sexta-feira, 3 de abril de 2020

O Temperamento dos Garanhões




Halo.


Uma das muitas perguntas não respondidas no mundo da criação do cavalo gira em torno do temperamento dos garanhões. Como muitas outras coisas no mundo das corridas de cavalos, existem muitos mitos e rumores circulando em torno de certos indivíduos. Muitos dos chamados "garanhões selvagens" são um mito da mídia, resultado de rumores ou de um incidente descontrolado. A maioria dos garanhões pode ter um mau dia e ocasionar um incidente que resulta em os fazer serem rotulados como cruéis.


Mas qual é o fator mais dominante para o surgimento de garanhões difíceis - genes ou manejo incompetente?
Os garanhões mais cruéis herdam o sangue quente de seus pais ou a maioria dos garanhões selvagens são apenas vítimas de má gestão?
O mau temperamento afeta quase inevitavelmente a popularidade dos garanhões, a menos que sejam verdadeiramente excepcionais. O garanhão puro-sangue é, em geral, um animal muito nervoso e animado, que precisa ser tratado com confiança, mas com algum cuidado.
Um exemplo do temperamento dos garanhões sendo transmitido através das gerações é a linha masculina de Ribot. Existem relatos variados do comportamento enlouquecido de Ribot (alguns acreditam que isso tenha a ver com um tumor cerebral), mas o que é interessante é que não apenas alguns de seus filhos se mostraram quentes e difíceis de trabalhar, mas também alguns descendentes, mesmo parentes mais distantes daquele grande cavalo. Um exemplo clássico no Brasil de um filho de Ribot, foi o intratável e perigoso Corpora. Anteriormente, entre nós, podemos também citar o perigosíssimo Amphis, que transmitiu seu péssimo caráter para seus filhos Robie e Hyperio. Este último, por sua vez, transmitiu esse mau caráter a seu filho Sabinus, animal também com reputação de ser extremamente cruel. Dizem que Blackamoor era um indivíduo de péssimo temperamento, responsável por matar várias de suas ovelhas madrinhas... Dernah, que serviu por anos no Haras Valente também era conhecido por seu terrível caráter e de o  transmitir para inúmeros filhos. Tourbillon, avô paterno de Dernah, era conhecido por sua crueldade e pela transmissão desse caráter a sua descendência, talvez essa seja a razão por sua linhagem não ter tido vigor para se perpetuar até os dias de hoje. Emerson, o notável filho do também cruel Coaraze, quando em campanha era muito tranquilo, ao passar para reprodução seu comportamento se deteriorou, passando a ser considerado um cavalo de perigosa lida. Sandjar, um vencedor do Prix du Jockey Club - Derby francês, de reconhecido mau caráter, chegou ao Haras Faxina após matar seu cavalariço. No Haras Faxina manteve seu péssimo temperamento e infelizmente o transmitiu a muitos dos seus filhos. Dragon Blanc, filho do terrível Brantome, sempre foi um cavalo extremamente violento, na hora de padrear colocava em risco a si, as éguas e o pessoal envolvido no ato, sendo portanto desativado aos poucos de sua função como reprodutor. Tang, um neto paterno de Brantome, foi pouco aproveitado no Brasil por apresentar os mesmos defeitos de caráter. Genética ou manejo? 

O poderoso Alleged, que era bisneto de Ribot, não era apenas um garanhão muito perigoso, mas, por sua vez, transmitiu esse temperamento aos filhos Law Society (descrito pelos funcionários como um dos cavalos mais perigosos que já existiu em Coolmore) e Sportsworld. Estranhamente, o avô de Alleged, Tom Rolfe (do próprio Ribot) foi descrito como um garanhão fácil de trabalhar por seu antigo tratador. Dizia-se que o pai de Alleged, Hoist The Flag, não era um cavalo mau.
Outra influência marcante do “sangue quente” de Ribot é o garanhão de Lane's End, Parade Ground. Um garanhão famoso por seu péssimo temperamento. Parade Ground é um descendente de Ribot, através dos dois irmãos inteiros Graustark e His Majesty.
Dynaformer, um indivíduo com personalidade decididamente desagradável e violenta é mais um exemplo que pode ser citado. Como se ele não fosse filho de Roberto...


