sábado, 11 de julho de 2020

Forli, EL SEÑOR ARGENTINO








FORLI, EL SEÑOR ARGENTINO

O Haras Ojo de Agua teve seu início em 1882 a partir da sociedade de Santiago Luro, Haras La Quinoa, com seu sobrinho Raul Chevalier, é um centro histórico de criação do PSI na Argentina, através do qual os melhores garanhões do país, importados ou nativos, prestaram seus serviços. ARISTOPHANES foi um deles, após sua aquisição no final de sua campanha de pistas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária da Argentina, foi arrematado pela família Chevalier para seu campo de criação em leilão de fomento promovido pelo governo. 





Aristophanes.



No entanto, apesar de derrotar NEARULA no Scarborough Stakes, ter vencido o Arlington Stakes e por duas vezes o Doncaster Handicap, ARISTOPHANES não era considerado digno de seguir como garanhão na Inglaterra, apesar de um pedigree excepcional: seu pai era o chef-de-race HYPERION, um vencedor do Epsom Derby ( Gr.1), e sua mãe COMMOTION, uma vencedora dos Oaks (Gr.1). Difícil se conseguir, na época, um pedigree melhor, sua família materna tem em suas fileiras os chefs-de-race NASRULLAH, ROYAL CHARGER, MAHMOUD, FAIR TRIAL, TUDOR MINSTREL e muitos mais ...

ARISTOPHANES com uma campanha apenas boa em provas principais, mas com uma genética de luxo, seguiu o perfil dos garanhões que construíram os haras do Hemisfério Sul. Instalado no Haras Ojo de Agua, ARISTOPHANES, um chef-de-race, foi nomeado o principal pai dos vencedores em 1960 na Argentina e, três anos depois, tendo servido TREVISA, produziu aquele que todo um turfe esperava há mais de um século: Forli. Para os estudiosos de pedigrees, falar de Forli, é o mesmo que dizer 3-b ou TREVISA, VENETA, DOGARESA, CASIOPEA, ASTERIA ou a fundadora WHIRLWIND (GB-1876).

Com um equilíbrio perfeito e um bom tamanho como o seu pai (1,65 m), Forli mostrou imediatamente muitas qualidades no treinamento. Sua primeira saída aos 2 anos de idade, sob as cores de Jorge Azevedo e treinamento de Juan Lapistoy, confirmou as esperanças depositadas nele: clara vitória sem rebarbas na grama (pista pesada), impondo 12 corpos sobre o segundo colocado. Em suas duas corridas seguintes na mesma idade, se sagrou vencedor por 17 corpos na areia e por 5 corpos no Gran Premio Montevideo (Gr.1), o que deu a ele o título de campeão dos 2 anos na Argentina.

Na temporada seguinte, Forli retornou diretamente à Polla de Potrillos (Gr.1 - 2000 Guinéus), que venceu por 12 corpos ao quebrar o recorde continental de 1600 metros na areia. A imprensa argentina fez manchete sem hesitação: "Forli é o cavalo do século!".

Depois, ele prosseguiu para as outras duas provas da triplice coroa local, o Gran Premio Jockey Club (Gr.1) e o Gran Premio Nacional (Gr.1 – Derby argentino), onde obteve sucessos menos fáceis do que o esperado. Razão: FORLI sofreu um ataque de vermes, e simplesmente esqueceram de o desparasitar… Tudo voltou ao normal algumas semanas depois, quando ele dominou os mais velhos no Gran Premio Carlos Pellegrini (Gr.1), a corrida de maior gabarito da América do Sul (o Prêmio Arco do Triunfo do Hemisfério Sul), nos 3000 m de San Isidro.

Com sete vitórias em tantos partidas, Forli chamou a atenção do norte-americano Arthur Bull Hancock, que fez uma oferta que a comitiva do cavalo não podia recusar. Transferido para os EUA com Charles Whittingham, Forli correu mais três vezes:
um sucesso em Hollywood Park, uma vitória em tempo recorde no Coronado Handicap e, finalmente, um segundo lugar no Citation Handicap (Gr.1). Uma fratura em uma canela foi detectada no final dessa sua última corrida, precipitando sua entrada na reprodução.

Forli foi, portanto, enviado à Claiborne Farm, onde sua chegada foi bastante notada. A equipe do haras costumava supervisionar os novos garanhões em seus piquetes, a fim de mantê-los afastados das cercas, com gritos altos e postura, até que os mesmos se acalmassem com essa sua nova situação. Forli, que não via uma pastagem desde a sua entrada no hipódromo, surpreendeu a todos avançando em frente para pular a cerca viva do piquete, diante de um horrorizado Bull Hancock!

Felizmente, tudo voltou ao normal e Forli rapidamente se tornou um garanhão classico: quatro vencedores de Stakes sobre um total de vinte e um potros na sua primeira geração, seis de vinte e quatro na segunda temporada. Ele foi responsável por sessenta vencedores de Stakes (9% de sua produção total) e, entre eles, o campeão FOREGO: 34 vitórias, incluindo 14 corridas de Gr.1, arrecadando quase US $ 2.000.000 em ganhos e por três vezes titulado como cavalo do ano nos EUA!

Forli, um chef-de-race, também gerou a matriarca SPECIAL, que se tornou a mãe do chef-de-race NUREYEV e a segunda mãe do chef-de-race SADLER’S WELLS, pai do chef-de-race GALILEO. Portanto, se você estiver olhando os pedigrees dos últimos grandes vencedores clássicos, não se surpreenda ao encontrar um sufixo (ARG) em algum lugar. É simplesmente FORLI, EL SEÑOR ARGENTINO!









 
Thierry Grandsir - DNA Pedigree


Traduzido do francês por Ricardo Imbassahy.