quarta-feira, 29 de julho de 2020

Shuttles desprezados - MARK OF ESTEEM






Estamos iniciando uma série de apontamentos para que exista um novo tipo de reflexão quanto ao futuro técnico da criação brasileira. 

Serão listados garanhões que serviram no Brasil em regime de shuttle e que por razões diversas não alcançaram o sucesso esperado como pais e consequentemente suas filhas foram desprezadas por nossos criadores. 

MARK OF ESTEEM, um "champion miler" de PRIMEIRÍSSIMA GRANDEZA, é o nosso primeiro exemplo. Serviu em nossa criação na temporada de 2005, nos deixando 29 filhas. De fato, não teve entre nós um melhor comportamento como pai, mas, como sempre insistimos junto aos nossos clientes, não nos esqueçamos jamais do exemplo de SECRETARIAT. Um pai apenas comum e alçado a chef-de-race através da utilização de suas filhas na reprodução.

Hoje MARK OF ESTEEM é o QUINTO colocado, em G1 Stakes Winners, na estatística européia de avô materno.

 

Com raríssimas filhas tendo oportunidade em nossa criação, ele é avô do vencedor de grupo LEVIATAN e seu neto de maior sucesso entre nós.  

Ao examinarmos a estatística brasileira de avôs maternos para o período de 2016/2017, vemos que MARK OF ESTEEM com 24 netos em corrida apresentou 11 vencedores, um percentual de 45,83%. O líder ROI NORMAND, com 248 netos apresentou 122 ganhadores, um índice de 49,19%, o que os coloca técnicamente no mesmo patamar de qualidade.

Sempre nos perguntamos: Por qual razão o que serve para a criação européia não serve para a criação brasileira? 




O élevage australiano é o exemplo a ser seguido. Mesmo quando falham como pais, os garanhões - majoritariamente europeus - com campanha de grande qualidade, importados em regime de shuttle, continuam a desempenhar o seu papel no pool genético australiano através de suas filhas. Incrementando assim o ganho de qualidade que aquela criação vem auferindo geração após geração.


Seria interessante que os responsáveis pela seleção genética para condução dos plantéis de nossos haras, aprendessem a lição dada pelo élevage australiano. Sómente assim poderemos sonhar com um sopro de qualidade em nosso rebanho PSI.






Tenebras ignorantiae est.