segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O Derby de Epsom

 


 

"O puro-sangue existe porque sua seleção não depende de especialistas ou técnicos, mas de um pedaço de madeira - o poste de chegada do Derby de Epsom".                                                                                                                                              FredericoTesio


Em que pese alguns profissionais do turfe, notadamente da América do Sul, já defenderem o Kentucky Derby como a prova de maior seleção para os 3 anos no turfe mundial, dentro de um mínimo de razoabilidade não cabe discussão que no PSI a prova mais seletiva para os produtos dessa idade é o DERBY STAKES. Essa prova junto com os 2400 metros do Prix de L'Arc de Triomphe em Longchamp, são inquestionavelmente os embates que mais exigem força e vigor de um cavalo de corrida. O final dos 700 metros da reta de Epson Downs em aclive de aproximados 20 graus exige um esforço descomunal de seus competidores. Ao compararmos a influência na reprodução dos vencedores dessa prova com os do Kentucky Derby, fica mais do que evidente o abismo quanto a capacidade na produção de classe dos mesmos. 

Mesmo considerando critérios técnicos mínimos para as duas provas não há o que ser compararado. Para uma rápida visualização de nossos leitores listaremos seus respectivos vencedores de 2001 até 2009: 

 

2001 - GALILEO (chef-de-race) e MONARCHOS, 

2002 - HIGH CHAPARRAL (chef-de-race) e WAR EMBLEM, 

2003 - KRIS KIN e FUNNY CIDE (castrado), 

2004 - NORTH LIGH e SMARTY JONES, 

2005 - MOTIVATOR e GIACOMO,

2006 - SIR PERCY e BARBARO (morto antes de ir para reprodução),

2007 - AUTHORIZED e STREET SENSE,

2008 - NEW APPROACH e BIG BROWN,

2009 - SEA THE STARS e MINE THAT BIRD (castrado).

 

Gráfico contribuição Gilberto Junqueira.

 

 

Últimos vencedores do DERBY STAKES:

 

2015 - GOLDEN HORN

 


 

 2016 - HARZAND

 


 

  2017 - WINGS OF EAGLES

 


 

 2018 - MASAR

 


 

2019 - ANTHONY VAN DYCK

 


 

 2020 - SERPENTINE

 


 

 


Seguindo a filosofia criacional japonesa de patriar corredores de primeira categoria, mas portadores de PEDIGREE FORA DE MODA. O derby-winner recém iniciado na reprodução e com fee baixo WINGS OF EAGLES, que por sua vez é filho de POUR MOI, também um derby-winner descartado por igualmente possuir PEDIGREE FORA DE MODA não poderia ser uma excelente opção para o parque de garanhões brasileiros?