terça-feira, 23 de abril de 2024

Xarmosa - Leilão TBS Internacional - 25/04

 



XARMOSA 


- ANÁLISE DE CRUZAMENTO -







Dentro do estudo de Cartas de Monta o técnico deve também se ater a bons nomes - animais com desempenho positivo em pistas e com genéticas consistentes, mesmo que os mesmos estejam fora dos holofotes da mídia ou mesmo de um idiota modismo de momento. 

E esse é justamente o pensamento que certamente norteou o serviço que produziu a excelente potranca Xarmosa.

Seu pai Outstrip, é um cavalo que um cochilo de julgamento do staff da Darley possibilitou nossa criação poder acessar um garanhão que reúne todas as potencialidades para ter uma gravitação muito importante em nosso turfe. Não é necessário comentar o desempenho da produção de Outstrip, não existe acaso para um garanhão que produz um Gold Trip, vencedor da Melbourne Cup (Aus-G1) e colocado no Prix L'Arc de Triomphe e vencedores de grupo como Tigrais (Fr-G3), Nadette (USA-G3), Outburst (USA-G3), Kolossal (Ger-G3) mais os vencedores de listeds e colocados em grupo Nastaria, City Gold, Akido, Tambora Queen, Flippa The Strippa, etc.

Lamentavelmente o criador brasileiro está pouco prestigiando Outstrip em razão de seu tipo físico mais europeu. Talvez  falte recordar o sucesso da produção de Agnes Gold e conseguir se libertar dos grilhões norte-americanos, que criou em nosso meio a falsa ideia de que cavalos de corrida devem possuir tipo físico de bovinos de corte. 

Voltando a combinação que produziu Xarmosa não é possível deixar de lembrar que Divertida Halo, sua mãe, uma múltipla  listed winner foi a líder inconteste de sua geração no hipódromo do Cristal. Divertida Halo teve em pistas o seguinte desempenho, 10-4-3-1, com mais uma quarta e quinta colocações, nunca estando fora da pedra, venceu em 1100,1200 e 1380 metros.

Seu avô materno Minion foi um cavalo muito sólido, tendo sido apresentado por 37 vezes com 15 vitórias, e possuía interessante patamar técnico, obteve sua principal vitória no GP Salgado Filho (G2) em 1600 metros. Como garanhão, em que pese seu pouco aproveitamento, teve 44 filhos corridos com um percentual de 59% de individuais ganhadores, sendo que dois (4.5%) foram vencedores black-type

Xarmosa é fruto da combinação de Exceed And Excel com linhas masculinas de Mr Prospector, um cruzamento mais difícil de acontecer por questões dessas duas linhagens terem mais influencia em ambientes turfísticos distintos, Europa, Austrália e Estados Unidos. Mas, mesmo assim, Exceed And Excel apresenta com Elusive Quality um percentual de 82% em vencedores de stakes, com Street Cry 66% desses vencedores e ótimos percentuais também são encontrados com outras linhas masculinas de Mr Prospector. 

Como exemplo, na Austrália, Exceed And Excel serviu 11 filhas de Seeking The Gold, tendo produzido os vencedores clássicos Threading (Aus-G2) e Bello (Aus-G3), o que oferece um excepcional indice de 18% e nos indica que seja razoável considerar como positiva a possibilidade de Outstrip funcionar na direção de Seeking The Gold.

Outstrip já repete a boa conjunção que seu pai apresentou com Mr Prospector. Gold Trip (Aus-G1) seu melhor filho é um Dubai Destination - Kingmambo - Mr Prospector e Tigrais (Fr-G1) vêm da linha Gone West - Mr Prospector.

Em relação aos inbreedings apresentados no pedigree de Xarmosa destaca-se o muito raro sobre a reine-de-course My Charmer (mãe do chef-de-race Seattle Slew) em um 5x6. 

Para nos atentarmos apenas em matriarcas também é encontrado Natalma em 6x6x6x6x7x7x7x7 através de dois veios, o de Northern Dancer e da também matriarca Spring Adieu (Danehill). Almahmoud, o maior vetor feminino moderno de velocidade também se diz presente, tanto por sua filha Natalma como pela também matriarca Cosmah (Halo) em um 7x7x7x7x7.

Essa é a família 14, como American Pharoah, Northern Afleet, Cape Cross, etc.

No relacionado a teoria de Vuillier o cruzamento que originou Xarmosa é extremamente correto e não temos dúvida em afirmar que o recomendaríamos em um nosso estudo para Cartas de Monta.

Segundo a Tipologia Funcional estamos diante de um produto com tendência a ser extremamente precoce e dono de brilhantismo puro.

Deixamos nossos cumprimentos as conexões responsáveis pela escolha de Outstrip para Divertida Halo. 

Infelizmente aqui, não podemos concordar com as quatro estrelas que o competente time TBS aferiu para Xarmosa. Em nosso entendimento ela merece cinco estrelas, mas, como diziam os antigos: "o que seria do verde se todos gostassem do amarelo."