sábado, 18 de abril de 2020

Sadler's Wells, o Grande Senhor







No ano de 1683, o cavalheiro Richard Sadler fundou uma sala de espetáculos no coração do distrito de Islington, em Londres, que chamou de Sadler's Wells Theatre. A música, o teatro e, especialmente, o balé animaram esse gabaritado espaço onde vários empreendimentos tiveram sucesso, e no qual alguns dançarinos do norte (Northern Dancers) se apresentaram.

Esse teatro inspirou o empresário Robert Sangster a batizar um de seus potros, nascido em 11 de abril de 1981 no seu haras norte-americano (Swettenham Stud), da união entre Northern Dancer e a jovem Fairy Bridge, que foi adquirida yearling no ano de 1976 em Keeneland por apenas US $ 40.000. Um investimento muito lucrativo nessa filha de Bold Reason (irmão materno de Never Bend por Hail to Reason) e Special,  porque ela se tornará a irmã materna do campeão Nureyev (Northern Dancer), além de ganhar o título de co-campeã 2yo Filly na Irlanda, graças a duas fáceis vitórias no mesmo número de partidas.


Robert Sangster havia descoberto o mundo das corridas em 1960, quando um amigo sugeriu que ele apostasse em um cavalo, Chalk Stream, de propriedade de seu avô. O cavalo terminou não se colocando, mas Robert Sangster decide comprá-lo, oferece-o à noiva e ganha com ele a Liverpool Autumn Cup em sua cidade natal !

Em 1984, Robert Sangster tinha a sua associação com John Magnier e o treinador Vincent O'Brien, de onde a criação do Coolmore Stud, rendendo excelentes resultados. Sete anos antes, ele havia vencido as maiores corridas da Europa com The Minstrel e Alleged, e a temporada clássica que iria se iniciar prometia ser muito melhor, com seus 3 anos de idade, El Gran Senor e Sadler's Wells, ambos invictos aos 2 anos de idade.

El Gran Senor foi favorecido por seu treinador, que o havia oferecido para triunfar no National St.
(Gr.2) e no Dewhurst St. (Gr.1). Ao mesmo tempo, Sadler's Wells teve duas vitórias em tantas saídas, incluindo o Beresford St. (Gr.2). Ao começar a temporada clássica, os dois potros competem no Gladness St. (Gr.3): El Gran Senor vence Sadler's Wells e continua com os grandes clássicos (vencedor dos 2000 Guineas St. (Gr.1), ele tropeçou por muito pouco no Epsom Derby de Secreto antes de vencer o Irish Derby).

Confirmado em seu papel de apoio, Sadler´s Wells, chegou à frente de Baillamont e Secreto, nos 2000 Irish Guineas (Gr.1), foi segundo colocado no Prix du Jockey Club (Gr.1) entre Darshaan e Rainbow Quest . Uma edição dessa corrida, ainda disputada sobre os 2400 m, na qual o trio vencedor foi composto por futuros grandes Chefes de Raça !

Agora livre do seu grande rival El Gran Senor, afastado devido a problemas nos locomotores, Sadler's Wells sai vitorioso no Eclipse St. (Gr.1) sobre a campeoníssima Time Charter, e obtêm uma segunda colocação para Teenoso no King George VI e Queen Elizabeth St. (Gr.1), antes de um sucesso final na Irish Champion St. (Gr.1) e uma derrota no Prix de l’Arc de Triomphe, vencido por Rainbow Quest por desclassificação de Sagace, sendo essa sua última saída as pistas. De tamanho médio, exibindo um tipo assinado Hail to Reason, um pouco longo de frente e stamina limitada, Sadler's Wells  deixou a memória de um performer com grande flexibilidade em distâncias, excelente temperamento e muita coragem, mas não podendo ser verdadeiramente considerado um crack.

1985 marca a hora da vingança. Sadler's Wells ingressou na Coolmore Stud sem enfrentar a concorrência do El Gran Senor, que, exportado para os EUA, provou não ser muito fértil e com produção algo decepcionante.
A primeira produção do Grande Senhor Sadler's Wells foi excepcional: Braashee (Prix Royal Oak), French Glory (Rothmans International), In the Wings (Coronation Cup, Grand Prix de Saint-Cloud, Breeders’ Cup Turf), Old Vic (Prix du Jockey Club, Irish Derby), Prince of Dance e Scenic (dead-heat no Dewhurst St.). Em 1987 nasce Salsabil (1000 Guineas, Oaks, Irish Derby) e assim por diante foi a produção de Sadler’s Wells até a sua reforma em 2008.

O Chefe de Raça Sadler's Wells quebrou todos os recordes: quatorze vezes garanhão líder na Europa, título inédito desde 1798, quando o Chefe de Raça Highflyer conquistou por treze vezes essa estatística . Ele também se tornou o primeiro garanhão a assinar 318 individuais vencedores de Stakes (sobre 1.736 potros, ou 18,3% de sua produção total), incluindo 70 individuais vencedores de Gr.1. Ele acumula as citações de vencedor das estatísticas dos pais de 2 anos, de avô materno e de pais de saltadores, além de estabelecer uma linhagem masculina dominante em todo planeta (Galileo, Montjeu e In the Wings na Europa, El Prado nos EUA, Fort Wood na África do Sul, Crimson Tide no Brasil, etc).

Sadler's Wells morreu em 26 de abril de 2011, com a venerável idade de 30 anos. Seu esqueleto está em exibição no Fethard Horse Country Experience Museum, perto de Coolmore Stud. Seu nome, sinônimo de excelência e classicismo, está presente no pedigree de oito dos últimos dez vencedores do Epsom Derby e nove dos quatorze vencedores de Gr.1 do meeting de 2017 em Cheltenham, onde sua estátua se destaca com orgulho.

Em 2020, a linha masculina de Sadler's Wells está representada por 181 garanhões ativos na Europa, incluindo 75 descendentes de seu filho Galileo. Podemos fechar o Sadler's Wells Theatre nesse período de distanciamento social, mas nunca pararemos a genética do Grande Senhor Sadler’s Wells !



Thierry Grandsir - DNA Pedigree 
Tradução do francês: Ricardo Imbassahy