terça-feira, 6 de julho de 2021

Sangarius

 


 

Armando Burlamaqui, Haras Santa Rita da Serra, após a excepcional importação de HAT TRICK em 2017, com clara visão do poderio da linhagem de Sunday Silence entre nós - lembremos que Agnes Gold naqueles idos não era um garanhão considerado, mesmo tendo já produzido 8 vencedores de grupo - agora, acertadamente, em nosso entendimento, aposta suas fichas em Sangarius, um KINGMAN na linha ventral da importantíssima matriarca HASILI.

Sangarius junto com Agnes Gold responde por dos mais nobres pedigrees importados para o Brasil nas últimas décadas.  

Hasili já foi matéria de nosso blog em 2018 quando de sua lamentável morte, link que disponibilizamos abaixo: 

 


HASILI   

https://purosanguedecorrida.blogspot.com/2018/03/hasili-1991-2018-e-com-grande-tristeza.html

 

Kingman também já foi objeto de artigo em nosso blog:

 


 

KINGMAN

https://purosanguedecorrida.blogspot.com/2020/09/kingman.html 

 

Sangarius, 10-4-2-1, 2016, Kingman e Trojan Queen por Empire Maker, criação de Juddmonte Farms, se apresentou em pistas defendendo as sedas de seu criador. Principais resultados abaixo:

2 anos, 3-2-0-0:

1º Maiden (1400m, grama, Newmarket),
1º Flying Scotsman Stakes (GB-L, 1400m, grama, Doncaster)

3 anos, 2-1-0-1: 

1º Hampton Court Stakes (GB-Gr.3, 2000m, grama, Ascot),
3º Heron Stakes (GB-L, 1600m, grama, Sandown),

4 anos, 2-1-0-0:  

1º Quebec Stakes (GB-L, 2000m, polytrack, Lingfield),

5 anos, 3-0-2-0: 

2º Huxley Stakes (GB-Gr.2, 2100m, grama, Chester),
2º Brigadier Gerard Stakes (GB-Gr.3, 2000m, grama, Sandown)
.  


Sangarius, dono de excelente tipo físico para PSI europeu, 505 quilos em campanha, foi um 2 anos dito em elevadíssima conta nas cocheiras de Sir Michael Stoute. Enfrentou aspectos que o impediram de avançar na alta esfera aos 3 anos e confirmar as expectativas nele depositadas, mas, mesmo assim, se mostrou um atleta com substância.

Não cabe discussão de que a importação de Sangarius, um correto filho de KINGMAN em linha HASILI, inédito na reprodução e que trás consigo justificável esperança de sucesso, é um acerto do Haras Santa Rita da Serra.

Armando Burlamaqui brindou a criação brasileira com uma das melhores genéticas do turfe mundial, nosso blog o parabeniza por seu empreendedorismo e visão para nos agregar qualidade.

Após a chegada de um KINGMAN ainda falta ao Brasil, saindo da caixinha turfe norte-americano, a vinda de filhos inéditos de DEEP IMPACT, DUBAWI e FRANKEL. Quanto a Deep Impact, ainda existe em pistas no Japão, alguns com ótimos pedigrees e boas campanhas para padrão Brasil, além de um ou outro já garanhão mas subutilizado - a exemplo de como era Agnes Gold nos EUA - e que certamente respondem por valores alcançáveis a nossa criação.

Não podemos esquecer qua a linha de HALO = SUNDAY SILENCE e SOUTHERN HALO funciona muito bem no hemisfério sul e consequentemente um filho de DEEP IMPACT possui plena condição de repetir em nosso hemisfério o sucesso que já fazem no Japão.

Acreditamos que inclusive Verrazano, com participação sofrível na criação quando de sua passagem pelos Estados Unidos, mesmo recebendo todo apoio da Coolmore, por ser um More Than Ready - Southern Halo possa vir a surpreender na criação brasileira, carimbando o êxito de sua linhagem entre nós. Repetindo, assim, os sucessos de Agnes Gold, Silent Name e Hat Trick, esse já se iniciando com vencedor de grupo 1 em sua primeira geração brasileira.