domingo, 10 de agosto de 2025

Obataye

 



Obataye é fruto do pensar de nosso amigo Zé Maria, um dos maiores conhecedores do PSI que tive a oportunidade de conhecer. Infelizmente Zé Maria não está mais entre nós, mas, deixou importante legado para o nosso turfe.






A arquitetura do pedigree de Obataye tem como objetivo principal o inbreeding 4x4 sobre Unbridled (chef-de-race brilliant/intermediate). 

Unbridled é um dos garanhões clássicos mais significativos das últimas décadas nos EUA e que lamentavelmente morreu com poucas gerações produzidas.  Unbridled era considerado pela crônica uma “locomotiva”, quer por seu tipo físico herdado de Le Fabuleux (vencedor do Prix du Jockey Club - Derby francês), seu avô materno, quer por seu estilo imparável em corrida.



Obataye guarda impressionante semelhança com Unbridled, por seu tipo físico e por sua forma de competir.


"A inconsistência dele era muito simples, ele era um cavalo grande e, quando começava a se mover e correr, era como uma locomotiva. Uma vez que parava, era difícil fazê-lo andar novamente. As coisas tinham que seguir do jeito dele até o fim. No entanto, quando estava no seu melhor, ele era simplesmente um ótimo cavalo, tinha muito talento. Ele era honesto e dava tudo de si, e é por isso que foi um garanhão tão bom." disse o treinador de Unbridled, Carl Nafzger.

Surfi'n USA, mãe de Obataye é filha de Crimson Tide (G2), notável garanhão entre nós e sua linha ventral simplesmente  vai até a fundamental La Troienne (fam.1-x).


Em que pese uma campanha modesta Courtier sempre foi dito em alta conta por William 'Bill' Mott, seu treinador. Além de fisicamente também ser muito semelhante a Unbridled, uma característica do veio de Empire Maker.

O pedigree de Courtier é moderno, extremamente adequado ao mercado, com muitos chefs-de-race e ele descende em linha direta de Almahmoud, do qual igualmente descendem Northern Dancer, Halo, Danehill e outros reprodutores consagrados. Sua facilidade de duplicar em seus filhos chefs-de-race, parece ser seu valor maior como garanhão.



Courtier

Abaixo a 3ª colocação de Courtier no National Museum of Racing Hall of Fame Stakes (G2, 1700m, grama), seu principal resultado.




Coup de Folie, reine-de-course mare, sua quarta mãe é, considerada uma das 20 mais influentes reprodutoras na história do PSI, pelo amplo impacto de sua descendência em vários continentes. Foi uma juvenil de muito talento na França. Produziu 3 vencedores G1, Machiavellian, Exit To Nowhere e Coup de Genie - terceira mãe de Courtier. Sendo que Coup de Genie foi 1993 Champion 2-year-old filly na França. 

Como garanhão Courtier surpreendeu e certamente seu sucesso deve-se a sua linha ventral, que é responsável por produzir ótimos garanhões. Seus números ajustados são 6.98% de vencedores Black-type, 17.83% colocados nessas provas e 54.66% de vencedores. 




Eraldo e amigos comemorando Obataye esse sábado no Haras Palmerini, durante o churrasco da vitória. 



Parabéns a Paulo Pelanda (atual presidente do Jockey Club do Paraná), Luis Felipe Pelanda e conexões pelo espetacular trabalho que conduzem com o craque Obataye.