domingo, 18 de julho de 2021

Calebe - Leilão TBS - 22/07

 



 

CALEBE é um potro castanho nascido em 15/10/2019 filho de Carla Bruni, uma VETTORI em Precious Zuca por ROI NORMAND, pertencente a fam.14-f.

 

SALTO, Ire, 2008, pai de CALEBE, correu dos 2 aos 6 anos de idade, foi precoce e longevo, tendo vencido dos 2 aos 5 anos na Europa e EUA. Obteve vitórias tanto na grama como em "All Weather Track" (EUA) nos 1600 e 1700 metros, 22-4-3-6. Seus principais resultados foram 2° no Criterium International - 2 anos, FR-Gr.1 para o nosso conhecido Roderic O'Connor, Cliff Hanger Stakes, EUA-Gr.3, Tampa Stakes, EUA-Gr.3; 2° e 3° El Prado Stakes, EUA-L, 3° Canadian Turf Stakes, EUA-Gr.3 e Aplleton Stakes, EUA-Gr.3.

 

 

Salto se apresenta entre nós como um garanhão de enorme sucesso. Com 98 produtos corridos possui 61 ganhadores, 62.24%. Desses, 8 são vencedores clássicos que oferecem o excelente indice de 8.17%. 

Para termos noção da qualidade de SALTO como reprodutor colocamos abaixo print desse momento das estatisticas brasileiras para reprodutores:




Na alta classe em sua produção temos:

1 - OWN THEN, GP Derby Paulista, grama, Gr.1, 2400 metros, * Exportado,

2 - OBERYN, GP Linneo de Paula Machado - Grande Criterium, Gr.1, grama, 2000 metros,

3 - NAOMI BROADWAY, GP Zélia Peixoto de Castro, Gr.1, grama, 2400 metros, * Exportada,

4 - DURO DE MATAR, GP Polla de Potrillos, UR-Gr.1, areia, 1600 metros, * Exportado,

5 - FORÇA, GP Presidente José Bonifácio Coutinho Nogueira, Gr.2, grama, 2400 metros,

6 - MOLEQUE DA VILA,  GP José de Souza Queiróz, Gr.2, grama, 1400 metros e

7 - JACK UP, GP Waldyr Prudente de Toledo, Gr.3, grama, 1000 metros.

 

O ramo materno de CALEBE vem produzindo na esfera clássica bons animais entre nós, podemos citar com suas principais vitórias MACBETH (GP Internacional São Paulo, Gr.1, em record), FANCIULLA DEL WEST (Champion 2-y-old, GP Henrique Possolo, Gr.1), RERAISE (GP Internacional Dardo Rocha, ARG-Gr.1),VICTORY IS OURS (GP Bento Gonçalves e GP Paraná, ambos Gr.1), MOLEQUE DA VILA (GP Pres. José de Souza Queiróz, Gr.2), ETRUSCA (GP Carlos Gilberto e Carlos Telles da Rocha Faria, Gr.2), TANTINY (GP Luiz Fernando Cirne Lima, Gr.3), COSMOPOLITAN (GP Presidente Vargas, Gr.3) e mais os colocados em grupo Oroveso (Gr.1), Bella Fafa (Gr.1), Ballon Bleu (Gr.2), Tchelona (Gr.3), Amigo de Ícaro (Gr.3) e muitos listeds. 

 

 


 

No estudo para o cruzamento de CALEBE foi objetivado o alicerçamento sobre ALMAHMOUD, o maior vetor moderno de velocidade na classe e sua filha NATALMA, uma matriarca que a exemplo de sua mãe foi uma propagadora de classicismo na sua pura essência. Quanto a NATALMA foi obtido inbreedings que alcançaram além de suas filhas SPRING ADIEU e RAISE THE STANDARD ao grande NORTHERN DANCER, através de 3 seus filhos, os  tambem chefs-de-race, NIJINSKY, DANZIG e NUREYEV. Esses e outros inbreedings cumprem uma construção tesiana, pedigree aberto até a quarta geração - que oferece uma maior possibilidade quanto a vigor físico (fato já comprovado pela ciência) e da quinta em diante se trabalhar em consanguinidade sobre animais convergentes em tipologia funcional.