Dynaformer.

Outro garanhão famoso por transmitir péssimo caráter a seus filhos foi Hail to Reason, Roberto e Halo são dois clássicos exemplos, mas, o melhor descrito como cruel, foi Halo. Um cavalo que usava constantemente uma focinheira, Halo passou muito do seu temperamento para o seu grande filho, Sunday Silence. Dizia-se que Sunday Silence tinha "um temperamento beligerante", enquanto Halo "um temperamento assassino", pois atacou violentamente vários grooms durante sua vida. 

O tratador de Sunday Silence, Naoki Sarota, descreveu o campeão como "muito agressivo ... é um milagre que nós dois tenhamos todas as partes do corpo intactas".


Sunday Silence e sua queixeira, para evitar a possibilidade de mordidas.

O famoso treinador americano, Charlie Whittingham, disse sobre a descendência de Halo: “Halo é um ser demoníaco ... todos os seus filhos e filhas são um pouco assim. Sunday Silence é muito ardente ... Goodbye Halo (ganhadora do Kentucky Oaks) se estiver um pouco irritadiça esmagará a sua cabeça se puder".

Halo.

Outro exemplo interessante de garanhões “transmitindo” suas peculiaridades temperamentais pode ser visto na linha masculina de Storm Bird. O próprio Storm Bird era um garanhão notoriamente malvado, e seu filho, Storm Cat, tem vários filhos, como Catrail e o auto-mutilador Tale of The Cat, com personalidades problemáticas. Outro filho de Storm Cat, Storm Boot - um pai de sucesso com oportunidades limitadas nos EUA, também foi descrito como um “garanhão incomumente agressivo”.
Dito isto, dois filhos de Storm Cat, que têm a reputação de serem garanhões relativamente sensíveis, são Giant's Causeway e Hennessy.
É difícil acreditar que todos os garanhões "selvagens" mencionados acima foram mal administrados - certamente a genética teve um papel preponderante.
Por outro lado, houve vários garanhões cujas personalidades sofreram mudanças drásticas quando foram transferidos para diferentes haras. Um exemplo famoso de um garanhão que se tornou completamente violento foi Nasrullah. Por muito tempo considerado apenas um bruto temperamental enquanto treinava, Nasrullah (de acordo com vários relatos) tornou-se selvagem quando se aposentou e foi retirado pelo Aga Khan III para um haras satélite em Suffolk. Nessa curta passagem no Barton Grange Stud provocou inúmeros acidentes relacionados a seu temperamento selvagem, sendo essa a principal razão de sua venda para J. Mc Grath, seu segundo proprietário. Vendido para "Bull" Hancock, Nasrullah acabou se mudando para Claiborne Farm no Kentucky, onde se tornou muito mais administrável sob um tratamento respeitoso, mas firme. Mesmo em Claiborne, contudo, Nasrullah permaneceu complicado e sem admitir a presença próxima de outro garanhão, com um tratamento sensato que permitiu a ele muito espaço e liberdade,  Nasrullah logo se acostumou à proximidade de outro garanhão proeminente, o gentil Double Jay (Balladier).
Timothy Capps, ex-editor do The Thoroughbred Record, visitava Claiborne regularmente na época em que Nasrullah por lá serviu. Ele pinta uma imagem vívida do garanhão, dizendo: ”(Ele) era um personagem tremendo. Um cavalo realmente inteligente, com um temperamento importantemente dominador”.
Nasrullah era conhecido por transmitir sua própria personalidade inflexível a seus filhos. Seu campeão Nashua foi descrito como famoso por ser difícil de lidar e teimoso. O seu neto, Bold Bidder, foi classificado como um dos cavalos mais terríveis de todos os tempos em uma pesquisa feita por Blood Horse! No entanto, o filho de Nashua, Diplomat Way foi descrito como um cavalo muito honesto, que transmitiu suas boas características aos seus filhos.

Riverman foi outro garanhão conhecido por transmitir péssimo caráter a seus filhos, sendo que Irish River era considerado tanto em treinamento como na reprodução como um animal louco. Spinning World, garanhão de bom sucesso na Austrália era neto de Riverman e durante a sua vida feriu seriamente a vários de seus tratadores.





