segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Shuttles desprezados - GIANT'S CAUSEWAY






Novamente nos confrontamos com outro SURPREENDENTE equívoco da criação brasileira, a não valorização da produção de GIANT'S CAUSEWAY.

A constatação no ambiente técnico internacional, do pouco aproveitamento da descendência de GRANDES cavalos que serviram no Brasil é um aspecto que pesa de  forma muito negativa contra o nosso turfe.

O atual baixo desempenho de nossa produção quando confrontada no turfe norte-americano, que hoje parece ser o nosso principal alvo de exportação, evidência que o entendimento quanto a qualidade de indivíduos importados e a efetiva valorização dos bons elementos nacionais deve ser revisto com urgência. Também não devemos esquecer a descendência daqueles garanhões importados residentes, que mesmo com muito boa produção foram relegados ao ostracismo, SILENT TIMES, NEDAWI, CRIMSON TIDE e VETTORI. 

É necessário reconhecer que os haras brasileiros possuem staffs de primeiríssima qualidade, que entregam yearlings em condições invejáveis de criação quando comparados aos animais europeus e norte-americanos. Infelizmente, essa qualidade de trabalho não recebe adequada resposta nas pistas em razão de importante parcela desses yearlings serem frutos de cruzamentos equivocados e/ou descendentes de mensageiros de sofrível categoria

Mas, é importante ressaltar que no Brasil ainda existe alguma genética de primeíro escalão, que apenas aguarda as combinações adequadas para produzir animais de melhor categoria e consequentemente com maiores chances de oferecer resultados mais expressivos quando levados ao exterior.

GIANT'S CAUSEWAY em pistas foi um indiscutível craque, correu 8 consecutivas provas de grupo 1, venceu cinco e ficou em segundo lugar nas outras três. Suas principais vitórias foram o St. Jame's Palace Stakes, ENG-Gr.1; Eclipse Stakes, ENG-Gr.1; Champagne Sussex Stakes, ENG-Gr.1; Juddmonte International Stakes, ENG-Gr.1 e Irish Champion Stakes, IRE-Gr.1. 

Recebeu os seguintes títulos: 2000 European Horse of the Year; 2000 European Champion 3-year-old male; 2000 English Highweight 3-year-old male 9.5-11F; 2000 Irish Highweight 3-year-old male 7-9F e 9.5-10.5F e 2002 European Iron Horse.

Como garanhão GIANT'S  CAUSEWAY é simplesmente um chef-de-race.  Venceu a estatística geral norte-americana de pais em 2009, 2010 e 2012. Foi segundo colocado em 2008 e 2014. Terceiro em 2006 e 2013. Quarto em 2007, 2011 e 2019. Em novembro de 2019 The BloodHorse o creditou com 190 diferentes vencedores de provas de grupo. É pai de SHAMARDAL, Bricks and Mortar, Footstepsinthesand, Brody's Cause, First Samurai, My Thypoon, Maids Causeway, Ghanaati, etc.



Estátua em homenagem a Giant's Causeway no Coolmore Ashford Stud.


Como avô materno, nesse momento Giant's Causeway é apenas o SEGUNDO colocado nas estatísticas norte-americanas por SOMAS GANHAS, G1 STAKES WINNERS, G1 STAKES HORSES, GRADED STAKES WINNERS, BLACK TYPE WINNERS e BLACK TYPE HORSES.

Abaixo estatística por Somas Ganhas.





Mesmo tendo servido em shuttle na Argentina, Giant's Causeway possui 72 filhos registrados em nosso StudBook, dos quais 41 são fêmeas. Dessas 41 filhas somente 16 estavam ativas, considerando temporada de monta a partir de 2017.

Sendo que o principal contingente dessas filhas de Giant's Causeway encontra-se servindo no Haras Santa Maria de Araras. E curiosamente esse mesmo haras possui em seu plantel de sementais a CATCH A FLIGHT, o único representante masculino de Giant's Causeway na criação brasileira.  

Não é privilegiando o amadorismo na seleção de plantel e falta de planejamento em seus cruzamentos que o élevage Bozano domina a décadas o turfe brasileiro.