sexta-feira, 1 de agosto de 2025

A criação Aga Khan e o Sistema Vuillier

 


Prin. Zahra Aga Khan, a sucessora no Aga Khan Studs.



"No outono de 1960, passei uma tarde esclarecedora com a Mme. Germaine Vuillier em Marly-la-Ville, perto de Senlis, a cerca de uma hora de viagem ao norte de Paris. Ela era uma verdadeira enciclopédia de conhecimento sobre pura raça. Eu perguntei inocentemente: 'A senhora acha que o Sistema Vuillier teve sucesso?' A resposta dela foi definitiva, explicativa e conclusiva: 'Bem-sucedidos? Nós somos o único estábulo do mundo a ter vencido o Derby cinco vezes. Somente este ano, ganhamos enormes quantias em prêmios, muito à frente de qualquer outro criador francês.'

No seu país, nos últimos vinte anos, nossos garanhões estiveram no topo da lista de reprodutores: Khaled, Alibhai, Mahmoud, Nasrullah, Blenheim. Nosso Charlotesville venceu o Grand Prix du Jockey Club e o Prix Lupin. Lembre-se de Charlotesville quando ele for para reprodução; ele fará um ótimo trabalho. Estou apenas triste por saber que meu marido morreu cedo demais para testemunhar o triunfo do que vocês tão gentilmente chamam de Sistema Vuillier.

Durante a tarde, vários fatos se tornaram aparentes. A Mme. Vuillier acredita que:

1 - O papel principal da égua é melhorar o garanhão. 

2 - Hoje, o registro de corridas do garanhão, as apostas vencidas, a classe e a quantidade de dinheiro ganho desempenham papéis importantes na reprodução, porque um garanhão vencedor pode se tornar o fundador de uma nova série no Sistema Vuillier. Anteriormente, esses fatores eram menos importantes.

3 - A conformação de um Puro Sangue Inglês deve ser considerada. Mas, o que mais importa é o pedigree.

4 - As melhores éguas de corrida do Aga Khan não foram e atualmente não são suas melhores reprodutoras. Seus melhores cavalos geralmente vêm das irmãs e meio-irmãs das grandes éguas vencedoras.

5 - O sistema (em forma abreviada) consiste em acasalar um garanhão e uma égua reprodutora que tenham ancestrais complementares de acordo com o pensamento da série, para produzir um potro o mais próximo possível do ponto ideal de convergência de ambas genéticas que qualquer um dos pais.

A Mme. Vuillier afirma não ter bases científicas para seu sistema e nenhuma explicação genética sobre os cavalos em suas obras. Mas ele funciona e produz resultados".

Trecho do livro The Thoroghbred, E.S. Montgomery.


Sir Charles Leicester escreve em seu livro Bloodstock Breeding

"O contorno geral do sistema é em algum lugar semelhante à receita de um médico. Ele tabula a relação dos ingredientes necessários para produzir, em média, um resultado desejável. Não afirma que pais de qualidade inferior podem ser transformados em produtores de vencedores clássicos simplesmente seguindo a fórmula, mas apenas que se os princípios forem seguidos de forma ampla, os resultados provavelmente serão superiores àqueles criados sem consideração a eles." 

"O sistema prevê que se um dos pais tiver uma dosagem excessiva de qualquer um dos 16 progenitores nomeados, ele ou ela deve ser acasalado(a) com um parceiro que tenha deficiência do mesmo sangue, e assim o produto receberia aproximadamente a dosagem padrão. Da mesma forma, se um dos pais tiver uma deficiência, seu parceiro deve ter um excesso compensatório."


Mais de 80 anos haviam se passado desde que St. Simon, o mais jovem dos 15 garanhões de Vuillier, nasceu. Sua influência, junto com a dos outros escolhidos para criar o Sistema Vuillier, tornou-se cada vez menos importante. Mme. Vuillier calculou um novo cronograma de dosagem e passou a utilizar essa nova série atualizada em suas coberturas.

O sistema de dosagem criado pelo Coronel Vuillier, desenvolvido em uma segunda etapa pela Mme. Vuillier e agora em sua terceira atualização tem um grande sucesso. A princesa Zahra Aga Khan, o recentemente falecido Aga Khan IV, o Príncipe Aly Khan e o Aga Khan III colheram os frutos do método nos últimos 100 anos. Esses criadores seguiram fielmente o Sistema de Dosagem Vuillier com muito sucesso.

Em 2022, Vadeni foi o cavalo de destaque da França e da Europa, e seu pedigree está em conformidade com o Sistema de Dosagem Vuillier.



Vadeni


E agora em junho passado, Calandagan com sua vitória no Prix de Saint-Cloud, obteve a 102ª vitória em Grupo 1 desde 1960 para o Aga Khan Studs e seu sexto vencedor desse evento. 

Desde o início da criação Aga Khan III até o Aga Khan IV foram vencidas 163 provas de Grupo 1 pela família.



Farda do Aga Khan III


O Prix de Saint-Cloud de 2025 reuniu o mais seleto campo dos últimos anos. Dele fizeram parte os melhores atletas em atividade na milha e meia europeia. Além de Calandagan havia um ganhador do G1 King George VI and Queen Elizabeth (Goliath), uma múltipla vencedora G1 na distância (Iresine), um vencedor em Sha Tin do milionário Hong Kong Vase, G1 (Junko) e uma segunda colocada nos G1 Prix Vermeille e Prix de l’Arc de Triomphe (Aventure) eleita favorita, não apenas pela descarga de peso, como por ter ganho com sobras o Prix Corrida (G3). 


 


Infelizmente, Calandagan por seu péssimo temperamento necessitou ser castrado.