domingo, 20 de julho de 2025

Haras Palmerini - Geração 2024 - Os Saltos

 


Salto



Siyouni




Como estudioso do PSI, desde meados da década de 70, vi perdas na criação brasileira de grandes garanhões que se destacavam com suas produções, mas, que por questões de modismo ou outras não relacionadas as suas produções seguiam para o inferno astral do PSI, sendo abandonados pelo mercado sem nenhuma justificativa técnica. Infelizmente temos hoje no Brasil um nome que responde exatamente por esse equívoco, e seu nome é Salto.

Abaixo segue link de artigo sobre Salto.

Salto. O que mais esperar de um garanhão.


Pelo absurdo pouco apreço do mercado por Salto e sendo o responsável técnico pelas Cartas de Monta do Haras Palmerini, comentarei a sua produção ofertada no leilão de 23/07:


1 - Secret Diary




Em Secret Diary temos uma combinação clássica por excelência, a visão de seu pedigree evidencia tal fato. Há um inbreeding 4x4 em Nureyev (chef-de-race classic), a matriarca Natalma por 3 linhas distintas, Northern Dancer (chef-de-race brilliant/classic), Spring Adieu (reine-de-course) e Raise The Standard (reine-de-course). A matriarca Thong também aparece por 2 linhas, Special (reine-de-course) e Thatch.

A combinação Pivotal x Sadler's Wells é responsável por 73% de vencedores, Siyouni x Galileo 58% e Siyouni x Sadler's Wells 53%. Da mesma convergência genética de Secret Diary temos, como exemplo, os grandes campeões Sottsass (G1) e St. Marks Basilica (G1).

A teoria indica que Secret Diary é uma potranca cuja aspiração seja os grandes embates a partir dos 2000 metros. A presença de Northern Dancer (chef-de-race brilliant/classic) em 4x5x5x5, mais Forli (chef-de-race classic) em um 6x6x6x6, potencializam essa expectativa. 

Secret Diary pesou 350kg com 1,42m a mais de 45 dias atrás.


2 - Silent Hill




Aqui novamente se buscou a classe como objetivo, Silent Hill é um potro no qual a expectativa de seu melhor é a partir dos 2000 metros. Um cruzamento que segue os moldes de Secret Diary, mas em um pedigree mais limpo. Os índices de dosagem e Vuillier de ambos flutuam dentro dos mesmos parâmetros.

A aposta na comparação entre Silent Hill e Secret Diary está entre ter ou não o aporte de Nureyev e ser macho ou fêmea. A escolha vai de cada entendimento.

Silent Hill pesou 340kg e mediu 1,47m a mais de 45 dias atrás.

Obs.: Os pesos e alturas de Secret Diary e Silent Hill estavam, na época de suas medições, acima da média dentro da escala adotada como norma no PSI, inclusive no padrão norte-americano.


3 - Sou Dixieland




Potranca extremamente elegante e harmoniosa, com tipo físico europeu. O inbreeding buscado em um 5x5x5 sobre CARO (chef-de-race intermediate/classic) nos parece que foi determinante para transmitir essa finesse.

Além da expectativa de campanha, por seu valor residual para a reprodução Sou Dixieland seria a minha escolha entre todas as potrancas oferecidas no leilão. 

Pesou 280kg com 1,37 metros a mais de 45 dias atrás. Sou Dixieland, quando de sua medição, encontrava-se totalmente dentro dos padrões europeus de PSI.

Evidentemente, para aqueles interessados, que se encantam com o gigantismo da genética norte-americana, aqui não encontrará esse tipo físico. Mas, para o turfista que se preocupa mais com performance do que com tamanho acreditamos que Sou Dixieland seja uma bela escolha.


Caro


4 - Strong Salto




Quando esse cruzamento foi idealizado o que menos preocupou foi tamanho, felizmente não trabalhamos com genética de bovino de corte.

Strong Salto, porém, com seus 280kg e 1,40m de altura quando de sua avaliação encontra-se na média de sua idade para padrão europeu. Novamente, aqueles interessados em padrão norte-americano não o encontrará nesse potro.

Quanto a expectativa para performance, ele é um 4x4 sobre Danzig (chef-de race intermediate/classic) extremamente harmonioso e elegante, levando em seu pedigree a combinação Northern Dancer - Mr. Prospector - Buckpasser e duas linhas da matriarca Natalma. A convergência Danzig - Arch, apesar de raramente aplicada, é responsável por Babouche (G1) e Zarinsk (G3), ambos também com inbreeding em Danzig e via Danehill.


5 - Space Force




Em Space Force se buscou trazer para Salto uma genética marcadamente norte-americana que obteve sucesso na grama, e ela foi encontrada através de Adriano. Apesar da descendência de A.P. Indy se mostrar muito refratária a grama, Adriano foi um bom gramático. 

Infelizmente ele falhou em transmitir de forma dominante seus cascos, herança de Theatrical, não obtendo consistência na transmissão de classe para as grandes provas. Mesmo assim podemos destacar os Grupo 1 Olympic Hanoi (GP Cruzeiro do Sul - G1) e Limited Edition (GP Diana - G1).

Distinzione, a mãe de Space Force pertence a esse pequeno grupamento de Adriano que obteve seu melhor rendimento na grama.

Space Force têm em sua terceira mãe Donnegale, importante matriarca da criação brasileira e um pedigree com convergências que permitem expectativa de bom rendimento na grama.

Space Force pesou 330kg com 1,45m a mais de 45 dias atrás, na média do padrão norte-americano.


Não resta dúvida que a produção de Salto cumpre com a frase "visível apenas para os que sabem onde olhar". 

Diogo Araújo - Haras do Morro - com sua Naomi Broadway (GP Zelia Peixoto de Castro - G1, exportada), Pedro Laudo de Camargo com sua Rennes (GP Roberto e Nelson Seabra - G1), o pessoal do Castellano Stud com seu Nordic Sky (GP Derby paulista - G1, exportado), Sergio Soares Campos com seu Oberyn (GP Linneo de Paula Machado Grande Criterium - G1, exportado), Roberto Belina com sua Miss Marcela (GP Pres. Luiz Oliveira de Barros - G2) e mais os felizes proprietários de Nolasco (G2),  Força (G2), Moleque da Vila (G2), Negresco (G3), Jack Up (G3) que o digam...