quinta-feira, 15 de outubro de 2020

St James Palace Stakes

 


 

Iniciaremos com o St James Palace Stakes - 1600 metros - a apresentação dos pedigrees dos últimos vencedores das provas que listamos, em nossa postagem anterior, como as mais importantes do turfe mundial. A título de somar informação a nossos leitores e considerando a facilidade comercial em adquirir genética norte-americana, ao fim da apresentação de todas essas provas, listaremos também os pedigrees dos últimos vencedores dos Gr.1 na grama mais relevantes dos EUA.  

Para a distância da milha a nossa escolha como prova fundamental recaiu sobre o St James Palace Stakes,  pois ela é uma corrida "descobridora" de grandes garanhões, podemos destacar entre seus vencedores recentes o chef-de-race GIANT'S CAUSEWAY, SHAMARDAL, ROCK OF GIBRALTAR, KINGMAN, FRANKEL, DAWN APPROACH e MASTERCRAFTSMAN. Essa prova ao contrário dos 2000 Guineas não é disputada em reta, e esse é em nosso julgamento o fator primordial quanto a sua seletividade e posterior enorme sucesso de seus vencedores na reprodução. O seu desenho de pista é muito singular para a Europa e é conhecido como "Old Mile Course", possuindo uma curva de quase 90 graus e uma pequena reta de chegada. O que faz com que seu competidor ao final de ser obrigado a forte galope em longa reta no aclive, com muito suave curva em seu terço final, seja exigido para ficar entre os primeiros para ter chance de vitória. E após enfrentar curva de chegada garroteada, ainda deve possuir força para um curto arremate final, que colocará em teste se possui ou não o pointe de vitesse necessário para o conduzir a vitória.

 

 

2020 - PALACE PIER

 



2019 - CIRCUS MAXIMUS

 


 

2018 - WITHOUT PAROLE

 


 

 2017 - BARNEY ROAD

 


 

 2016 - GALILEO GOLD 

 


 

 

Comentaremos sobre GALILEO GOLD e usaremos o exemplo da criação japonesa. O Japão importou animais não valorizados em seus turfes de origem, principalmente quanto a não carregarem "pedigrees de moda" ou serem antipatizados por razōes não necessariamente técnicas, NORTHERN TASTE por exemplo, era desprezado por sua pelagem e se tornou fundamental ao élevage japonês. Podemos citar também SUNDAY SILENCE, TONY BIN, KINGMAMBO, BRIAN'S TIME e FRENCH DEPUTY como cavalos não vistos com bons olhos no ocidente e importantíssimos para o desenvolvimento e alta qualidade do cavalo japonês moderno.

Consideramos que GALILEO GOLD atende ao mesmo raciocínio japonês quanto a investir, foi um corredor de muita qualidade e encontra-se algo desprestigiado na criação europeia e sem nenhuma geração ainda estreada. Apostar nesse perfil de cavalo é em nosso julgamento uma opção mais correta que importar e apostar em garanhões comprovadamente fracassados em suas origens, esperando que se tornem entre nós bons pais de ganhadores. 

Como já comentamos em nosso blog, esse tipo de importação - bons corredores e fracassados como pais - só é válida dentro de um planejamento de criação e citamos o importado KARABAS pelo dr. Francisco Eduardo de Paula Machado, um garanhão de baixo calibre na Europa mas trazido justamente para gerar matrizes. KARABAS se transformou em um belíssimo avô materno e o melhor pai de segundas e terceiras mães do turfe brasileiro em todos os tempos. De fato, dr. Francisco Eduardo sabia tudo de PSI, foi uma grande honra o nosso aceite ao seu convivio e poder aprender algo do seu notável conhecimento turfistico. Um GRANDE MESTRE.

Copiando o Japão esse não poderia ser um caminho a ser seguido por nossa criação?

 




 


 



continua -