quarta-feira, 29 de abril de 2020

Enfim. O "Canto do Cisne" do Haras Faxina




Enfim do Faxina



Enfim do Faxina recorda, em parte, a história de Acamas - o último grande cavalo criado por Marcel Boussac.




Acamas


É possível traçar um paralelo entre a criação Boussac e Toledo Lara. Onde vemos que apesar de ambos haras, ao fim de suas atividades, encontrarem-se em plena decadência técnica, conseguiram como em um sopro dos "deuses" do turfe produzir dois indivíduos que pudessem honrar o grande passado desses campos de criação. 

Acamas foi o último vencedor do Prix du Jockey Club para Marcel Boussac, que liquidou posteriormente a essa prova sua criação, vendendo todos os seus animais para S.A. Aga Khan IV. 

Apesar de Enfim do Faxina não ter alcançado a esfera clássica em virtude de sua prematura morte - foi vitimado por cólicas em agosto de 2015. Ele era considerado como um dos principais expoentes de sua geração em Cidade Jardim e com grande possibilidade de poder vir a ser, assim como Acamas foi para Fresnay-Le-Buffard, o último craque criado pelo Faxina.  



                                          Campanha

2 anos

4. Prêmio Pippa, 1400 metros, GM, Cidade Jardim,





3. Prêmio Jockey Club do Rio Grande do Sul, 1500 metros, GM, Cidade Jardim,




1. Prêmio Licordoce, 1600 metros, GM, Cidade Jardim, 





1. Prêmio Queen Maud, 1800 metros, GM, Cidade Jardim,



3 anos

1. Prêmio Stud Campos dos Sonhos, 1800 metros, GRP, Cidade Jardim.









Essa é uma homenagem do blog a Enfim do Faxina. O último grande cavalo criado pelo HARAS FAXINA, um celeiro de campeões. 



"Sou testemunha e na época foi o potro mais destacado da geração, estava em pista defendendo as cores de um antigo empregado da Sra. Margarida. Se não houvesse esse desaparecimento prematuro com certeza chegaria nas provas clássicas com absoluto sucesso".   Marcelo Augusto da Silva