Spinning World.



Um exemplo de garanhão que se equilibrou emocionalmente em um ambiente diferente foi  Personal Flag. Originalmente em um haras de destaque em Kentucky, a reputação de Personal Flag era terrível e ao ser levado para fora de sua cocheira tinha pessoas correndo para se afastar. Enquanto esteve em Kentucky, Personal Flag, por sua violência, era manipulado por dois tratadores - ambos ao conduzir o cavalo levavam tacos de beisebol nas mãos para alguma emergência!


Personal Flag.

O cavalo foi transferido para Nova York, onde passou o restante de sua vida como garanhão no haras de Joe McMahon. Sendo tratado com empatia, e bom senso , mas de forma firme,  Personal Flag se transformou em um garanhão temperado e quente, tornando-se administrável.

O famoso whisperer de cavalos da África do Sul, Malan du Toit, acredita que alguns cavalos ficam cruéis pela falta de compreensão ou cuidado por parte de seus tratadores. Tome uma falta de compreensão humana, adicione medo em um "cavalo de temperamento menos equilibrado" e você estará no caminho de criar um monstro.  Mick Goss, CEO de Sumerhill Stud escreveu: " Os argentinos são famosos por suas habilidades com cavalos, mas até eles desistiram de Liloy, apesar de seus 21 vencedores de Grupo 1 em todo o mundo, e o despacharam para Calumet Farm. Após inúmeros acidentes  colocaram Liloy a venda e fui o inspecionar. Seu tratador me avisou para nunca chegar perto do "filho da puta" e jamais tirar o colar de seu pescoço, pois vara e gancho era o único meio de controlá-lo.  Quando Liloy chegou na África do Sul, esqueci de transmitir essa informação vital ao motorista do transporte, então a primeira coisa que ele fez quando soltou o cavalo em seu box de quarentena em Durban foi remover o colar de seu pescoço. Você pode imaginar meu horror quando cheguei na quarentena pela primeira vez levando seu novo groom para encontrar o pescoço de ganso de Liloy saindo de sua baia, sem o seu colarinho. Os olhos "brancos" ameaçadores de Liloy e as narinas dilatadas pioraram minha ansiedade. Seu novo groom calmamente entrou, pegou um pouco da cama no chão e começou a esfregar em suas costas e pescoço falando com voz suave que seria ótimo se ambos se respeitassem, nunca houve um acidente envolvendo Liloy. A única coisa que Liloy não admitia é que alguém ficasse entre ele e uma égua."  
Também é importante notar que a reputação de muitos garanhões é construída ou destruída por incidentes que foram explorados em maiores proporções. Alguns garanhões são descritos como selvagens, quando na verdade eles foram mal manejados e mal administrados.
Claramente, a genética desempenha importante papel no temperamento de um cavalo, mas é provavelmente um fator menor quando comparado ao manuseio e gerenciamento do mesmo. Como muitas coisas da vida, grandes doses de bom senso parece ser um fator importante na determinação dos padrões de comportamento dos garanhões.

Será que os garanhões mais viciosos herdam essa herança e sangue quente de seus pais, ou a maioria dos garanhões selvagens são apenas vítimas de uma má gestão?

Obs. Segue uma listagem, além dos já citados, de importantes garanhões conhecidos por terem e transmitirem mau caráter: Danzig, AP Indy, Devil His Due, Labeeb, Display, Dixie Brass, Dust Commander, Grey Sovereign, Round Table, Lear Fan, Seeking The Gold, Silver Ghost, Sir Tristam, Southern Halo e Woodman.  

De garanhões que serviram no Brasil e que possuíam péssimo caráter podem ser citados Empyreu (irmão inteiro de Emerson), Formasterus, Mât de Cocagne, Pintor Lea, Violoncelle, Sayani, Maki, Chio, Telescópico, Sillage, George Raft, Ribol, Nindiano, Minstral Glory, Midnight Tiger, Confidential Talk, Manacor, Exclusive One, Foyt, Tonka, Fahim, P.T. Indy e Much Better.