quinta-feira, 25 de abril de 2024

Xivito - Leilão Internacional TBS - 27/04

 



XIVITO  


- ANÁLISE DE CRUZAMENTO -








Em Xivito vemos outra opção do que é possível se fazer, dentro da razoabilidade, quando se têm que utilizar o serviço de um garanhão como Goldikovic.

O raciocínio que levou ao cruzamento que produziu Xivito é simples, copiar o que deu certo e assim potencializar as possibilidades de extrair atavismo de um cavalo com campanha de muito baixo mérito. Pois é razoável admitir que a repetição de combinações de sucesso seja um caminho que oferece maiores chances para obtê-lo. 

Tudo indica que a afinidade entre os "sangues" de Galileo e Monsun existe, pois é uma combinação rara e já produziu dois grandes campeões europeus, Vadeni (Prix du Jockey Club, Fr-G1, 2000m) - o Derby francês e Waldgeist (Prix de L'Arc de Triomphe, Fr-G1, 2400m).

Além dessa conjunção, o pedigree de Xivito apresenta em proximidade importantes inbreedings sobre Northern Dancer (4x5x5) e seu filho Lyphard (5x5). O que o direciona para grama e provas nos 2400 metros, fato que o seu elegante tipo físico, bem europeu, com dorso-lombo curto e paleta forte assim confirma.

A linha materna próxima de Xivito tem sido fértil na produção de classicismo no turfe brasileiro. Gorgeous Cindy, sua terceira mãe gerou  Deep Ocean - líder 2 anos no hipódromo da Gávea e Uneasy Plum, sua quarta mãe, foi "Champion 3y-old Filly" e "Égua do Ano"  na Gávea, confirmando seu ótimo desempenho em pistas na reprodução.

Shirocco, apesar de ser destratado por um ou outro articulista, fechou o ano de 2023 na honrosa 48ª posição na estatística europeia flat de avôs maternos, mesmo considerando o reduzido número de suas filhas em reprodução. Shirocco em percentual ajustado ficou acima de avôs maternos consagrados como Danehill, Acclamation,  Anabaa e Redoute's Choice. 

Essa é a família 16 e apresenta, entre outros grandes vencedores, Reliable Man, Anthony Van Dick, Makfi, Midshipman, Roderick O'Connor, etc.

Segundo a teoria de Varola e atualizada por Roman é esperado que Xivito produza seu melhor nos 2400 metros.

Dentro de uma visão europeia daríamos para a morfologia de Xivito quatro estrelas.

Considerando seu tipo físico e o comportamento da combinação Galileo x Monsun, acreditamos que Xivito seja o potro que vai apresentar a melhor relação custo-beneficio de todo o Leilão Internacional 2024.