quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Os "japoneses" - Maruzensky

 



Maruzensky nasceu em 1974, tendo sido importado no ventre de sua mãe. Naquele momento os produtos nascidos de éguas importadas cheias eram chamados "mochikomibas" e sofriam uma série de restrições. A principal delas é que apesar de nascidos no Japão eram considerados como cavalos estrangeiros e estavam proibidos de correr as principais 8 provas do calendário turfístico japonês, exceto o Arima Kinen (G.1). Também cabe destacar o boicote dos proprietários locais para as "corridas mistas", onde qualquer cavalo de qualquer origem poderia correr - em 1976 e 1977, anos que Maruzensky competiu, apenas 11,7% de todos os cavalos em corrida no Japão participaram dessas provas.

Essa política de proteção foi estabelecida em 1971 e o advento de Maruzensky, que se transformou em ídolo local, gerou nos turfistas japoneses uma série de protestos contra essa defesa do mercado interno, mas ela só veio a cair em 1984.

Antes de Maruzensky e da proteção, foram trazidos no ventre de suas mães oito grandes vencedores de corridas , e dentre eles estavam Hikaru Mage, que venceu o Tokyo Yushun - Derby do Japão (G.1), Hakuzuikou e Taintem, ambos vencedores do Tenno Shoharu (G.1).

Na época, o pedigree de Maruzensky, Nijinsky em Shill, uma filha do destacado garanhão Buckpasser, era extraordinário para um turfe cuja habilidade de seus cavalos estava começando a querer se aproximar dos principais países do mundo. Cabe destacar que Shill foi adquirida em leilão pelo Sr. Zenkichi Hashimoto, um rico negociante de gado,  por US$ 300.000, valor sem precedentes na época para compras japonesas. Yoshyia Yoshida, o presidente da Shadai Farm, desistiu de Shill pouco antes da marca de US$ 250.000.

Raros cavalos do primeiro pelotão japonês enfrentaram Maruzensky, a maior falta histórica foi o seu não confronto com Tosho Boy. Tosho Boy, considerado o cavalo "100% japonês" mais forte da época, havia sido inscrito nos 1200 metros do Tankyori Stakes. Mas suas conexões optaram por seu forfait e ele não foi apresentado para o embate. Maruzensky venceu a corrida por 10 corpos e em tempo recorde. Maruzensky também nunca teve a oportunidade de enfrentar Ten Point e Green Grass, os outros grandes nomes dessa época.

Maruzensky foi apresentado apenas 8 vezes em sua curta carreira de pistas, tendo se retirado invicto das pistas. 
Campanha:

3 anos  

1º Icho Tokubetsu (1200m-T, Nakayama), venceu por 11 corpos. 
1º Ginkgo Stakes (1200m-T, Nakayama), venceu por 9 corpos.
1º Fuchu Sansai Stakes (G.3,1600m-T, Tokyo), photochart. Nessa prova o segundo colocado foi Hishi Speed (vencedor da Sapporo Nisai Stakes, 1800m-T, G.3).
1º Asahi Hai Sansai Stakes (G.1,1600m-T, Nakayama), venceu por 13 corpos e em tempo recorde 1:34,4. Derrotando novamente Hishi Speed, que ficou na segunda colocação.

4 anos

1º Prova Aberta (1600m-T, Chukyo), venceu por 2 1/2 corpos.
1º Prova Aberta (1600m-T, Tokyo), venceu por 7 corpos.
1º Nihon Tampa Sho (G.3,1800m-T, Nakayama), venceu por 7 corpos. Nessa prova derrotou Press Toko (vencedor do Kikuka Sho - G.1, Mainichi Crown - G.2 e NHK Trophy - G.3).
1º Tankyori Stakes (1200m-D, Sapporo), venceu por 10 corpos em tempo recorde 1:10,1. Derrotando mais uma vez Hishi Speed, que o escoltou.

Obs: Na década de 70 não haviam provas de grupo no Japão. Todas as provas acima citadas foram atualizadas, para referência, dentro de seu ranking nos grupamentos hoje existentes.

Aos 5 anos de idade Maruzensky sofreu um acidente em treinamento e desenvolveu tendinite flexora, sendo destinado a reprodução no Toyosato Stallion Center em Monbetsu, Hokkaido.

Sua cerimônia de aposentadoria lotou o Hipódromo de Tóquio em 15 de janeiro de 1978, uma faixa estava pendurada nas arquibancadas e dizia: "Adeus Maruzensky. Vamos contar a história de sua força. Vamos elogiar seu espírito de luta".

Como garanhão Maruzensky transmitiu sua velocidade, poder de explosão e resistência, tendo produzido 22 GSW's, seu melhor resultado estatístico foi uma 2ª colocação em 1988. Seus filhos Tokou Sakura, Susuza Koban e Holisky podem ser considerados bons garanhões. Mas Maruzensky se destacou, de fato, como avô materno, tendo suas filhas gerado 37 GSW's. Foi 2º colocado em 1993, 1995, 1996, 1997, 1998,1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 e 3º colocado em 1994.

Alguns no mundo das corridas japonesas  consideravam Maruzensky um cavalo superior a Northern Taste, seu contemporâneo, e como o melhor filho de Nijinsky. Inclusive o jornalista especializado britânico Leslie Sampson apresentou Maruzensky como um de seus filhos mais representativos em seu livro Nijinsky. Tendo escrito: "Se Maruzensky não tivesse corrido no Japão, é difícil imaginar o quão longe ele poderia ter chegado, provavelmente seria um grande campeão, e teria sido um adversário difícil tanto para JO Tobin quanto para Seattle Slew".

Na edição de 1999 da revista "Sports Graphic Numbers" em uma pesquisa entre jóqueis, Seichii Nakanowatari, Kenji Yamauchi e Shinji Azuma votaram em Maruzensky como "O melhor cavalo do século 20 para jóqueis". Nakanowatari cita Maruzensky como o cavalo de corrida mais forte que ele já correu. 

Hashimoto acreditava que Maruzensky era superior a Northern Taste e que encontrava-se vários degraus acima deste. E disse: "A diferença entre Northern Taste e Maruzensky como garanhão é esmagadora, mas isso em virtude da diferença na qualidade das éguas apresentadas a eles. Se eu tivesse mais dinheiro, derrubaria Northern Taste".

 Maruzensky foi eleito 1976 Japan Champion 2yo coltJapanese Hall of Fame JRHA Stallion of Merit


Dentre seus netos destaca-se o derby-winner Special Week (Sunday Silence), 1999 JRA Special Award, JRA Hall of Fame JRHA Stallion of Merit, pai de 20 GSW's e avô materno de 25 GSW's. Special Week é o principal continuador genético de Maruzensky. São seu netos maternos os garanhões Epiphaneia (Symboli Kris S), Saturnalia (Lord Kanaloa) e Leontes (King Kamehameha), todos vencedores de G1.
 


Special Week