terça-feira, 3 de novembro de 2020

Prix de l'Arc de Triomphe

 


 

O Prix de l'Arc de Triomphe, corrido em 2400 metros no tradicional hipódromo de Longchamp talvez possa ser considerado como a prova mais difícil do turfe mundial. O seu desenho de pista obriga logo após a largada os competidores a percorrerem 630 metros em um aclive de 12 graus, ao atingirem o "pequeno bosque" inicia-se um trecho plano com aproximados 500 metros até a "grande curva" que é feita totalmente em declive. Ao término dessa longa descida, os animais passam a uma reta plana com 300 metros de extensão para iniciarem a arremetida dos 650 metros finais em subida de 8 graus. De fato uma prova que requer do cavalo importante versatilidade e equilíbrio em corrida, além de uma perfeita saúde locomotora para suportar os sofreios de descida e capacidade de acelerar em rampa no momento em que é solicitado o seu pointe de vitesse. Em nossa opinião essa é a corrida do turfe mundial que mais exige capacidade de um jóquei em compreender as peculiaridades do percurso e saber dosar a energia de seu cavalo. 

Com certeza o Prix de l'Arc de Triomphe é a prova que mais exige "afinamento" entre cavaleiro e montaria.



                    


A seguir o pedigree de seus cinco últimos vencedores, sendo desconsiderados os anos de 2016 e 2017, quando a prova foi disputada em Chantilly durante as obras de  modernização do hipódromo de Longchamp.

 

 2020 - SOTTSASS





2019 - WALDGEIST

 



 2018 - ENABLE

 


2015 - GOLDEN HORN

 

 


2014 - TREVE

 


 


Com esse artigo fica apresentado aos nossos leitores os pedigrees dos últimos vencedores das quatro provas, em nosso entendimento, mais seletivas para a pista de grama do turfe mundial. As devidas genéticas estão postas para análise de todos, que poderão assim, julgar quem é quem para produzir classe na grama.

 

Encerramos essa publicação com uma homenagem a ENABLE , a grande campeã moderna do Prix de l'Arc de Triomphe.