sexta-feira, 31 de julho de 2020

A qualidade das provas de grupo nos EUA




 
O turfe norte-americano possui raras nomenclaturas para suas corridas, aspecto que dificulta uma melhor compreensão quanto a qualidade de seus cavalos, fora as suas mais de 1000 provas de Grupo, Black Type, Listed, Handicap e Stakes. Sendo que para 2020 a TOBA credenciou o inacreditável número de 647 provas como “Graded Stakes”. O que torna, em teoria, abissal a distância em qualidade entre vencedores de Grupo 3 da Inglaterra, França e Irlanda com vencedores de Grupo 1 norte-americano. 

Nos EUA existem provas de grupo para todo gosto, as de seleção e as de "encheção de linguiça". O que faz a alegria de determinados agentes, que "empurram" a clientes pouco esclarecidos vencedores dos grupos de baixo calibre para futuros garanhões. Como que ser vencedor de qualquer prova grupada do turfe norte-americano seja algo que determine qualidade de forma indiscutível.

Devemos reconhecer que o nível técnico das provas de grupo nos EUA em seus poucos hipódromos de patamar 1 seja correto, principalmente quanto ao dirt. Nas provas disputadas em grama cabe uma melhor análise, pois de forma geral, a exceção de específicas linhagens gramáticas, outros animais que tentam a grama são as esperanças adquiridas por pequenas fortunas e que não corresponderam em seus inícios no dirt, conseqüentemente a grama é o último refúgio para se tentar salvar algo desse capital investido.

As provas americanas são disputadas em miles (1.6km) e furlongs (0.2km), sendo divididas em:


Claim – Claiming Races: Corridas com cavalos medíocres cujos aprontos são inferiores a média da pista nas distâncias.


Allw – Allowance Races: Corridas com cavalos que nunca venceram este tipo de corrida (podem já ter vencido em Claim e/ou Maiden).


Mdn – Maiden Races: Corridas de losers, ou seja, cavalos que nunca venceram.


Obs. Dentre essas provas temos Allowance Optional Claiming, Starter Optional Claiming e Maiden Special Weight.

Listed, Black Type, Handicap e Stakes: Corridas em que os donos dos cavalos têm que pagar ou não, para que seus animais as corram. Algumas são disputadas em regime de handicap, onde os animais correm com base em suas estatísticas e são carregados com pesos de forma a que teoricamente fiquem todos equiparados. São animais chamados Top Horses e estão tecnicamente abaixo dos contendores das provas de grupo. Essas provas, a exceção das Listed, são nominadas e gabaritadas ao bel prazer de cada hipódromo.


Gr1, Gr2 e Gr3 – Group/Graded Stakes Races: Corridas com maior prestígio onde entram os melhores cavalos, as provas obedecem hierarquia onde as de grupo 1 são as de maior seleção.



Diante do baixo nível seletivo do turfe norte-americano e se o único critério a ser considerado para escolha de futuros garanhões for alguma eventual vitória em suas mais de 640 provas de alta graduação, entendemos como um jogo de azar a seleção nesse mesmo turfe, de cavalos que possam alcançar maior sucesso na reprodução.