segunda-feira, 20 de abril de 2020

Olympic Jolteon, o pedigree que é uma aula




Olympic Jolteon. Foto de Sylvio Rondinelli.


Ler o pedigree de OLYMPIC JOLTEON, criação e propriedade do Haras Regina, é um aprendizado de como é possível, através de um cruzamento que considera aspectos técnicos, se produzir um elemento diferenciado. Mesmo que se esteja partindo de um garanhão que nunca deixou a esfera de handicap horse



 Olympic Jolteon.


O seu pai, Elmustanser, 23-3-5-2, venceu o Turkish International Stakes, UAE- Handicap, sobre 2400 metros no dirt e possui em suas segunda e terceira colocações (2005 e 2006) nos 2000 metros, dirt, do Gr.2 Al Maktoum Challenge R3 os seus mais expressivos resultados.  Também obteve uma segunda colocação no Jebel Ali Stakes, UAE-L, dirt, 1950 metros.  

Com muito poucas chances na reprodução Elmustanser apresentou nas pistas 20 produtos, obtendo um percentual de 55% de vencedores. Além de Olympic Jolteon, ofereceu os úteis Energia Guest (GP José Paulino Nogueira, Gr.3; GP IPHA PMU Brasil, Gr.3; 2nd GP Brasil, Gr.1; GP 16 de Julho, Gr.2; GP Conde de Herzberg, Gr.2; 3rd GP Francisco Eduardo de Paula Machado, Gr.1; GP Dr. Frontin, Gr.1; etc); Capitão Barbosa (4rd GP José Buarque de Macedo, Gr.3; 5th GP Cruzeiro do Sul, Gr.1) e Namur (vitórias em Listeds no JCRS e 4rd GP Bento Gonçalves, Gr.2).



Elmustanser.


A mãe de Olympic Jolteon, a importada Olympic Special foi invicta em suas duas únicas partidas, obtendo vitórias nos 1400 e 1500 metros na pista de grama do Hipódromo da Gávea. O pedigree de Olympic Special é de primeiríssima qualidade, não é comum encontrarmos, esse patamar de grandeza nas últimas importações de fêmeas para a nossa criação. Ela possui como sua sexta mãe, a reine-de-course Lady Be Good (o ramo mais nobre da família 8-h), através de seu mais importante veio, o de Bold Example. 



Olympic Special. 


No passado o Brasil importou um número significativo de fêmeas da esplêndida família 8-h, mas através de uma pesquisa em nosso Studbook, constatamos que a maioria das descendentes dessas éguas, que agregavam qualidade a nossa criação, já foram "pescadas" por técnicos uruguaios e por lá encontram-se como matrizes. E imaginar que o Hipódromo de Maroñas em 2005 era uma ruína e as corridas sobreviviam no Uruguai, em um nível pouco mais que digno, no Hipódromo de Las Piedras.

Por tal razão, parabenizamos ao turfman Sergio Coutinho Nogueira por repor, em alto nível, a linhagem de LADY BE GOOD em nossa criação.

 

 

Retornando ao pedigree de Olympic Jolteon podemos constatar, ao avançarmos além da quinta geração, que a sua construção foi baseada sobre duas das mais importantes matriarcas do turfe  mundial, ALMAHMOUD e sua filha NATALMA.

Encontramos Almahmoud através de dois ramos, o da já citada Natalma e o de sua outra filha, a também reine-de-course Cosmah, mãe do lendário chef-de-race HALO.




http://www.americanclassicpedigrees.com/cosmah.html



Quanto a Natalma, ela se apresenta em Olympic Jolteon por meio da raríssima conjunção de suas 3 mais importantes linhas:

1 - Natalma / Northern Dancer,
2 - Natalma / Spring Adieu / Razyana / Danehill e
3 - Natalma / Raise The Standard / Coup de Folie / Machiavellian.

Considerando essas duas matriarcas, é encontrado sobre Natalma um 5x6x6x6x7 e para Almahmoud temos a presença de um 6x6x7x7x7. 

O pedigree de OLYMPIC JOLTEON é uma obra prima, no mais puro conceito tesiano, quanto ao movimento pendular de refluxo dessas duas matriarcas. 

Sem contarmos as presenças de consanguinidades masculinas. Entre outros podemos citar Danzig em um "saudável" afastado 4x4 através de dois dos seus mais importantes mensageiros, Danehill e Green Desert. Vemos também Mr Prospector em 3x4, através de dois magníficos filhos, Machiavellian e Kingmambo. Cabe também destacar a mais que rara presença de um inbreeding sobre RIBOT, em 6x7x7.

Podemos através do quadro abaixo termos uma melhor visão quanto a todos os inbreedings que participam da construção de Olympic Jolteon.









http://www.americanclassicpedigrees.com/almahmoud.html


 
 



Campanha:

2 anos

5. Prêmio Ever Ready, 1.100 metros, GB, Gávea,
1. Prêmio Dá-Lhe Rigoni, 1.400 metros, GRP, Gávea, 
4. Grande Prêmio Linneo de Paula Machado - Grande Criterium, G1, 1.600 metros, GP, Gávea, 

3 anos

2. Grande Prêmio J.Adhemar de Almeida Prado, G1, 1.600 metros, GL, Cidade Jardim,
3. Grande Prêmio de São Paulo, G1, 2.400 metros, GL, Cidade Jardim,
5. Grande Prêmio José Buarque de Macedo, G3, 1.600 metros, GRP, Gávea,
2. Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro - I Etapa da Tríplice-Coroa de Produtos, G1, 1.600 metros, GB, Gávea,
1. Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado - II Etapa da Tríplice- Coroa de Produtos, G1, 2.000 metros, GB, Gávea.