segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Quem manda na grama?



Um tema bastante controverso é o relativo a  superioridade das genéticas existentes nos dois principais centros de criação do PSI, Europa e EUA. Podemos compreender o Japão como um terceiro caminho que está sendo construido de forma pragmática com seleção para grama e sobre garanhões como NORTHERN TASTE, SUNDAY SILENCE e KING KAMEHAMEHA, que são os fundadores do turfe japones moderno.

Entendemos que não existe uma genética superior que pertença a esse ou aquele continente, e sim linhagens mais adaptadas a específicas condições quanto a tipo de raia e desenho de pista. Nesse último aspecto os EUA é o turfe mais eclético, pois cada hipódromo possui o seu tipo de dirt, se bem que quanto a desenho de pistas são praticamente iguais, retas curtas e curvas em torniquete. Apesar de grama ser grama em qualquer parte, nos EUA os cavalos correm em um tipo de pista "estrangulada" e plana, enquanto na Europa temos grandes retas e curvas com raios enormes, aclives e declives. Nos EUA o hipódromo que é considerado como o que possui uma pista  mais próxima aos hipódromos europeus é Kentucky Downs, outra opção interessante é Gulfstream Park, na grama com retas de 400 metros e curvas com raios de 180 metros. À vista disso, Kentucky Downs e Gulfstream Park possuem teoricamente as provas de grupo onde os nossos criadores deveriam buscar gramáticos, se o objetivo for sangue norte-americano. 

 

Gulfstream Park

 


Kentucky Downs


É indiscutível que específicos desenhos de pistas e tipos de raia ao qual uma criação é direcionada molda um tipo morfológico de cavalo. Consequentemente, de forma geral, são bastante distintos os físicos do PSI norte-americano e europeu.

A criação brasileira vive um paradoxo, nossos principais hipódromos obedecem desenho europeu - Gávea: retas de aproximados 650, 180 e 750 metros, variante com mais de 250 metros, aclive e declive / Cidade Jardim: retas de aproximados 600 metros, duas variantes de mais de 300 metros - com nossas mais bem remuneradas provas disputadas na raia de grama em distâncias acima da milha e nossos criadores recentemente priorizando a importação para garanhão de animais com genética norte-americana de dirt, corridos em pistas "estranguladas" e com alcance staminico limitado. O que evidentemente não descredencia aos animais norte-americanos que tiveram sucesso em provas na grama e com maior elasticidade para distância, e que sejam filhos de reconhecidos pais de bons gramáticos como TAPIT, KITTEN'S JOY, ENGLISH CHANNEL, MORE THAN READY entre alguns outros.



Hipódromo da Gávea



Hipódromo de Cidade  Jardim

 

Portanto, iniciaremos uma série na qual apresentaremos os pedigrees vencedores das últimas 5 edições das provas que entendemos serem as principais de seleção do turfe mundial na grama: Prix de L' Arc de Triomphe - 2400m, Epsom Derby - 2400m, Prix du Jockey Club - 2100m e St James Palace Stakes, 1600m.

O  nosso primeiro passo será expor para análise de nossos leitores os pedigrees dos 5 garanhões líderes, nesse momento, no quesito grama nos EUA e na Europa.


EUA

 

1 - MEDAGLIA D'ORO

 


 
2 - MORE THAN READY

 


 

 3 - WAR FRONT

 


 

 4 - KITTEN'S JOY

 


 

 5 - ENGLISH CHANNEL

 


 

 EUROPA

 

1 - GALILEO 



 

2 - TEOFILO

 


 

3 - DUBAWI

 


 

 4 - EXCEED AND EXCEL

 


 

 5 - FRANKEL

 


 

 

 

                                                                                                                            continua -