quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Haies e Steeplechase - Quais as diferenças?

 



Nas corridas de cavalos  existem vários tipos de eventos: as planas e as de obstáculos. Dentro do obstáculo, existem diferentes tipos de corridas, haies e steeplechase que são as corridas mais comuns e o cross country, um pouco menos difundido. Olhando para as duas primeiras, quais são as diferenças entre elas? Quais são suas especificidades?  

O QUE É A CORRIDA SteepleCHASE? DEFINIÇÃO

As corridas steeplechase tiveram sua origem na Irlanda, onde tudo se resumia a correr de campanário para campanário o mais rápido possível e sempre seguindo o caminho mais curto.
Durante este evento, cuja distância varia muitas vezes entre 3.000 e 5.800 metros, os cavalos devem superar uma infinidade de obstáculos diferentes . Assim, eles são levados a encontrar os seguintes obstáculos:

  • Cercas: mais altas do que em corridas compostas apenas por haies, elas não são todas do mesmo tamanho e a prova inclui várias cercas.
  • Muros: eles são muitas vezes materializadas por paredes, também podem ser feitos de pedras. 
  • Rios: os mais largos podem ter até 8 metros de largura.

Uma corrida steeplechase deve conter pelo menos oito obstáculos diferentes e um máximo de 23 para as corridas mais longas. O obstáculo considerado pelos jóqueis e pelo público como o mais impressionante é o “Rail Ditch and Fence”, ou “O Juiz de Paz” com suas extraordinárias medidas de 4m10cm de comprimento e 1m60cm de altura. É composto por uma cerca de madeira coberta por feno, uma saliência e um tronco de árvore alcochoado.



Rail Ditch and Fence d'Auteil.


Essas corridas exigem que os cavalos tenham resistencia real e nenhum obstáculo é igual. De fato, mesmo que um tipo de obstáculo possa ser repetido durante a corrida, geralmente nenhum tem a mesma largura e/ou a mesma altura. Assim, os melhores cavalos em corrida de obstáculos, devem apresentar desempenho, resistência e regularidade no salto dos obstáculos.


No que diz respeito às pistas na França, você poderá ver esta disciplina nas pistas:

  • d'Auteuil onde a Grand Steeplechase de Paris acontece todos os anos em maio ou início de junho, a corrida mais longa composta por 23 obstáculos,
  • de Compiègne,
  • de Fontainebleau.




Steeplechase.




Haies.

  • O QUE É UMA CORRIDA DE HaieS? DEFINIÇÃO

    Como o próprio nome sugere, uma corrida de haie é um evento durante o qual os participantes terão que atravessar vários obstáculos A distância das corridas oscila entre 3.000 e 5.000 metros, sendo a distância média entre 3.600 e 3.900 metros .
    Na maioria das vezes são compostos por sebes e todos idênticos. As dimensões destas sebes são de 1m10 de altura por 1m20 de comprimento. Para este tipo de corrida, o percurso deve incluir pelo menos 7 obstáculos para saltar.

    Essas corridas são realizadas nas mesmas pistas usadas em corridas de steeplechase. Uma das mais conhecidas é a Grande Course des Haies no hipódromo de Auteuil.

    QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE STEEPLECHASE E hAIES?

  • Tendo apresentado essas duas provas, podemos agora compará-las mais facilmente. E podemos notar várias diferenças importantes e algumas semelhanças.

  • Vamos rever rapidamente as semelhanças. A maior será que o princípio destas duas corridas é o mesmo , trata-se de ultrapassar os obstáculos o mais rápido possível para obter a vitória. Então, as duas corridas exigem que os cavalos sejam muito resistentes para terminar a prova. Finalmente, elas são executadas no mesmo tipo de pista.

    Os obstáculos

  • Se, como mencionado acima, o objetivo é o mesmo, os obstáculos a serem superados não são idênticos , muito pelo contrário. De fato, para corridas de haies , há apenas um tipo de obstáculo para pular, sebes. Em corridas stepplechase, por outro lado, os tipos de obstáculos que devem ser superados são mais numerosos e se dividem em três categorias principais. Além disso, as alturas dos obstáculos também diferem. Se por um lado, para as corridas de haies , as alturas são padronizadas, por outro, os obstáculos de steeplechase são mais altos e mais largos do que no primeiro.

  • O número de obstáculos a superar também é diferente. Se uma corrida de haies deve conter um mínimo de 7 obstáculos para "passar por cima" , as provas de steeplechase podem ter entre 8 e 23 obstáculos diferentes .
    Finalmente, a última grande diferença que podemos notar para o steeplechase, será a periculosidade dos obstáculos. As sebes continuam a ser obstáculos fáceis de ultrapassar, uma vez que todas possuem a mesma altura e largura. Elas exigirão menos esforço de um cavalo para cruzá-las do que se as suas dimensões variassem. Na verdade, é comum que um cavalo comece a pular com sebes antes de passar para corridas steeplechase. O tipo de obstáculos variando durante a corrida, torna a steeplechase de fato mais perigosa para os cavalos e jóqueis. Se ambos tipos de prova exigem resistência dos cavalos, as steeplechase os leva a utilizar todos os recursos de suas reservas para saírem vitoriosos. 



Artigo de Turfomania. Traduzido do francês por Ricardo Imbassahy.