domingo, 9 de dezembro de 2018

NN Kremlin - A jóia do Leilão TBS



Ao estudar o catálogo do Leilão Criação Nacional 2018 promovido por TBS International é possível constatar o muito bom nível de genética que ainda temos condição de produzir em nosso parque criacional. Dentre muito boas ofertas de lotes identifiquei um que me causou espécie pelo seu ALTÍSSIMO nível. Esse lote é o da muito útil velocista recém iniciada na reprodução Kremlin, mas, de fato, o que chamou mais a atenção foi a sua prenhez de Midas Touch.

Esse cruzamento traz um forte inbreeding 2 x 3 sobre Galileo, esse raro modo de inbreeding que hoje volta a prática em importantes haras, principalmente Juddmonte Farms, oferece nesse momento ao turfe mundial a magnífica Enable (2x3 Sadler's Wells), no passado essa endogamia era muito mais comum e nos trouxe nomes de outros grandes cavalos, um craque como Havresac II (2x3 Rabelais), o stakes winner tesiano Naucide (2x3 Havresac II), de Boussac destacamos a fora de série Apollonia (2x3 Tourbillon) e Astana (2x3 Tourbillon) = Crepellana. Mais atrás, tivemos os grandes chefes de raça KSAR (2x3 Omnium) e FLYING FOX (2x3 Galopin). Também podemos citar entre tantos a bela mãe Highlight (2x3 Hyperion) = Highclere e as muito boas mães inbreedings 2x3 sobre Northern Dancer: Smala = Chichicastenango, Sadima = Youmsain e Creachadoir,  Willstar  = Etoile Montante, Viviana = Sightseek e L' Extra Honor = Majestic Roi. No Brasil o craque tordilho Prosper, 2x3 sobre Malva, sempre dito pelo saudoso sr. Atualpa Soares como paradigma de um grande pedigree.




A maioria dos exemplos de endogamia acima citados apresentam uma similaridade que encontramos na prenhez de Kremlin por Midas Touch, ou seja, a construção de um pedigree outcross fora do animal objetivado no inbreeding.



Midas Touch.

Não cabe nesse artigo discorrer sobre as linhagens e campanhas de Kremlin e Midas Touch, pois todas as informações pertinentes já constam no bem elaborado catálogo TBS. Apenas destacamos o nosso entendimento que esse veio materno está latente e prestes a "explodir" algum animal de maior campanha, e quem sabe não é essa prenhez...

O que também podemos comentar é que a sequência Midas Touch - Roderic O'Connor - Spend A Buck - St Chad - Locris sobre a jóia genética Vienza, uma Aristophanes, importada da Argentina a peso de ouro por Mariano Raggio, para ser uma das fundadoras do seu Haras Sideral de Bagé, e pertencente a linhagem da égua base do turfe mundial DOGARESA nos trás um único pensamento: "É UM LUXO SÓ".