terça-feira, 6 de agosto de 2024

Kodiac, vetor de precocidade e classe

 



Kodiac (Danehill em Rafha por Kris), é considerado um dos maiores vetores na produção de precocidade vitoriosa já surgidos no turfe e há vários anos é um dos mais importantes transmissores de velocidade e brilhantismo na Europa. Ele é o recordista mundial em filhos com vitórias aos 2 anos, são mais de 570 ganhadores. Possui no rol de seus filhos, até esse momento, 49 individuais vencedores de grupo, dos quais 27 o foram aos 2 anos. 

Líder nas estatísticas europeias - por vencedores - em 2018, 2019 e 2020. Foi 2º colocado em 2021 e 2022 para Dark Angel, 2º colocado em 2023 para Lope de Vega e em 2024 encontra-se na segunda colocação também para Lope de Vega.

Líder nas estatísticas europeias - vencedores 2 anos - em 2018, 2019, 2021, 2022. Foi 2º colocado para Mehmas em 2020 e encontra-se em 2024 na mesma posição para o mesmo Mehmas. Em 2023 foi 3º colocado para Blue Point e Havana Grey. 

Kodiac é um provado pai de pais, seus filhos Ardad (G2), Kodi Bear (G2), Adaay (G2), Coulsty (G2) e Prince of Lyr (G3) produziram em suas duas primeiras gerações ganhadores de grupo. Sendo que Ardad foi o garanhão líder de primeira safra na Inglaterra em 2021 e terceiro na Europa.  

Essa característica também é observada em seu irmão materno Invincible Spirit, um reconhecido pai de pais a nível mundial, sendo Kingman e I Am A Invincible garanhões de enorme sucesso, respectivamente na Europa e Austrália.

Mas, tudo indica que Kodiac ainda não terminou de consolidar seu impacto como pai de pais, pois, há de se notar que somente a pouco tempo os seus filhos mais talentosos ingressaram na reprodução e ainda não possuem produtos em campanha.  

Kodiac faz parte daquele pequeno grupamento de garanhões hoje extremamente valorizados por transmitir, precocidade, brilhantismo, velocidade e classe, que é formado por Dark Angel, Mehmas, No Nay Never, Wotton Bassett, Kingman, Havana Grey, Blue Point, Sergei Prokofiev, Soldier's Call e Inns Of Court.

A criação brasileira recebe através do Haras Salamandra de Ricardo Matas - criador de notável conhecimento e visão do PSI, à Indestructible (G2), o primeiro filho de Kodiac a servir na América do Sul.