Recebemos diversas consultas em relação aos produtos do leilão Palmerini que acontecerá em 23 de Julho. Podemos dizer que todos os lotes apresentados respondem por qualificados cruzamentos, inclusive aqueles comprados no ventre de suas mães. Quanto as nossas combinações todas cumprem a metodologia Vuillier atualizada.
De todas as teorias existentes no universo do PSI apenas uma foi posta a prova na prática e é a de Vuillier. Esse sistema levou o Aga Khan III a ser o criador mais vitorioso de sua época e a partir de 2018, com produtos estreados em 2020, trouxe para a criação Aga Khan IV 7 vencedores de Grupo 1 e 12 vencedores de Grupo 2 e 3, ou seja, 19 individuais vencedores de Grupo, mais 19 outros individuais colocados em provas de Grupo.
Isso posto, queremos comentar 3 outsiders que muito nos agradam por ordem de leilão:
1 –
Sabotador (George Washington em Fly Away Again por Easing Along).
Aqui temos o chef-de-race Raise A Native (brilliant) através de seus 3 melhores filhos, todos chefs-de-race, Mr. Prospector (brilliant/classic), Alydar (classic) e Exclusive Native (classic).
A combinação das linhas de Raise A Native - Northern Dancer e Buckpasser é a mais vitoriosa de todos os tempos no turfe norte-americano. Nesse cruzamento destaca-se que Buckpasser (chef-de-race classic) empurra sua genética através de sua melhor filha, a campeã Relaxing (1981 Champion Old Mare/1989 Kentucky Broodmare of the Year) e Fascinating Trick, avó materna de Redattore. Buckpasser também aparece através da presença do bom garanhão Buckfinder.
Temos potencializando esse pedigree Northern Dancer (chef-de-race brilliant/classic) via Storm Bird (quality chef) e Vice Regent (quality chef).
2 – Save American (Garbo Talks em Excel American por First American).
Tanto Put It Back e First American, dois destacados cavalos de pistas e garanhões de extremo sucesso no Brasil, respondem pela combinação Intentionally (chef-de-race brilliant/intermediate), What A Pleasure (chef-de-race brilliant) e a reine-de-course Grand Splendor.
Também participa como ponto de força desse cruzamento Northern Dancer (chef-de-race brilliant/classic) através de Lyphard
(chef-de-race classic) e Danzig (chef-de-race intermediate/classic). Apesar de
termos aqui uma combinação praticamente 100%
norte-americana é um dos lotes que mais chamaram a nossa atenção.
3 – Shadow Fury (Courtier em Pressée por Midshipman).
Na apresentação da geração vimos nele o tipo físico de Unbridled, felizmente com mãos corretas, sempre houve o risco de vir as péssimas mãos de Unbridled, mas elas não estão lá. Aqui temos um pedigree potencializado por Terlingua (Storm Cat) e Weekend Surprise (AP Indy), duas reines-de-course, e provavelmente as mais influentes continuadoras de Secretariat .
É também de se destacar a presença de Mr Prospector – Northern Dancer e Buckpasser em seu pedigree, e como já foi dito acima, a convergência genética de maior sucesso na criação norte-americana em todos os tempos.
Podemos também citar, correndo por fora, nesse mesmo
perfil, o outbreed South Park.
4 - South Park (Courtier em Olympic Havana por Dubai Dust).
Desejamos a todos boas escolhas e independente de
pedigree vejam as filmagens, delas optem por aquele indivíduo que os tocou. Possivelmente aí esteja o bilhete premiado.