Gostaríamos de ressaltar em CALEBE a presença de VETTORI. Infelizmente esse muito bom garanhão paga o preço, assim como no momento SALTO, pela pouca perspicácia técnica de nossa criação. Nosso turfe é certamente o único no mundo que não consegue avançar em seleção da genética de garanhões que aqui serviram e deram certo, podemos citar, além de VETTORI, inúmeros de recente memória, entre eles ELUSIVE QUALITY, CRIMSON TIDE, ROYAL ACADEMY, ROCK OF GIBRALTAR, NORTHERN AFLEET e RODERIC O'CONNOR, nomes cujas filhas e filhos são simplesmente ignorados pela maioria de nossos criadores, em razão da desconstrução praticada pelos conselhos dos "especialistas" de plantão.

Vamos encurtar sobre VETTORI, como avô materno o é de LOPE DE VEGA, e conseguiu esse neto com raras filhas na Europa, pois por lá deixou apenas 4 diminutas gerações. LOPE DE VEGA basta? Entre nós com 292 filhos corridos obteve 7.20% de vencedores clássicos, onde destacamos com suas principais vitórias VETTORI KIN (GP Derby Paulista, Gr.1), IMMORTELLE (GP Diana, Gr.1), UTTORI (GP Estado do Rio de Janeiro, Gr.1), SERATA BELLA (GP Barão de Piracicaba, Gr.1), DO CANADÁ (GP JA de Almeida Prado, Gr.1), MEU REI (GP Ipiranga, Gr.1), JOE BRAVO (GP Estado do Rio de Janeiro, Gr.1), OUT OF CONTROL (American Invitational Handicap, EUA-Gr.2), FRIENDS OF GOLD (GP Pres. Antonio Grisi Filho, Gr.2), L'AZZURA (GP Oswaldo Aranha, Gr.2), KNOWLEDGE (GP Julio Capua, Gr.2),ONTEMHOJEESEMPRE (GP Mariano Procópio, Gr.3), PRETTY CAROLINA (GP João Adhemar e Nelson de Almeida Prado, Gr.3), PORTUGA (GP Nestor Jost, Gr.3), MY MAJESTY (GP Protetora do Turfe, Gr.3), mais os listeds LINDA UDE, HAVANA CLUB, BIOLOGO, MANY THANKS, PRINCIPE DOS MARES, ISTAMBUL e LEGGERA.

Vettori na estatística de avô materno 2021/2022.

 



Continuando dentro do pensamento no teor de nosso artigo, chegamos a dois aspectos que alguns experts julgam basais e que parte dos nossos criadores dão ouvidos. Eles dizem: "SALTO não dá filhos ao estilo norte-americano, 500 e tantos quilos e VETTORI entrega descendência feia e em grande parte com perfil acarneirado". 

Ficam duas perguntas: Cavalo de corrida é gado de corte? Beleza põe mesa quanto a categoria? Lembremos apenas de dois nomes nacionais, African Boy - tríplice coroado e Old Master. Um ao redor dos 470 quilos em campanha e o outro tão desarmonioso que foi recusado inúmeras vezes por compradores. Quantos dos filhos clássicos de Salto citados acima são animais de 500 e tantos quilos? Quantos dos filhos de Vettori acima também citados são modelos apolianos de beleza?

Indo ao exterior, fora dos EUA. DEEP IMPACT foi um cavalo que em campanha oscilou entre os 436 e 452 quilos... Era bonito? 

 



Também não podemos esquecer que CALEBE é dos raros produtos hoje no Brasil que carregam o sangue do grandíssimo ZENABRE.

 


ZENABRE pesava 500 e tantos quilos?

 

Realmente choca o primarismo de um turfe que passou a entender como fundamental questões afeitas a peso e beleza, entenda-se que não está sendo tratado aqui questões morfológicas e sim detalhes estéticos. 





A Tipologia funcional de CALEBE nos mostra um potro que reúne uma genética apropriada para os grandes embates do calendário clássico brasileiro, provas dos 2000 aos 2400 metros na pista de grama. Um pedigree "classudo" que provavelmente poderá oferecer o seu melhor olhando as grandes provas de 3 anos no hipódromo da Gávea.