quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Velocidade e classe.



Muito se escreveu e se escreve sobre velocidade e como ela se transmite, inicialmente temos que compreender que os ambientes podem selecionar certas características, e as populações adaptam sua genética para responder a essas mudanças.
Hoje existe alguma pressão da indústria de genética quanto a importância da utilização de testes genômicos. No caso da Equiname trata-se da variação do alelo 'C' encontrado no cromossomo 18 do gene MSTN, que recebeu o nome de "Gene da Velocidade" e consequente necessidade da utilização do 'Speed Gene Test' para identificar ou não a presença dessa variação no alelo.
É fato afirmar que essa variação não é uma exclusividade do PSI ou de raças nas quais ele tenha ajudado a formar ou melhorar. Esse alelo existe nas raças berbere e árabe, e essas raças através de inúmeros indivíduos foram importantes formadoras do PSI. Especula-se que essa variante no alelo 'C' na atual população do puro-sangue de corrida foi disseminada através do garanhão Phalaris.

Tal fato nos leva a importante discussão sobre a compreensão do termo 'gene de velocidade' e o conceito de que uma única variação dentro de um único gene e seis SNPs possam determinar ou não velocidade e a distância ideal de corrida para um cavalo. Quanto ao termo "velocidade" muitos o entendem como uma expressão de brilhantismo - no sentido de velocidade vs resistência - e não classe, em que "velocidade" se refere à capacidade de percorrer uma determinada distância mais rápido que um adversário.
Essa tênue linha da compreensão entre "velocidade" em termos de aptidão (velocistas puros = brilhantismo) e "velocidade" na classe deve ser algo a ficar claro para uma correta análise de um cruzamento e de como os formadores desse pedigree transmitem a sua herança. Esse é o fundamento da teoria da "Tipologia Funcional" do dr. Franco Varola, inspirada na metodologia que Frederico Tesio praticou em Dormello-Olgiata.

O conceito de que uma única variante em um único gene e seis variações de SNPs são determinantes para que se transmita a condição ideal de corrida é algo com o qual discordamos. Acreditamos que o desempenho de um puro-sangue também é influenciado por outros genes que contribuem para uma ampla gama de adaptações anatômicas e fisiológicas que permitem um desempenho de elite. Consequentemente temos para o 'Sales Select' de Performance Genetics, que indica distância ideal, o mesmo entendimento de relatividade. São ferramentas que podem ser consideradas,mas jamais como dogmas. Ribot, Nearco e Donatello, as três obras primas de Tesio foram produzidas através do talento para observar como a herança é transmitida através da combinação de inbreedings em um pedigree.
Do ponto de vista prático, um determinado grupamento genético sobespecífico ambiente, no qual está inserido, pode sofrer pressão de seleção para características desejáveis e as exteriorizar de forma não mostrada em outro ambiente. Podemos citar como exemplo as linhas masculinas de Icecapade e Halo, que no Brasil demonstram maior volumede classe que em seu país de origem. A combinação dessas duas linhagens que se mostraram perfeitamente adaptadas as condiçõesdo turfe brasileiro não seria um bom caminho a ser trilhado?






Em termos da aplicação de testes de velocidade ou de distância, embora sejam úteis para sabermos se um yearling tenderá a ser precoce ou tardio epara qual distância estará provavelmente mais apto para produzir seu melhor.Não é raro encontrarmos cavalos que teoricamente atendem esses predispostos, mas que dependendo das circunstâncias, podem possuir mais distância e menos brilhantismo do que suas genéticas sugerem, ou vice-versa. Isso ocorre com razoável frequência na carreira de um cavalona virada dos dois para os três anos.