).

 

Simon Mockridge, atual manager da Juddmonte Farms na Inglaterra, disse: 

"Em 2019, o único garanhão com mais vencedores de Stakes aos 3 anos do que Kingman foi Galileo. Kingman teve quatro vencedores 2 anos black types em sua segunda geração, incluindo Boomer, vencedor do Prestige Stakes (GB-Gr.3). E sua terceira geração obteve incrível sucesso nos leilões: 59 produtos vendidos por um preço médio de £ 317.933, incluindo potros vendidos por 2,3 milhões de guinéus e 1,8 milhões de guinéus no Livro 1 de Tattersalls".   

 

Em 2020 Kingman continua sustentando sua enorme capacidade de produzir classe oferecendo Palace Pier, vencedor do St. James Palace Stakes (GB-Gr.1) - indiscutivelmente a mais importante prova de seleção do turfe mundial para os 1600 metros - quando derrotou Pinatubo e do Prix Jacques Le Marois (Fr-Gr.1) sobre Circus Maximus. Temos também Fearless King vencedor do Mehl-Mulhens-Rennen (Ger-Gr.2), os 2000 Guinéus da Alemanha. Chachnak, vencedor do Prix du Prince d'Orange (Fr-Gr.3). Na semana passada Persian King venceu o importante  Prix du Moulin de Longchamp (Fr-Gr.1) derrotando um dos mais seletos campos dos últimos anos, Pinatubo, Circus Maximus, Siskin, Victor Ludurom e Romanised

Kingman é hoje o garanhão com serviço de maior valorização na Europa. Ingressou em Juddmonte Farms em 2015 quando foi oferecido a  £ 55.000, e para 2020 seu serviço foi fixado em £ 120.000 com "over book". Uma valorização de 172%.




Diante da lastimável perda de HAT TRICK e das avançadas  idades de AGNES GOLD e FORESTRY, é certo que criadores brasileiros irão buscar no mercado internacional novas alternativas para a proxima temporada de monta. O intuito desse artigo é chamar a atenção de nossa criação para outros caminhos, que estão além da servilidade de nossos haras para com o turfe norte-americano. Recentes sondagens no mercado internacional efetuadas por nossos criadores deixaram evidente que uma possível reposição da extraordinária genética de SUNDAY SILENCE através da importação de algum filho com razoável sucesso de garanhões japoneses como DEEP IMPACT, HEART'S CRY, DAIWA MAJOR e GOLD ALLURE é uma tarefa praticamente impossível para a nossa sofrida moeda. 

Kingman é um garanhão que possui alguns filhos proximos ao fim de campanha, que apresentam performances intermediárias na Inglaterra e França, com vitórias e/ou colocações em provas grupadas ou listeds. Provas essas que em termos de seleção, não podem jamais serem comparadas com suas congêneres norte-americanas. 

 

OLHO nesses filhos de Kingman  enquanto ainda existe remota possibilidade de nosso real conseguir comprar algo dele.  

 

https://www.juddmonte.com/stallions/kingman/runners.aspx